Já que um ano novo se inicia, vamos aproveitar este espaço para falar sobre carreira e mercado de trabalho para os futuros administradores. Vamos abordar assuntos de interesse para quem pretende se inserir no mercado de trabalho neste ano.
Bem, para os formandos, o final do curso muitas vezes traz consigo algumas apreensões em relação ao mercado de trabalho. Muitos já não agüentam mais freqüentar as ultimas aulas e não veem a hora de colar grau e encarar o tão falado e temido mercado de trabalho, já como profissionais da área. Mas quais são mesmo as áreas de atuação para os formados no curso de Administração?
O profissional formado em Administração tem a possibilidade de atuar em diversas áreas. Lembro de uma palestra do meu antigo professor da EAUFBA, Dr. Genauto França, onde ele comentava que o profissional da Administração possui, no mínimo, sete possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
A primeira delas e, talvez, a mais procurada ultimamente é trabalhar no primeiro setor, ou seja, trabalhar para o Estado. Neste artigo, utilizaremos um conceito muito empregado pelos economistas no qual a nossa sociedade estaria estruturada em três grandes setores: o primeiro setor (o Estado ou setor público), o segundo setor (o mercado ou setor privado) e o terceiro setor (formado basicamente por organizações sem fins lucrativos). Sendo assim, o Estado atuaria na esfera pública, o mercado na esfera privada e o terceiro setor atuaria tanto na esfera pública quanto na privada. Essa separação não gera consenso, mas é feita tão somente para fins didáticos, pois sabemos que na realidade eles estão profundamente interligados e interdependentes. Voltaremos a esse debate em outra oportunidade.
Mas, quais seriam então os motivos por esta grande procura para se trabalhar no primeiro setor? Bem, ter um emprego público tem atraído os olhares de muitos formandos seja pela estabilidade ou segurança oferecida pelo setor publico seja pela certeza de uma aposentadoria satisfatória. A realidade é que a busca pela estabilidade profissional e por um emprego fixo tem levado muitos estudantes a se dedicarem à realização de concurso público pelo país.
Sabemos que estudar para concurso público sempre é um desafio e requer muita dedicação, persistência e equilíbrio. No entanto, esse não é o único caminho para o tão sonhado sucesso profissional. Mas, quais são as outras seis possibilidades de atuação para os futuros administradores? Bem, nos vemos na próxima semana com a continuação desse texto.
Por: Rafael Tavares Bomfim
Administrador público federal e especialista em Finanças Empresariais pela UFBA. Escreve sobre administração, gestão e o mundo das organizações.