Iniciada na cidade de Ilhéus uma grande operação tapa-buracos
Campanha de vacinação contra raiva continua até próximo dia 23 em Ilhéus
Em reunião ordinária, Comdema debate e delibera várias questões ambientais
Futsal masculino de Ilhéus é campeão dos Jogos Abertos
Iniciada na cidade de Ilhéus uma grande operação tapa-buracos
Com o objetivo de melhorar as condições das ruas e avenidas locais, bem como de deixar a cidade mais organizada para o início da alta estação, foi iniciada na manhã desta quarta-feira (16), em Ilhéus, uma grande Operação Tapa-Buracos. A primeira localidade beneficiada pela intervenção, que conta com recursos da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, é o Teotônio Vilela, bairro localizado na zona oeste.
De acordo com o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, a Operação Tapa-Buracos conta com a participação de, aproximadamente, 30 trabalhadores. “Além do Teotônio Vilela, a proposta do governo municipal é beneficiar toda a cidade. O mesmo trabalho, que deverá consumir cerca de R$ 1,5 milhão, também será executado na avenida Itabuna, no São Miguel, no Malhado, no Centro de Ilhéus e no bairro do Pontal, entre vários outros”, afirma o secretário.
Já o secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Ilhéus, arquiteto Paulo Goulart, chama atenção para o fato de que o governo municipal também se mobiliza para iniciar nas próximas semanas um amplo trabalho de recapeamento asfáltico. “Esta intervenção, que deverá contar com recursos próprios e do Governo do Estado, complementará a Operação Tapa-Buracos, iniciada esta semana, visando melhorar de forma considerável as condições gerais das ruas e avenidas da nossa cidade”, comenta Paulo Goulart.
Segundo o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o município vem fazendo um esforço muito grande para deixar a cidade dotada de todos os serviços essenciais e funcionando dentro da regularidade. “A operação tapa-buracos e o recapeamento deveria ter sido iniciado anteriormente, porém, com a grande quantidade de chuva que vem caindo recentemente, esse serviço foi adiado, e agora será retomado”, concluiu o prefeito Newton Lima.
Campanha de vacinação contra raiva continua até próximo dia 23 em Ilhéus
A Campanha de Vacinação contra a Raiva em Ilhéus continuará até o dia 23 de novembro. A meta é imunizar cerca de 80% da população de cães e gatos do município, estimada em cerca de 34.775 animais. O “Dia D” da campanha foi realizada no último sábado (12) e a Secretaria Municipal da Saúde contabiliza os bons resultados, e já articula com o Centro de Zoonoses (CZZ), estratégias específicas para que um maior número de animais possa ser vacinado nesse período.
Somente no último sábado foram imunizados 9.500 cães e 1.600 gatos. Segundo a diretora da Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia, os números foram satisfatórios e superiores ao do dia D do ano anterior. Desde o início da campanha, em 23 de outubro passado, já foram vacinados 14.254 cães e 2.062 gatos entre a zona urbana e rural do município. “Já conseguimos atingir 50% da meta de cães e 32% da meta de gatos. A campanha continuará e estamos trabalhando para que os resultados finais possam ser ainda melhores e a meta possa ser atingida”.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Alexandre Simões, ficou estabelecido que no final de período de campanha, serão implantados pontos fixos de vacinação na sede da Associação de Moradores da Urbis; no CAE III (antigo Sesp), na avenida Canavieiras; e no Hospital Veterinário da Uesc, no bairro do Salobrinho. Esses locais funcionam diariamente, das 8 às 12 horas e as equipes de vacinação também continuarão a percorrer durante esse período a zona rural, vacinando os animais.
Em todo o período da campanha também será realizado o atendimento em domicílio, destinado apenas a vacinar os animais de grande porte, com dificuldade de locomoção e muito agressivos, ou ainda aos locais que existam mais de cinco animais de grande porte em casa. O agendamento pode ser realizado pelos proprietários dos animais através do telefone (73) 3234-5441. Além disso, equipes volantes também estarão percorrendo alguns bairros da cidade para realizar vacinação.
Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de vida, e a vacina deve ser tomada uma vez por ano. Os animais vacinados pela primeira vez devem voltar para uma segunda dose após 30 dias, independente da idade. É de extrema importância que cães e gatos sejam vacinados contra raiva, diminuindo a exposição desses animais ao vírus, que também pode ser transmitido por mordida de morcego.
Quando a raiva é transmitida ao homem, quase sempre é letal. A transmissão pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados. Qualquer pessoa que for mordida por um animal silvestre deve, imediatamente, procurar atendimento em uma unidade de saúde mais próxima, para ser medicada. No entanto, o melhor a fazer ainda é se prevenir, vacinando os cães e gatos.
Em reunião ordinária, Comdema debate e delibera várias questões ambientais
Reunido ordinariamente na tarde da última segunda-feira (14), no auditório Fernando Mendes Leite, na Fundação Cultural de Ilhéus, com a presença de 16 conselheiros e 30 visitantes, o Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus (Comdema), debateu o parecer técnico referente ao licenciamento da empresa G Barbosa, dentre outros. Após apresentação do parecer, foram manifestadas opiniões dos conselheiros e de moradores do conjunto Sapetinga, que são diretamente afetados pela obra, e dos representantes da própria empresa. Antes de entrar na pauta de votação, o conselheiro Cid Edson pediu vistas ao processo, que foi acompanhado pelo também conselheiro Mozart Aragão.
Além das questões ambientais, os temas mais discutidos foram o impacto de vizinhança e os problemas de mobilidade e acessibilidade no trânsito da cidade. Também foram discutidos outros três processos, sendo dois da construtora Sicon e do requerente José Paes dos Santos, para a construção de um condomínio residencial no bairro do Pontal e no Jardim Atlântico. Foi ainda aprovado o licenciamento ambiental do Areal Guanabara, que passa a ser o sexto empreendimento de exploração mineral de areia devidamente licenciado, inclusive com estudo de impacto ambiental para serem identificados todas as necessidades de cada areal.
O Comdema ainda deliberou sobre a formação da Sexta Câmara Técnica de Licenciamento, que passa a ser responsável, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), pelos estudos técnicos dos processos de licenciamentos requeridos ao município. Outro ponto da pauta foi a Lei de Criação de Solo e Outorga Onerosa encaminhada pelo Poder Executivo e aprovada pela Câmara Municipal. Também foram escolhidos três conselheiros para estudar a lei – que ainda depende de sanção do prefeito – e partilhar com o plenário do Comdema.
Os conselheiros também analisaram as denúncias de infração ambiental nas zonas sul e norte da cidade, e foi deliberado a solicitação imediata para que a fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) proceda visita aos referidos locais para constatar a existência de irregularidades. A Sema e o Comdema realizarão audiência pública para licenciamento da Pedreira Dois Irmãos, antiga Ferbrita, no próximo dia 25, às 14 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, para análise do estudo de impacto ambiental.
Ao encerrar a reunião, o presidente do Comdema, José Nazal Pacheco Soub, convidou os presentes para o lançamento da oitava edição do jornal Eco Kids, que será realizado no próximo dia 22, às 9 horas, na Escola Nucleada da Estância Hidromineral de Olivença. O jornal é totalmente editado por alunos das redes públicas e privadas, financiado com a arrecadação de multas ambientais, sob a coordenação do Ministério Público, Comdema e Secretaria Municipal de Educação.
Futsal masculino de Ilhéus é campeão dos Jogos Abertos
A equipe de futsal masculino de Ilhéus foi uma das grandes campeãs dos Jogos Abertos do Interior, disputados na cidade de Vitória da Conquista, no período de 12 a 15 deste mês. Também presente no torneio, o time de voleibol feminino ilheense caiu na semifinal, ficando na quarta colocação. Considerada uma das mais tradicionais do calendário baiano, a competição é promovida pelo Governo do Estado, através da Superintendência dos Desportos da Bahia, com o apoio das prefeituras locais.
Em uma das partidas mais emocionantes dos Jogos, o time de futsal masculino de Ilhéus venceu, na grande final, a equipe de Brumado por 6 a 3. Após a conquista do título, o técnico da equipe, Marcio Santos, reiterou a importância da parceria entre a Liga Ilheense de Futsal e a superintendência municipal de Esportes, aliança que, segundo ele, possibilitou, entre outras coisas, a viagem das delegações. “Estamos sendo premiados por um trabalho competente, que contou com a participação e com a ajuda de várias pessoas e setores do município. Fomos bicampeões dos zonais de 2010 e 2011 e, agora, vencemos a grande final dos Jogos. Neste momento, queremos ressaltar que não vamos parar aqui. Com o apoio do governo municipal, vamos trabalhar para disputar, em 2012, o Campeonato Baiano de Futsal”, declarou.
Durante os Jogos Abertos do Interior, a Superintendência de Esportes da Prefeitura de Ilhéus foi representada pelo superintendente Alberto Kruschewsky e pelo gerente de projetos da pasta, Renato Peixoto. “Graças ao apoio do prefeito Newton Lima, do secretário Alisson Mendonça e de toda a equipe de trabalho do governo municipal, conseguimos levar as delegações em boas condições para a disputa das finais”, afirmou Kruschewsky, ressaltando que “este título, conquistado pelo futsal de Ilhéus, é de extrema importância para que todos nós estejamos cada vez mais estimulados”.
Abertura – A abertura dos Jogos Abertos aconteceu na noite de sábado (12), no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, com a presença das delegações participantes. A disputa contou com a participação de 77 equipes de 32 municípios baianos nas modalidades de basquete, futsal, vôlei e handebol (masculino e feminino). Para as finalíssimas, garantiram vagas os campeões e vices de 2010 e dos zonais deste ano, realizados em Cachoeira/São Félix/Muritiba, Guanambi, Juazeiro, Irecê e Simões Filho.