SESI inicia turmas da Campanha de elevação de escolaridade nesta quarta

Serviço Social da Indústria – SESI Unidade Sul realiza na quarta – feira (28/09) às 18h:30, na Sede dos Bandeirantes (Casarão) no Centro de Itabuna, a aula inaugural das primeiras turmas formadas pela Campanha da Elevação de Escolaridade nas indústrias regionais. Esta é uma parceria com o Sindicato de Construção Civil de Itabuna (SCCI) e a Casa Própria. As turmas são compostas por trabalhadores da construção civil que terão aulas de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Os alunos receberão todo o material didático distribuído pelo SESI como mochila, caderno, canetas, lápis, borracha e livros específicos por segmento industrial.

A Campanha de Elevação de Escolaridade é realizada através do Programa SESI Educação Jovens e Adultos (EJA) e oferece cursos gratuitos em três modalidades: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano).  De acordo com Alexandre Régis, gerente do SESI Sul, a campanha foi realizada com grande sucesso entre as empresas da região, “os empresários reconheceram a necessidade de elevar o nível de escolaridade dos industriários visto que tem impacto direto sobre a produtividade e qualidade de vida dos trabalhadores”. Leovigildo Souza, diretor da Casa Próprio e conselheiro da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) diz que elevar a escolaridade dos trabalhadores é uma ação muito importante, “qualificar a mão de obra dos operários da construção civil é sem dúvida uma melhoria para todos. A parceria com o SESI promoveu ganho para ambas as partes, a empresa que capacita sua força de trabalho e os industriários que tem possibilidades de ter um futuro melhor e aume  ntar a renda mensal”, relata o diretor

 

Além da Casa Própria, o SESI Sul, consolidou através da Campanha, parceria com o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares dos municípios de Ilhéus e Itabuna do Estado da Bahia (SINEC) e o SCCI. Atualmente a unidade está em atendimento a cinco empresas: Trifil Têxtil, Dairy Partners Américas – DPAM, Delfi Cacau e Penalty Itabuna e Itajuípe e sindicatos do zoneamento. Em um mês, 3.964 Trabalhadores dessas empresas participaram do Levantamento Escolaridade. Luciana Fonseca, Coordenadora da área de educação adiantou parcial dos resultados desses esforços para os próximos meses, “Teremos três turmas da empresa Penalty Itajuípe com 55 alunos que iniciarão as aulas na próxima semana. Assim como iniciaremos as aulas com as turmas das empresas Delfi Cacau, DPAM e Penalty Itabuna no mês de outubro. Até o final do ano atenderemos aproximadamente dez turmas, totalizando 250 trabalhadores beneficiados”, afirma a coordenadora.

Os alunos participantes da elevação de escolaridade têm aulas de português, matemática, história, geografia, ciência, biologia, química, física e língua inglesa (a ementa é organizada de acordo com a modalidade de ensino), além de aulas em vídeo do Novo Tele Curso 2011. As aulas do Ensino Fundamental I acontecem em três módulos de seis meses e as do Fundamental II e Ensino Médio, num período de 20 a 22 meses. Mais informações sobre o Programa SESI Educação Jovens e Adultos (EJA) entrar em contato com o SESI Sul pelos telefones (73) 3639-9308/ 9342/ 9343 ou pelos endereços eletrônicos joanam@fieb.org.br e lucianas@fieb.org.br.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *