Desde a última segunda-feira (24), quatro professores e 26 residentes de faculdades de Davenport, no estado norte-americano de Iowa, participam em Ilhéus de mutirão da coluna. O atendimento acontece gratuitamente no auditório do Centro de Testagem e Amostragem (antiga Fundação-Sesp), na Avenida Canavieiras. Uma das propostas é promover a avaliação postural e cuidados com a coluna da população e posteriormente encaminhar o paciente a profissionais especializados para tratamentos.
Hoje (26) o atendimento começa ás 14 horas e segue até 17 horas. Amanha e na sexta-feira, ultimo dia de atendimento, o mutiraão começa ás 9 horas e vai até ás 16. Um dos integrantes da comissão organizadora do evento, o quiropraxista Itury Borges Bastos, disse que a ação tem o objetivo de atender a população de todas as faixas etárias que sofrem com dores de coluna. A ação é em parceria entre a Secretaria da Saúde de Ilhéus e o projeto Cidade-Irmãs. O atendimento é realizado por quiropraxistas e 20 residentes da “Cidade-Irmã” de Ilhéus, Davenport, no estado norte-americano de Iowa. O apoio é da Clínica de Quiropraxia de Ilhéus.
O projeto Cidades-Irmãs tem a finalidade de criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente nos níveis econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação.
Ilhéus e Davenport possuem a titulação de cidades-irmãs desde 2004. Os quiropraxistas são da faculdade Palmer College of Chiropractice, que possui 115 anos de existência