Prefeitura Municipal de Ilhéus

Fábio Lago visita prefeito e diz que luta é para somar

Falta de infraestrutura prejudica programas de Educação no interior

IME comemora 72 anos nesta terça e inaugura reforma completa

CONVITE

Oficina discute a Programação Anual de Saúde para o ano de 2011

Prefeitura limpa área da antiga usina de chocolate

 

Fábio Lago visita prefeito e diz que luta é para somar

O ator Fábio Lago (Rede Globo) visitou na manhã desta segunda-feira (14) o prefeito Newton Lima. Ilheense, Fábio relatou ao prefeito e secretários sua disposição de empreender uma grande campanha em defesa da conscientização da população de Ilhéus sobre a implantação do Complexo Intermodal do Porto Sul, que reúne a construção de um porto, aeroporto, ferrovia e ainda uma Zona de Processamento e Exportação (ZPE).

Para Fábio Lago – que participou sexta-feira (11) de reunião com diversas entidades de Ilhéus, o projeto é muito importante para o município, embora ainda não exista um canal de comunicação entre as instituições públicas e privadas responsáveis pelo projeto com a sociedade. “Minha preocupação é com as pessoas que serão diretamente envolvidas com o empreendimento e ainda não foram ouvidas. Isso poderá provocar um distanciamento dessas pessoas da realidade”, ressaltou.

O ator contou ao prefeito Newton Lima que é favorável ao desenvolvimento de Ilhéus, desde que atenda aos segmentos econômico, social e cultural, daí a necessidade de se preparar a cidade para receber o novo empreendimento. “Temos consciência de que a implantação de um empreendimento como esse pode provocar algumas mudanças, por isso temos que levantar quais as áreas atingidas e as formas de compensação pelas possíveis mudanças”, cobra.

O prefeito Newton Lima elogiou a preocupação de Fábio Lago com Ilhéus e disse que desde o anúncio da implantação do Complexo Intermodal do Porto Sul tem buscado informações sobre o projeto, no sentido de obter todas as garantias necessárias à construção. “Nossa responsabilidade é muito grande e o Governo Municipal vem tratando essa questão de forma transparente, tanto com o Governo Federal, Estadual ou as empresas privadas”, realçou.

Newton Lima disse que no passado Ilhéus foi vítima do crescimento desordenado, provocado apenas com o anúncio da ZPE e que agora tem exigido compensações. Alertou o prefeito, que a preservação do meio ambiente é uma preocupação real do governo, que tem realizado ações efetivas em defesa do ambientalismo, inclusive com a elaboração de projetos contemplando esse importante segmento.

A próxima ação a ser deflagrada por Fábio Lago é o contato com o governador Jaques Wagner, com a finalidade de expor sua preocupação com a população ilheense, bem como a respeito do meio ambiente. Por outro lado, o prefeito Newton Lima garantiu ao ator que poder público municipal continuará defendendo o desenvolvimento de Ilhéus, e ressaltou que com a soma de esforços a cidade será beneficiada.

Falta de infraestrutura prejudica programas de Educação no interior

A precária situação das estradas vicinais de Ilhéus vem causando transtornos no desenvolvimento dos programas educacionais do município. A constatação é da secretária da Educação da Prefeitura de Ilhéus, professora Lidney Campos, que tem envidados esforços no sentido de manter o calendário escolar dentro da normalidade, apesar das condições adversas enfrentadas.

Informa a secretária Lidney Campos, que nos distritos e zona rural de Ilhéus existem em funcionamento 13 escolas nucleadas com 80 salas de aula, que abriga uma população de cerca de 7 mil alunos. “Tem sido bastante difícil cumprir nossa carga de trabalho, devido à dificuldade de acesso dos alunos às escolas, o que contribui negativamente para a evasão escolar”, frisa.

Ilhéus possui cerca de 1,1 mil quilômetros de estradas vicinais, cujas condições de tráfego são dificultadas nos períodos de chuva, impedindo não só o transporte de alunos e professores, bem como da merenda escolar e outros insumos utilizados. “Pior do que isso é o afastamento dos pais de alunos, o que impede o exercício completo da práxis pedagógica, através de palestras, dentre outras atividades que devem ser desenvolvidas”, ressalta.

Tratamento diferenciado – Esses transtornos, segundo Lidney Campos, são responsáveis por problemas como o cumprimento do calendário escolar de 200 dias letivos. Em vista dessas dificuldades, a secretária propõe a realização de um estudo aprofundado, com a finalidade da implantação de um calendário diferenciado para cada região, de acordo com suas características.

Entre os distritos considerados de difícil acesso estão Castelo Novo, Rio do Braço e Areia Branca, os quais estão recebendo um tratamento especial da Secretaria Municipal da Educação, com o objetivo de impedir a evasão escolar. “Nesses locais estamos em trabalho constante com os professores, para realizar um trabalho de conscientização com os pais de alunos, no sentido de garantir a permanência deles na escola”, informa.

Custos altos – A falta de infraestrutura nas estradas também compromete, segundo Lidney Campo, o orçamento da Secretaria da Educação, tendo em vista os desvios feitos para possibilitar o abastecimento das escolas. Um dos setores também prejudicado é a própria Secretaria da Infraestrutura, que fica impedida de transportar materiais de construção para a reforma das escolas dos distritos e zona rural, onerando os custos inicialmente previstos.

IME comemora 72 anos nesta terça e inaugura reforma completa

O Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne completa 72 anos de inaugurado nesta terça-feira (15), e para comemorar a data, o governo municipal, junto com a secretaria da Educação, vai realizar uma série de atividades para homenagear esta importante unidade escolar, seus colaboradores e alunos. Nesta segunda-feira (14), os professores mais antigos do IME e os alunos que foram destaque no ano passado recebem homenagem com a presença da fanfarra no início dos turnos matutino e vespertino. Às 19h30min, a professora Edla Soares ministra palestra sobre a história do Instituto.

Na terça-feira (15), o ponto alto das comemorações pelo aniversário do IME, será realizada uma alvorada de fogos, às 5 horas. Às 8 horas, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a secretária municipal da Educação, Lidiney Campos, e demais autoridades, participam de solenidade oficial com hasteamento da Bandeira e execução do Hino Nacional. O evento será acompanhado por alunos das quintas e oitavas séries.

Às 17 horas, a comunidade escolar participa de ato ecumênico, palestra da secretária Lidiney Campos, agradecimentos do diretor do IME Eusínio Lavigne, José Eduardo Menezes, inauguração da reforma com descerramento da placa e encerramento com coffee break.

 

Oficina discute a Programação Anual de Saúde para o ano de 2011

A Secretaria Municipal da Saúde de Ilhéus promoveu nesta segunda-feira (14), no auditório da Justiça Federal, uma oficina para a construção coletiva da Programação Anual de Saúde para o ano de 2011. A oficina tem como intuito produzir uma agenda da saúde com metas, objetivos, e ações para este ano, além de avaliar as atividades e metas alcançadas no ano de 2010.

A abertura e apresentação da oficina contou com a presença do secretário da Saúde do Município, Jorge Arouca, e da diretora do Departamento de Planejamento, Simone Soares. Segundo Arouca, “esse é um momento importante devido a relevância que um bom planejamento tem para qualquer gestão”. O secretário ressaltou, ainda, a importância de estabelecer metas e prazos que estejam consoantes com os recursos existentes para a saúde.

Para Simone Soares, “a oficina possui como perspectiva a construção de uma agenda, possível de ser realizada, para que possa ser trabalhada e tratada diariamente e colocada em prática através de resultados e metas alcançadas”. Participaram da oficina todos os diretores e coordenadores dos departamentos, como o de Atenção Básica, Alta e Média Complexidade, Vigilância Sanitária, Financeiro, Administrativo e o de Auditoria Controle e Regulação.

No período da manhã – das 8 às 12 horas –, após a abertura do evento, o grupo participou de oficinas temáticas, analisando e definindo para cada departamento as metas que já foram cumpridas no ano anterior e o que poderá ser aprimorado pra este ano. No período da tarde – das 14 às 17 horas –, o foi destinado à discussão das propostas em grupo, e logo após a apresentação para a plenária.

A Programação Anual da Saúde teve seu início com a elaboração e aprovação pelo Conselho de saúde do PPA (Plano Plurianual), que compreende os anos de 2010 a 2013. Para o estabelecimento e desenvolvimento das metas do PPA é necessário que durante esse período sejam realizados periodicamente diagnósticos, análise da situação da saúde, e levantamento das atividades realizadas e de problemas.

Dessa forma, o PAS (Plano Anual de Saúde) elaborado nesta oficina deve conter a definição das ações, estabelecimentos de metas anuais, definição dos recursos orçamentários para realização dessas metas. De acordo com o último diagnóstico levantado, um dos principais objetivos a ser atingido para garantir a integralidade da atenção à saúde é a necessidade de agregar esforços e integras as ações entre os departamentos, havendo uma interação entre as diversas áreas.

Prefeitura limpa área da antiga usina de chocolate

A Prefeitura de Ilhéus promove, a partir desta terça-feira (15), às 7h30min, a limpeza da área da antiga fábrica de chocolate, de propriedade da família Kaufmann, que se encontra em ruínas. O local se encontra abandonado e foi transformado num depósito de lixo, além de abrigar traficantes e viciados em drogas e servir de esconderijo para marginais.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus, Carlos Freitas, a área, localizada no centro de Ilhéus representa um risco para os moradores daquela localidade, haja vista possuir muitos focos criadouros do mosquito Aedes aegypti, causadores da dengue, além de ratos, causadores da leptospirose. ”Estamos atendendo aos pedidos dos moradores, que se sentem incomodados com aquela situação de risco”, disse Freitas.

Para realizar a limpeza da área, a Procuradoria Jurídica do Município ingressou com um pedido judicial na Vara da Fazenda Pública, com a finalidade de realizar a retirada da sujeira. Com a autorização judicial, a Prefeitura fará o serviço sob a observação de um preposto do Poder Judiciário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *