Ilhéus realiza atividades para comemorar Dia do Deficiente Físico
Em Ilhéus, casas populares devem ser entregues até o final do ano
Prefeito de Ilhéus comemora assinatura de convênio entre Bamin e Hospital São José
Condema discute licenças ambientais e debate poluição sonora em ônibus
Ilhéus realiza atividades para comemorar Dia do Deficiente Físico
No dia 11 de outubro é comemorado o dia da pessoa com deficiência física. O Núcleo de Atenção Especializada (NAE) da Secretaria da Saúde de Ilhéus, a fim de comemorar a data, elaborou uma programação diferenciada para seus pacientes neste mês. O objetivo das atividades é promover meios de prevenção e reabilitação à pessoa com deficiência física, visando melhoria da qualidade de vida e integração social.
Com o tema “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”, o evento terá início no dia 18 de outubro, às 14 horas no Teatro Municipal de Ilhéus. Os pacientes assistirão uma programação de atividades artísticas elaborada pela Casa dos Artistas de Ilhéus. Já no dia 20 de outubro, será realizada a grande caminhada, com saída da Catedral de São Sebastião às 8 horas da manhã, percorrendo todo o centro da cidade.
Já no dia 24 de outubro, as atividades ocorrerão às 8 horas da manhã na Cabana Guarani, no litoral sul de Ilhéus. O objetivo é realizar atividades de relaxamento e interação dos pacientes, promovendo um dia diferenciado. Segundo Alessandra Pedroso, coordenadora do NAE, essa série de atividades também é um apelo sobre a inclusão social. “Precisamos, por exemplo, mobilizar toda a comunidade para que atuem como agentes fiscalizadores dos locais da cidade que ainda não possuem acessos adequados aos deficientes”, afirmou Alessandra.
Fundado em 2001, o núcleo está localizado na avenida Soares Lopes, 16, e possui uma estrutura completamente adaptada e equipada para a realização de diversos serviços. Hoje, cerca de 1.670 pacientes possuem cadastro fixo no NAE e mensalmente, o núcleo realiza cerca de 300 atendimentos. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e faz parte TAMBÉM da Rede Estadual de Reabilitação (Cepred). A equipe interdisciplinar do NAE atende crianças e adultos e é formada por fisioterapeutas, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, técnicos em enfermagem, técnicos administrativos e auxiliares de serviços gerais.
Pessoas com deficiência física, que possuem paralisia cerebral, sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou acidente com repercussão física são o público-alvo do NAE. Outros dois importantes serviços prestados pelo NAE são o fornecimento de meios auxiliares de locomoção e órteses, além de realizar diagnóstico para conceder o passe livre. O Núcleo de Atenção Especializada funciona das 7 às 17 horas. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (73) 3633-5640.
Em Ilhéus, casas populares devem ser entregues até o final do ano
Até o final do ano, todas as 126 casas populares que estão sendo construídas na rua São João, no alto São Francisco, no Teotônio Vilela, Zona Oeste de Ilhéus, serão entregues pelo prefeito Newton Lima a moradores do bairro, que, em grande parte, residem em áreas de risco e de preservação permanente. A informação é do secretário de Infraestrutura, arquiteto Paulo Goulart, que chama atenção para o fato de que os recursos utilizados envolvem 5 milhões e 800 mil reais e são provenientes do Programa HBB (Habitar Brasil-BID).
Construídas em modelo germinado, as casas possuem sala, cozinha, quarto e banheiro, recebendo, também, passeio e pintura geral. Além das unidades habitacionais, o projeto de urbanização promoveu ainda a construção de rampas e escadarias, a pavimentação em paralelos de ruas, a colocação de meios-fios, contenção de encostas, execução de rede de esgoto, creche e centro poliesportivo. O Programa Habitar Brasil objetiva implantar, de forma coordenada, projetos integrados de urbanização de assentamentos subnormais, que compreendam a regularização fundiária e a implantação de infraestrutura urbana e de recuperação ambiental nessas áreas, assegurando a efetiva mobilização e participação da comunidade na concepção e implantação dos projetos.
A intervenção contou com o apoio de assistentes sociais da Secretaria de Assistência Social de Ilhéus que, além de recrutarem pessoal para atuar nas obras, também realizaram o cadastramento das famílias que serão contempladas com as casas. De acordo com o secretário Paulo Goulart, por orientação do prefeito Newton Lima, cerca de 80% da mão-de-obra é formada por moradores do próprio Teotônio Vilela, gerando, com isso, emprego e renda para a comunidade. “Esta obra representa um marco para os moradores que, com a conclusão do projeto, passarão a desfrutar de uma melhor qualidade de vida”, enfatiza Goulart.
A rua São João faz parte do alto São Francisco (conhecido popularmente como alto do Teotônio Vilela), localidade para a qual estão planejadas uma série de outros serviços também integrantes do pacote de intervenções do HBB. Entre eles, ligações domiciliares, recuperação de áreas degradadas, coleta de resíduos sólidos, praça de lazer, contenções em alvenaria, terraplenagem, rede de drenagem, calçamento, pavimentação e construção de estação elevatória de esgoto, entre diversos outros.
Prefeito de Ilhéus comemora assinatura de convênio entre Bamin e Hospital São José
Um convênio firmado na manhã desta terça-feira (11) no salão nobre do Palácio Paranaguá entre a empresa Bahia Mineração e o Hospital São José, através da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, vai garantir um importante apoio no bom andamento dos serviços prestado na unidade. Acompanhada pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, por secretários municipais e pela imprensa local, a assinatura do documento foi feita pelo presidente da Bamin, Francisco Viveiros e pelo provedor da Santa Casa, Eusínio Lavigne.
Ambos destacaram a participação do governo municipal no processo que culminou com a assinatura do documento. “O empenho do prefeito Newton Lima nesta solicitação fez com que a Bamin entrasse em contato com a diretoria da Santa Casa. Esperamos que outras empresas com esse mesmo espírito social da Bamin ajudem o Hospital São José a continuar prestando serviços de qualidade à todos”, destacou Eusínio Lavigne. Francisco Viveiros lembrou ainda que existe um grande entrosamento entre a empresa e a prefeitura Municipal e que foi à pedido do prefeito Newton Lima, que a possibilidade de apoio à instituição foi discutida e o convênio, firmado. “Sabemos do compromisso do município em buscar melhorar a qualidade do atendimento prestado por suas unidades de saúde”.
O convênio prevê a reforma do Pronto-Atendimento do Hospital e do suporte na área nutricional com o custeio das refeições fornecidas aos pacientes e funcionários da instituição de saúde. As obras, segundo explicou o pres. da Bamin, Francisco Viveiros serão iniciadas logo após o período de carnaval, acatando a um pedido feito pela direção do hospital. “Nosso objetivo é não comprometer a demanda de atendimento, que costuma ser crescente durante o verão”. Com relação ao período do fornecimento das refeições, Viveiros afirmou que o prazo é de 12 meses, “podendo ser estendido, caso haja necessidade”.
O prefeito Newton Lima comemorou a assinatura do convênio, que em sua opinião, é de grande valia não só para Santa Casa assim como para toda a comunidade de Ilhéus e das cidades circunvizinhas. “Sensível às necessidades do Hospital São José, que tem mais de 93 anos de serviços prestados à comunidade, o governo municipal tem orgulho de participar da assinatura deste convênio, que tantos benefícios traz para à comunidade, além de reforçar o compromisso social da Bamin com toda a região”.
Condema discute licenças ambientais e debate poluição sonora em ônibus
Reunido ordinariamente na tarde de ontem, 10, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus (Condema), com a presença de 16 conselheiros e 25 visitantes, procedeu a análise de quatro processos de licenciamento ambiental, tenho sido concedido renovação de licença para o empreendimento VOG João de Góes e licenças ambientais para os areais Pixixica e Monte Alegre e para um condomínio com 26 unidades no Km 20 da rodovia BA-001, nas imediações do Jairiri, distrito de Olivença. O Conselho também aprovou o parecer da Câmara Técnica que indica a devolução do processo de licenciamento à Secretaria de Meio Ambiente, para que seja exigido o atendimento das condicionantes da licença do Areal Guanabara, que não foram cumpridas.
Dando continuidade à reunião, o presidente do Condema, José Pacheco Soub, colocou em discussão a execução do projeto da empresa G.Barbosa, no bairro do Pontal, que, está com a obra em andamento sem a devida licença ambiental. Neste caso, foi deliberado pelo plenário para que se solicitem informações junto à Prefeitura, se há embargo da referida obra. Outro ponto de grande discussão foi a denúncia da ocorrência de poluição sonora nos ônibus que fazem transporte coletivo de passageiros através de usuários que levam sons colocando o volume acima do limite aceitável, inclusive com ocorrências de mais de um usuário utilizando celulares com esta finalidade. O plenário deliberou que fosse realizado expediente à Câmara Municipal, à Prefeitura, às empresas, e ao Ministério Público, para que se busque uma solução dentro da maior brevidade possível.
Finalizando a reunião, foi escolhido dentre os conselheiros o grupo de acompanhamento junto à equipe que elabora o Plano Municipal de Preservação e Conservação da Mata Atlântica, através do grupo ambientalista da Bahia, Gambá.