A sexta edição da Feira de Tecnologia e Informática de Ilhéus (InfoIlhéus), o maior evento do gênero no norte-nordeste do Brasil, vai acontecer de 3 a 5 de novembro, no Centro de Convenções de Ilhéus. Mas é bom ficar de olho já a partir de hoje em todas as peças de comunicação (inclusive esta matéria) criadas pela agência M21, que vão anunciar o evento. Elas trarão uma novidade que pode render um belo prêmio aos curiosos de plantão. Pela primeira vez no interior da Bahia, um evento apresentará a tecnologia “QR Code”, um código de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando qualquer celular moderno. O sistema é uma evolução do tradicional código de barras, segundo Frederico Pimentel, analista de mídias sociais, e, para ter acesso à leitura, basta baixar um programa na internet e instalar no celular.
Nas próximas semanas, 10 códigos serão publicados de forma aleatória junto às peças publicitárias em out door, jornais e revistas, site oficial e fanpage do evento e matérias distribuídas à imprensa. “Cada peça vai gerar um conteúdo de texto e depois de descobrir o significado de todas as imagens, basta o usuário juntar as palavras e montar o e-mail secreto, explica Frederico. Para descobrir o significado de cada imagem, o usuário deve apontar o celular para a imagem e será feita uma “leitura” do objeto. Em seguida surgirá trecho do texto criado para campanha. De acordo com Marco Lessa, diretor da M21, quem primeiro completar o e-mail e enviar uma mensagem informando onde achou os 10 códigos vai ganhar o prêmio. Todas as 10 peças serão publicadas até uma semana antecedendo a abertura do evento. Caso não haja vencedor, as peças com os códigos serão distribuídas em toda a área da Feira, dando nova oportunidade aos interessados.
Um dos eventos mais importantes do calendário anual de feira de negócios de Ilhéus, a InfoIlhéus é um evento de exposição de produtos e serviços das principais indústrias do Pólo de Informática do município, além de outras nacionais e de outros países, que atuam direta e indiretamente com o segmento. O principal objetivo da feira é propiciar a realização de negócios e acordos comerciais entre as empresas, favorecendo a consolidação do Pólo Industrial, e reúne indústrias de computadores, suprimentos, periféricos, eletros eletrônicos, empresas de embalagem, logística, armazenamento, consultoria, órgãos públicos, entidades e outros segmentos parceiros e fornecedores.
Na programação da InfoIlhéus e, em paralelo à feira de exposições, acontecerá o 4º Congresso de Tecnologia e Informática (Contec), que abordará temas inovadores, palestras científicas, apresentação de novidades tecnológicas, discussões sobre leis de incentivo e legislação, oportunidades de investimentos, casos de sucesso e outros temas atuais. O objetivo do congresso é incentivar a geração de conhecimento, além de aproximar a sociedade de uma realidade tecnológica cada vez mais presente.
Ilhéus, no sul da Bahia, é considerado um dos grandes centros de produção de tecnologia do país, e o Pólo de Informática local abriga cerca de 60 empresas em funcionamento, atuantes nos segmentos de informática, eletro eletrônico e telecomunicações, direcionadas para a produção, montagem e distribuição de equipamentos para todo Brasil. A sua participação no mercado nacional de computadores está próxima de 20%, com grandes perspectivas de crescimento. A região oferece ainda centros de pesquisa, cursos técnicos e graduações na área de tecnologia e informática, o que contribui para a formação de profissionais qualificados, aptos para atuar no desenvolvimento científico e tecnológico, propiciando a realização de projetos para o setor.
O evento é uma promoção do Sindicato das Indústrias de Eletro Eletrônicos de Ilhéus e uma realização da M21. Para este ano, a expectativa é aumentar o número de participantes e algumas empresas inéditas do sul do País já confirmaram presença na feira. As empresas interessadas em participar devem procurar a M21, na avenida Soares Lopes.