Condema adota medidas para extração e transporte de areia
Concurso da Prefeitura de Ilhéus tem inscrições e data das provas prorrogadas
Prefeitura promove limpeza em área da antiga fábrica de chocolate
Guardas municipais de Ilhéus participam de novo curso
Ilheense participa de prova em Aracaju
Condema adota medidas para extração e transporte de areia
Reunido ordinariamente na tarde de segunda-feira (14), no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus, com a presença de 16 conselheiros e 22 visitantes, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus (Condema) procedeu discussão de licenciamento de empreendimentos no município, além discutir assuntos ligados á área de meio ambiente. Foi apresentado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente o relatório de acompanhamento das condicionantes das licenças ambientais emitidas em 2010, através da bióloga Lara Figueiredo, mostrando aos conselheiros e à comunidade o modelo do relatório que está sendo aplicado por aquela secretaria com a finalidade de, bimestralmente, enviar ao Condema o resultado das fiscalizações executadas.
Por solicitação do Condema, foi apresentado pela Secretaria da Saúde os relatórios da análise da água do Balneário Tororomba, na Estância Hidromineral de Olivença, e dos Hospitais Antônio Viana (Hospital São Jorge e Hospital de Ilhéus). Cumprindo a sua função como órgão deliberativo, o Conselho discutiu a exigência de realização do Estudo de Impacto Ambiental para licenciamento da extração de areia no município de Ilhéus, e por deliberação da maioria foi aprovada a exigência, devendo ser regulamentada a partir de estudos da Câmara Técnica para elaboração do Termo de Referência.
Pelos dados apresentados, ficou comprovado que o município de Ilhéus está sendo prejudicado com a extração desordenada de areia, havendo a necessidade premente de uma rigorosa fiscalização, inclusive para incrementar a receita. Além disso, também é necessária a fiscalização no transporte da areia, cujo peso excessivo vem impactando a malha viária urbana ocasionando transtornos.
Por sua vez, a Câmara Técnica apresentou relatório da análise de dois empreendimentos, sendo um na Praia do Sul e outra no Norte, para a construção de unidades residenciais. O empreendimento da Praia do Norte foi devolvido à Secretaria de Meio Ambiente para que o empreendedor regularize a Anuência da APA da Lagoa Encantada, enquanto que o outro processo foi aprovado, sendo condicionada a liberação do Habite-se, após o cumprimento das condicionantes constantes na licença.
De acordo com o presidente do Condema, José Nazal Pacheco Soub, na terça-feira (15), às 16 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, foi realizada sessão extraordinária para escolha e deliberação das novas entidades que integrarão o órgão.
Concurso da Prefeitura de Ilhéus tem inscrições e data das provas prorrogadas
Em virtude das recomendações feitas pela 8ª Promotoria de Justiça, através do documento 001/2011, que sugere algumas modificações no edital que rege o Concurso Público promovido pela Prefeitura de Ilhéus para o provimento de 548 vagas, foram prorrogadas as datas para inscrições e para a aplicação da prova teórica. Em função dessas recomendações, a comissão responsável pelo concurso deve se reunir ainda esta semana, com a finalidade de definir mudanças no edital, assim como na formulação de um novo calendário.
De acordo com o secretário municipal da Administração, Antônio Bezerra, essas recomendações visam evitar possíveis medidas judiciais que poderiam inviabilizar o concurso. “O município, juntamente com a S&R Concursos e Pesquisas, vem buscando realizar o certame visando, primeiramente, estar em consonância com toda a legislação pertinente e prezar pelo bem-estar dos inscritos no concurso”. Após a definição das novas datas, o calendário alterado será amplamente divulgado.
No site da empresa, local disponível para inscrições e maiores informações sobre o concurso – www.s&rconcursosepesquisas.com.br –, um comunicado já está à disposição dos interessados. No mural do Palácio Paranaguá e no prédio Anexo das Secretarias da Prefeitura de Ilhéus também podem ser obtidas novas informações sobre o andamento do concurso.
Mais sobre o concurso público – Ao todo, serão disponibilizadas 548 vagas, direcionadas para zona urbana, zona rural e locais de difícil acesso da zona rural. Deste total, 5% estão reservadas para portadores de necessidades especiais, exceto para os cargos em que haja somente uma vaga. Os salários variam entre R$ 549,39 a R$ 1.813,82 e o concurso tem prazo de validade, para efeito de nomeação, de dois anos.
Para candidatos com nível fundamental completo há vagas para porteiro, merendeiro (a), auxiliar de serviços gerais, vigilante e motorista (categoria D). Para interessados com nível médio estão disponíveis vagas para agente de trânsito, salva-vidas e agente administrativo. Para quem completou o nível superior o concurso disponibiliza ainda vagas para professor de educação infantil e séries iniciais, professor de ciências, professor de matemática, nutricionista, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental e geógrafo.
Prefeitura promove limpeza em área da antiga fábrica de chocolate
Uma equipe formada por uma equipe composta por 25 trabalhadores da Secretaria do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus iniciou, nesta terça-feira (15), um grande mutirão na área da antiga fábrica de chocolate, de propriedade da família Kaufmann. A área, em ruínas, se encontra em litígio, e vem se transformando em local de depósito de entulho e lixo, abrigando usuários de drogas e focos do mosquito da dengue e de ratos, entre outros transtornos.
Uma série de ações está sendo realizada com o objetivo de melhorar as condições sanitárias do local. A limpeza geral inclui retirada de lixo e entulhos, e conta com suporte de uma pá carregadeira, que fará a remoção desse material. Ainda de acordo com o secretário da pasta, Carlos Freitas, o trabalho inclui, ainda, uma parceria com a Secretaria de Saúde, para combate de focos do mosquito da dengue. “O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também será acionado para auxiliar o combate aos roedores”.
A situação em que se encontra a área particular vem preocupando, principalmente, os usuários do transporte público que utilizam diariamente o terminal urbano, que fica em frente a antiga fábrica de chocolate. A reivindicação da população também foi decisiva para que o governo municipal realizasse o mutirão. Ainda de acordo com Carlos Freitas, outras ações visando a manutenção da limpeza da área devem voltar a acontecer.
A ação de limpeza da área somente foi possível depois que a Procuradoria Jurídica do Município de Ilhéus ingressou com um pedido judicial na Vara da Fazenda Pública, com a finalidade de realizar o mutirão. Autorizado por aquele Juízo, a Prefeitura iniciou os trabalhos sob a observação de um representante do Poder Judiciário.
Guardas municipais de Ilhéus participam de novo curso
Segurança patrimonial e prevenção e combate a incêndios. Estes são os cursos que a Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), oferece aos guardas municipais. Durante quatro meses instrutores ministram aulas práticas e teóricas no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus e na sede da CIP Região Cacaueira (antiga Carec). O curso teve início nesta segunda-feira (14), no Teatro Municipal, com a entrega de material aos 200 participantes, que contou com a presença do vice-prefeito Mário Alexandre e técnicos dos governos Municipal e Federal.
O secretário Marcelo Barreto disse que o curso é presencial, com palestras e avaliação feitas por técnicos especializados. Ele lembrou que a sua viabilização também foi uma luta da categoria e encampada pelo prefeito Newton Lima. As aulas contam com questões voltadas para a segurança patrimonial, fazer exercícios práticos e trabalhos, sempre com o apoio das polícias civil e militar.
Marcelo Barreto explicou que dentre os assuntos discutidos, mereceram destaque a situação da segurança e as limitações de atuação da guarda municipal nessas áreas. A atuação da Guarda Municipal na problemática de segurança patrimonial e prevenção e combate a incêndios irá ficar mais eficiente no sentido de atuar junto à comunidade. Ele afirmou que o prefeito Newton Lima e sua Secretaria têm recebido constantes elogios sobre a atuação da Guarda Municipal, tanto de turistas e de promotores de diversos eventos, especialmente os esportivos.
Ilheense participa de prova em Aracaju
Antônio de Alencar Santos, de 64 anos, viaja nesta quarta feira (16) para um grande desafio. Ele participa na capital sergipana da 28ª Corrida Cidade de Aracaju pela 14ª vez seguida. A prova é considerada uma das mais difíceis, pois cumpre um percurso de 25 quilômetros entre as cidades de São Cristovão a Aracaju.
A prova é disputada em alta temperatura, com cerca de 15 subidas íngremes, o que é considerado um desafio por atletas de todo o Brasil. O evento será realizado nesta quinta-feira (16), data em que é comemorada o Dia da Cidade de Aracaju. Antônio Alencar começou a participar de corridas em 1969, na Corrida da Asa, em Salvador, e tem, inclusive, incentivado e apoiado atletas regionais a participar de eventos por todo o país.
Recentemente, o Superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, recebeu o atleta e acompanhou o atleta na obtenção de apoio junto à iniciativa privada. Segundo o kruschewsky, “seu” Antônio, como é carinhosamente chamado, é um ícone do atletismo ilheense, promovendo o esporte e representando a cidade em várias competições por todo o Brasil, na maioria das vezes com recursos próprios. “Completar 14 vezes a São Cristóvão-Aracaju não é pra qualquer um. Ele já esteve na São Silvestre, Pampulha, Maratona de São Paulo, do Rio de Janeiro e muitas outras provas importantes. É uma pessoa que devemos ter sempre por perto, pois tem muito a nos ensinar,” disse.
O site da prova é http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=30170