Prefeito e comitiva visitam Inema e anunciam novas obras no distrito
Show beneficente da banda “Café com Blues” comemora 10 anos da Casa da União
I etapa de Duathlon terrestre será realizado em 19 de março
Profissionais da saúde participam de capacitação sobre a dengue
Prefeito e comitiva visitam Inema e anunciam novas obras no distrito
Acompanhado pelos secretários municipais Jorge Bahia (Fazenda) e Marconi Queiroz (Infraestrututura), pelos vereadores Valmir Freitas e Tarcísio Paixão, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima visitou o distrito de Inema, localizado há cerca de 90 quilômetros do centro de Ilhéus. A localidade está sendo beneficiada com mais uma frente de trabalho, lançada pelo governo municipal, com o objetivo principal de melhorar as condições das ruas e avenidas do local.
O estádio “O Britão”, ponto de encontro para a realização de partidas de futebol e campeonatos locais, foi um dos locais visitados pela comitiva e que vai receber, dentro dos próximos dias, obras de recuperação, incluindo a construção de um muro de proteção, numa das laterais do estádio, assim como novas arquibancadas para cerca de 300 pessoas. A reforma do estádio, assim como as obras de calçamento e pavimentação já iniciadas são algumas das principais reivindicações feitas pelos moradores de Inema. ”Moro aqui há 21 anos e há 15 anos que não vemos nenhuma melhoria em nossas ruas”, afirmou o comerciante Expedito Scher.
O comerciante se refere à recuperação do calçamento dos 250 metros de extensão da Rua 7 de Setembro, assim como o trecho de 500 metros da avenida Getúlio Vargas, onde a pavimentação está em fase bastante adiantada. Outra rua que costumava ser assunto de muita queixa entre os moradores, a rua do Cemitério, já está ficando de cara nova.“Nunca imaginei ver essa rua sendo calçada”, afirmou Laurinda Oliveira Amorim, que mora em Inema há 30 anos e tem um pequeno comércio no local. O logradouro recebeu manutenção da rede de esgoto e drenagem pluvial, meio-fio e já foram iniciadas a pavimentação a paralelepípedos.
Ao final da visita, a comitiva participou de reunião com a comunidade local e o prefeito Newton Lima voltou a afirmar seu compromisso em beneficiar Inema e outras localidades rurais com novas obras, atendendo a mais um pedido da população local: a pavimentação do trecho da avenida Gétúlio Vargas, localizado na entrada do distrito e que possui um total de 1.800 metros. “Estamos aqui reunidos para atender a mais um pedido do vereador Valmir Freitas e de toda a comunidade de Inema. Assim que forem concluídas as obras da rua do Cemitério, iniciaremos outra nova etapa das obras”.
Show beneficente da banda “Café com Blues” comemora 10 anos da Casa da União
Os 10 anos de existência da Unidade Assistencial Casa da União de Ilhéus serão comemorados em grande estilo com uma apresentação imperdível da Banda Café com Blues. O espetáculo beneficente acontecerá no próximo domingo (13), às 19 horas, no palco do Teatro Municipal de Ilhéus. No Show: “O mundo de cada um”, a Café com Blues traz algumas canções do novo álbum “O Sertão é o meu Certão”, que está sendo produzido e também releituras das músicas do primeiro álbum o “Tipo Exportação”.
A Café com Blues faz a mistura do blues com a música nordestina em um “vai e vem” de ritmos e melodias, fazendo quem ouve conhecer as origens e saborear o agora. Com músicas quase no seu total de sua própria autoria, a Café com Blues traz em seu repertório letras que falam do nordeste, da vida de nosso povo, contando histórias e levando para o seu público o cheiro da roça regado ao bom som do blues, como se misturasse Luiz Gonzaga com Robert Johnson e o rio Mississipi com o Rio Gavião.
O show, que terá apresentação única, contará com a banda completa, formada por 11 músicos: Diro Oliveira (voz, gaita e flautas); Thomaz Oliveira (voz e bateria); Júlio Caldas (voz, violas e guitarras); Lúcio Ferraz (guitarras); Luciano PP (Baixo); Horton Macedo (Sax Tenor); Emílio Bazé (Percussão); Abdalan da Gama (Trompete); Daniel Novais (Trompete); Paulo do Trombone (Trombone) e a participação especial de Laila Rosa (Rabeca).
Este espetáculo beneficente só está sendo possível de ser realizado em Ilhéus graças à solidariedade da Banda Café com Blues e o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Fundação Cultural de Ilhéus; TV Santa Cruz; Gabriela FM e imprensa regional. O valor arrecadado com a venda de ingressos – que custam R$ 5,00 mais um quilo de alimento não perecível – será destinado às ações beneficentes da Casa da União de Ilhéus.
A Instituição aniversariante – A Unidade Assistencial Casa da União de Ilhéus, fundada em 3 de março de 2001, é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter assistencial, educacional, beneficente e cultural, devidamente registrada e reconhecida pela Câmara de Vereadores de Ilhéus, há 10 anos, como de Utilidade Pública Municipal, pela lei nº 2.921.
A Instituição presta atendimentos médicos, palestras educativas, contação de histórias, doações de alimentos, agasalhos e brinquedos, desenvolvendo também o Projeto “Luz do Saber”, em parceria com a Associação Centro Educacional de Ação Integrada – Nossa Senhora da Vitória (Aceai), alfabetizando jovens e adultos dentro de um projeto de inclusão digital.
Com o objetivo de desenvolver programas preventivos e beneficentes, a Casa da União de Ilhéus é responsável por centenas de ações de conscientização, cidadania, educação, cultura e saúde da população, promovendo o bem estar social e visando o desenvolvimento material, moral, intelectual e espiritual dos associados e da comunidade em geral.
As parcerias com diversas instituições públicas e privadas de Ilhéus e região são fundamentais para realização dos trabalhos da Casa da União de Ilhéus. É por isso que neste aniversário de dez anos, registra-se o agradecimento a Associação Centro Educacional de Ação Integrada – Nossa Senhora da Vitória (ACEAI); Casa de Acolhimento e Formação de Crianças Carentes (Projeto Bom Pastor); Associação dos Pequenos Produtores do Vale do Rio Mamão; Núcleo da Mulher; CooperUna; Abrigo São Vicente; Colégio da Polícia Militar; Colégio Vitória; Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC); dentre outras parcerias importantes para fazer crescer o bem e a solidariedade na região.
I etapa de Duathlon terrestre será realizado em 19 de março
A I Etapa do Circuito Ilheense de Duathlon Terrestre, parte integrante do calendário anual de eventos esportivos de rua, está marcada para o próximo dia 26 de março, a partir das 15h30min, no bairro Hernane Sá (Urbis), zona sul da cidade. O percurso, totalmente plano e executado sem interrupção, tem 1,6 quilômetro de corrida, 16 quilômetros de ciclismo e mais 1,6 quilômetro. A prova é realizada pela superintendência municipal de Esportes, em parceria com o Sesi e com as secretarias municipais de Turismo e de Segurança, Transportes e Trânsito. Já o apoio é da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá e da Banca Ilhéus Revistas.
De acordo com o superintendente de Esportes da Prefeitura, Alberto Kruschewsky, os atletas devem levar suas próprias bicicletas, de qualquer tipo ou marca, “desde que estejam com todos os itens de segurança em perfeito funcionamento, sem folgas ou qualquer outro problema capaz de comprometer a segurança”, completa. Segundo ele, durante a parte de ciclismo, será obrigatório o uso de capacete apropriado e de tênis ou sapatilha fechada. “Ou seja, ninguém poderá correr descalço. Na corrida, o atleta deve, inclusive, obrigatoriamente, portar o número de prova e da respectiva camiseta”, enfatiza.
Variação do triathlon, o duathlon foi criado para desenvolver as modalidades da corrida e do ciclismo, bem como para facilitar as provas multiesportivas em locais sem lagos e praias. A Superintendência de Esportes da Prefeitura de Ilhéus e os organizadores da prova estão negociando junto a uma empresa do ramo de bicicletas o oferecimento dos capacetes emprestados para pessoas que não possuem o acessório.
Com exceção do centro da cidade, o bairro Hernani Sá é o primeiro bairro a receber o evento, que também está programado para acontecer na avenida Litorânea Norte, no dia 21 de maio, e no Teotônio Vilela, no dia 24 de setembro. As inscrições já podem ser feitas na Banca Ilhéus Revistas, instalada na praça do Teatro Municipal, e na Associação de Moradores do Hernani Sá, na praça principal da Urbis.
Profissionais da saúde participam de capacitação sobre a dengue
Profissionais da rede da saúde do município participaram de capacitação promovida pela Secretaria da Saúde de Ilhéus com o tema “O manejo clínico da dengue”. O objetivo da capacitação, que ocorre através da aplicação de oficinas, é alertar e sensibilizar os profissionais da saúde sobre a doença, além de formar multiplicadores que disseminem o conhecimento no ambiente de trabalho, proporcionando um diagnóstico mais seguro e um cuidado específico aos pacientes.
A capacitação ocorreu em um esquema de blocos dividindo os profissionais em grupos. Os enfermeiros e médicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e dos postos 24 horas do município. Em outra turma, participaram da oficina auxiliares e técnicos administrativos.
A programação seguiu com a capacitação médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais de diversos hospitais de Ilhéus, que não fazem parte da rede municipal de saúde, a fim de ampliar a rede de parceiros e divulgar para um maior número de profissionais importantes informações sobre a dengue.
Em seguida, participaram da oficina os técnicos em enfermagem, médicos enfermeiros e dentistas do município. A capacitação foi ministrada por enfermeiras do município e pelos médicos Júlio Diaz e Edmundo Patury. Dentro das pautas abordadas o Protocolo para atendimento da dengue, a linha guia de combate a dengue, a parte prática para diagnóstico com a prova do laço e o preenchimento das notificações que são enviadas para a Vigilância.
Segundo a diretora do departamento de Atenção Básica, Gisele Rocha, a capacitação ocorreu com uma boa aceitação dos profissionais e com uma freqüência geral de 90 pessoas. “É de extrema importância que os profissionais do município estejam preparados para lidar com os casos de dengue, com o objetivo de proporcionar um atendimento de qualidade à população”, completou Gisele.