Parcerias otimizam agenda de eventos do Estádio Mário Pessoa

O Estádio Mário Pessoa, localizado na praça Guadalajara, na avenida Canavieiras, segue sendo o templo maior do futebol ilheense. Desde 1940, quando foi inaugurado com o jogo Bahia e Ypiranga, o equipamento passou a ser o principal ‘termômetro’ do esporte no município. Apesar disso, o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, Alberto Kruschewsky, reconhece que, nos últimos anos, o ‘Mário Pessoa’, equipamento que integra campo de futebol e pista de atletismo, foi utilizado basicamente para receber jogos do Intermunicipal e do Campeonato Baiano de Futebol. Na visão dele, entretanto, essa realidade está se modificando com uma maior utilização do Estádio, que já foi um dos maiores e mais importantes do Norte e Nordeste.

 

“Nos últimos meses, quem passa ou reside próximo ao ‘Mário Pessoa’ percebe uma movimentação intensa, fruto de parcerias e iniciativas do município com diversos órgãos e instituições”, comenta Alberto Kruschewsky. “Só para termos uma idéia dessa mudança, o campeonato amador, que não era realizado há três anos, vêm acontecendo, sempre com sucesso de público, nas terças e quintas à noite. O torneio vai chegando à sua fase final, com quatro equipes disputando o título: APPM, Juerana, Ilhéus e Santa Fé”, justifica o superintendente, acrescentando que “o campeonato amador deste ano é resultado do restabelecimento da parceria entre o governo municipal, através da Superintendência de Esportes, e a Liga Ilheense de Futebol”.

Kruschewsky chama atenção para o fato de que o incremento de eventos no Estádio Mário Pessoa não ficou restrito ao campeonato amador. “Aos sábados, o público pode prestigiar a rodada do Interbairros, evento que ficou esquecido por oito anos e que, agora, volta com força total”, comemora. Na visão de Alberto, a Liga Interbairros, que tem, entre outros desportistas, Felisberto e Dernivaldo Ribeiro (Quincas) como incentivadores, vem fazendo um trabalho brilhante. “As equipes vendem os seus ingressos e o Estádio vem apresentando casa cheia nos finais de semana”, afirma.

Outros – Ainda no Mário Pessoa, prossegue o superintendente, vem acontecendo dois outros eventos. O Campeonato do Sesi (Serviço Social da Indústria), que envolve as equipes das empresas localizadas no Distrito Industrial, e a Copa Manoel Renato, que inclui equipes sub 15 e sub 17. Os jogos acontecem nas manhãs de sábado e nas noites do mesmo dia não utilizadas pelos jogos do Campeonato Amador. Nas terças e quintas-feiras, o Estádio Mário Pessoa recebe ainda o projeto Núcleo Paraolímpico, estabelecido pela Prefeitura, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz. Por meio do trabalho, estagiários prescrevem, gratuitamente, treinos de atletismo para pessoas com deficiências diversas, como cadeirantes e deficientes visuais.

Alberto Kruschewsky entende que o ‘Mário Pessoa’ está, aos poucos, reassumindo sua verdadeira importância no bojo do esporte ilheense. “Temos, graças a parcerias relevantes, como as com a Uesc, Liga Interbairros e Liga Ilheense, além da sensibilidade do prefeito Newton Lima, um palco esportivo que volta a proporcionar o que esperamos dele. Obviamente que ainda há muito a ser feito, a exemplo das quadras e praças esportivas que precisam ser reformadas. No entanto, acredito que estamos no caminho certo”, completa o superintendente de Esportes da Prefeitura.

Estádio Mário Pessoa – O Estádio Mário Pessoa, que leva o nome do prefeito que o construiu, recebeu este nome apenas em 1952, sendo chamado, até então, de Estádio Municipal de Ilhéus. A inauguração do equipamento aconteceu em 1940, último ano de governo do prefeito Mário Pessoa. Na partida inaugural, ocorrida em 28 de junho, o Esporte Clube Bahia derrotou o Esporte Clube Ypiranga por 4 a 2. Já o sistema de iluminação do ‘Mário Pessoa’, considerado na época um dos maiores estádios do norte e nordeste do Brasil, foi inaugurado no dia 15 de novembro de 1961, durante uma partida onde o Fluminense venceu o Vitória por 1 a 0, com gol de Telê Santana.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *