
Cerca de 130 pessoas de todas as idades marcaram presença na ação que contou com a presença do Banco de Sangue, fomentando a doação e mostrando a importância de se ajudar o próximo.
Atletas e representantes do skate, frescobol e slackline também prestigiaram o evento. O sol apareceu as atividades começaram às 9h com a palestra dos biólogos da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Emerson Lucena e Makelly Wickert, que abordaram a importância com a preocupação do lixo gerado pelo ser humano e das ações de conscientização.
Logo após, um café-da-manhã foi oferecido aos presentes que se energizaram e partiram para a ação, limpando toda a praia do Cristo. Foram coletados 600 quilos de lixo contendo pneus, seringas, lâmpadas, latinhas, plástico, entre outros.
Pais, filhos, mulheres, crianças tiveram um dia diferente e produtivo, longe das drogas e perto da educação, fazendo da Associação Ilheense de Bodyboarding, a entidade que mais se destaca no segmento sócio-ambiental-esportivo-cultural do sul da Bahia, juntamente com a Associação Ilheense de Surf.
Secretário garante parceria
A Prefeitura Municipal de Ilhéus marcou presença no evento com o secretário Carlos Freitas conferindo as ações de perto, ouvindo as solicitações e assumindo o compromisso de apoiar o Limpa Ilhéus, que passará por todo município. Nomes como Dema e Luís, também fortaleceram a atividade.
Ambulantes em alerta
Os voluntários que estiveram presentes na ação flagraram um crime ambiental, notando a presença de tampilhas e copos plásticos na areia da praia, resultado dos resíduos deixados por 25 ambulantes que trabalham naquela região. A secretaria de Meio Ambiente e de Turismo foram acionadas mas nenhum dos secretários estiveram presentes na ação, mas serão novamente alertados.
Banheiro rústico
O banheiro que está sendo usado na praia do Cristo deixou os voluntários preocupados, já que não existe nenhuma condição de higiene num único existente, que é rústico e está improvisado com lonas de comunicação visual de eventos já realizados na cidade, afastando os turistas e moradores do local.
Os envolvidos na causa pretendem fazer um trabalho sério, com profissionalismo e visibilidade social, agregando empresas e divulgando a importância de ações para o benefício da comunidade.
“Estou muito feliz e satisfeito com a ação de hoje no Dia Mundial de Limpeza das praias. Espero que esse gesto sirva para que as pessoas não joguem lixo nas ruas, pois o lixo que você joga lá, vem parar aqui, na praia. Precisamos mostrar que existem pessoas realmente preocupadas com a melhoria da cidade de Ilhéus, que amamos e sabemos do potencial.”, afirma os promotores do evento”, Victor Kruschewsky, juntamente com Erison Costa.
“Para minha empresa é uma satisfação em apoiar um evento com essa visão de construção social. Espero que haja mais eventos deste nível e estaremos sempre apoiando, pois a cidade limpa e bem estrutura só melhora para todos que aqui habitam”, fala Francisco Correia, diretor da Maxcoisas.
O Limpa Ilhéus agradece aos seus patrocinadores: Cicon Construtora, Maxcoisas, Backdoor Surf shop, Bivolt Energy Drink, Terral Surfwear, Tribo, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Infolaser, UESC, Cinderellas, Aloha, Jornal A Tribuna, Revista Folha da Praia, SurfBahia.com.br, Artdesign, Monitori, Green Studio, Impre Forte, Vereador Alisson Mendonça e Point do Açaí, www.ripstar.com.br.
Mais informações com Victor no telefone 8831-4425.