A conclusão e integração dos portos da região Nordeste com a malha ferroviário é fundamental para o desenvolvimento regional. Esse foi um dos destaques da Carta de Salvador, documento extraído do Seminário Desenvolvimento e Ferrovias da Região Nordeste, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), no auditório do Hotel Othon Palace, em Salvador.
O ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos declarou que para a Bahia, a relação Ferrovia Oeste Leste (FIOL) e o Porto Sul incorpora ao estado uma grande estrutura de capacidade diferenciada. “Isso vai dar condições para a importação de grãos, que tende a crescer – e será estimulado a partir da presença da FIOL integrada ao Porto Sul, um terminal moderno com capacidade para escoar a produção para o mundo”, disse. “A Bahia dá um salto para a qualificação de sua estrutura de transporte, em um cenário forte e desenvolvido”.
A secretária da Casa Civil do governo baiano, Eva Chiavon , destacou que não é possível, por exemplo, falar da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL) sem falar no Porto Sul. “O Porto é complementar a ferrovia e fará a ligação do mundo com nossas importações e eventuais exportações”, observou. “No futuro, e é o que a presidente Dilma quer, nós não queremos ser agro-exportadores. Queremos formar uma base econômica, industrial e agro-industrial no pais. O porto é que dará a estratégia de desenvolvimento, onde a Bahia cada vez mais vai exportar e focar em commodities e produtos da nossa base industrial, que tende a crescer ao largo da ferrovia”.
Para o Governador Jaques Wagner, o Brasil está passando por um momento muito especial de desenvolvimento e não é possível conceber desenvolvimento sem logística.
A relação ferrovia-porto também foi destacada pelo presidente da Federação das Indústrias da Bahia, José de Freitas Mascarenhas. “A melhoria dos portos é ponto fundamental, sobretudo para a concretização da integração sul-americana e inter-oceânica, que vislumbra a integração dos países da América do Sul e escoamento das produções através dos oceanos Pacífico e Atlântico.
Desenvolvimento – Os encontros promovidos pela Frente Parlamentar Mista das Ferrovias estão acontecendo em todo o país. O do Nordeste, ocorrido nesta sexta-feira (23) foi o penúltimo, antes do que ocorrerá no Pará para focar as necessidades da região Norte. Depois desse, será realizado um encontro nacional, em 6 de outubro.
A proposta, destaca o deputado Pedro Uczai (PT), é montar uma estratégia para o desenvolvimento do Brasil com base no modal ferroviário. “Não é possível pensar o desenvolvimento sem ferrovias, por se tratar de um modo de transporte mais barato, ambientalmente e economicamente sustentável, que atrai novos investimentos e empresas, além de integrar e ampliar as áreas de desenvolvimento do país”. Para ele, o Brasil tem que pensar as ferrovias como prioridade, sobretudo no Nordeste, pois desse modal depende o futuro da região.
O parlamentar disse que o Porto Sul terá um papel fundamental para o panorama de desenvolvimento projetado para a nação. “A produção do centro só poderá ser escoada se as estruturas de transportes estiverem integradas a terminais modernos e competitivos, que facilitem o ir e vir de mercadorias. A Finalização da FIOL no Porto Sul integrará o interior com o litoral. Uma ferrovia ativando o porto com sua dinâmica é o que permite o interior continuar se desenvolvendo”, observou. “Nosso sistema portuário é ultrapassado, comparado aos portos modernos do mundo. Estamos em uma escala global e as ferrovias não serão suficientes se não se comunicarem com os portos. Só assim teremos um sistema que contribuirá para o país e conseguiremos ser competitivos”.
Segundo informações da secretária Eva Chiavon, todos os trechos licitados e contratados da Fiol estão em curso, com monitoramento das aplicações dos planos básicos ambientais. “A nossa Fiol é uma realidade. Nesse momento em que Brasil, Bahia e Nordeste se desenvolvem, é importante a combinação de ramais ferroviários com hidrovias, portos e estradas. Dentro desse assunto está incluída a questão do Porto Sul, que já teve seu EIA (Estudo de Impacto Ambiental) publicado, debates estão sendo feitos e a Audiência Pública esta marcada para o dia 29 de outubro”.
O presidente da FIEB adiantou que a Confederação Nacional das Industrias tem em curso um projeto para um Nordeste competitivo, para integrar física e economicamente toda região, identificando logística de menor custo e transformando a região em eixo de desenvolvimento. “Uma maneira é selecionar obras dentro do principio de investir em projetos viáveis economicamente e socialmente”.
O Seminário Desenvolvimento e Ferrovias – Região Nordeste contou as presenças do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passo, do Governador da Bahia, Jaques Wagner, do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, do presidente da Frente Parlamentar de Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai, da secretárias da Casa Civil, Eva Chiavon, do secretário de Planejamento Zezéu Ribeiro, deputados e senadores baianos, entre outras autoridades e especialistas no assunto.