Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura cumpre mais uma etapa para que Ilhéus ganhe Praça do PAC

Ilhéus realiza I Conferência da Juventude nesta 6ª feira

Continuam abertas inscrições para o III Encontro Baiano dos Museus

Vigilância Sanitária realiza ação na Central de abastecimento de Ilhéus

Prefeitura cumpre mais uma etapa para que Ilhéus ganhe Praça do PAC

Até a próxima sexta-feira (16), a Prefeitura de Ilhéus entregará ao Ministério da Culturatoda a documentação necessária para que o município seja contemplado com o projeto Praça dos Esportes e da Cultura, iniciativa que integra o eixo “Comunidade Cidadã” do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento), desenvolvido pelo Governo Federal. A documentação exigida foi concluída na manhã desta quarta-feira (14), durante reunião realizada no salão nobre do Palácio Paranaguá, sede oficial da administração ilheense, com a presença de representantes das secretarias de Governo, Infraestrutura, Administração e Indústria, Comércio e Planejamento, além da Procuradoria Jurídica.

Projetado para áreas com dimensões mínimas de três mil metros quadrados, o equipamento será construído na rua São Jorge, no Loteamento Praia Dourada, no bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul da cidade. A previsão é de que, numa primeira etapa, sejam construídas 401 praças em todo o Brasil. Até 2014, com um investimento total de R$ 1,6 bilhão, o GovernoFederal pretende entregar 800 equipamentos.

Chamado inicialmente de “Praças do PAC”, o projeto vai integrar, no mesmo espaço físico, ações ligadas às áreas de cultura, esportes, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócioassistenciais, inclusão digital e políticas de prevenção à violência. As praças contarão com uma ampla estrutura, que incluirão unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), salas multiuso, biblioteca, telecentro, auditório/cineteatro, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada, entre outros.

Além de assegurar a execução de obras de urbanização no entorno da Praça dos Esportes e da Cultura, o governo municipal também estuda a implantação no local de uma unidade de saúde ou de educação. “Este é mais um projeto importante para a nossa população, principalmente para nossas crianças e adolescentes. Equipamentos como esses são fundamentais para humanizarmos ainda mais os bairros, beneficiando, dessa forma, as pessoas mais carentes”, diz o prefeito em exercício, Mário Alexandre.

A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência das praças foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que desenvolveu três modelos, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 metros quadrados, três mil metros quadrados e sete mil metros quadrados. Os projetos de arquitetura e engenharia das praças são de referência, podendo ser adotados ou não pelos municípios e pelo Distrito Federal, cujo único compromisso deverá ser manter o programa básico proposto para cada um dos três modelos. “As Praças do Esporte e da Cultura são a principal tradução do Programa de Aceleração do Crescimento, voltadas diretamente para o reconhecimento qualificado da cidadania, principalmente para as comunidades mais vulneráveis”, avalia a ministra da Cultura, Ana Maria de Hollanda.

Ilhéus realiza I Conferência da Juventude nesta 6ª feira

Será realizada nesta sexta-feira (15), a partir das 8 horas, a I Conferência Municipal de Juventude de Ilhéus. Trazendo o tema “Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos”, a pauta do evento é norteada pelo texto base da Conferência Nacional. Segundo explicou o representante da Secretaria da Saúde e integrante da comissão preparatória constituída para organizar o evento, Vinícius Souza, a conferência “é um importante momento para reunir as pessoas que serão tanto os formuladores das políticas públicas como os receptores dos seus gerados a partir de sua efetiva aplicação”.

A conferência será aberta com cadastramento, seguida de formação da mesa de autoridades e convidados, que contará com a presença do prefeito interino Mário Alexandre e do secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, entre outras autoridades. Também consta na programação a formação de grupos de trabalho, debate e apresentação de propostas de políticas públicas, construção do relatório e escolha dos delegados que representarão Ilhéus na etapa territorial da Conferência Juventude.

A conferência é regida pelo decreto 12.489/ 2010 assinado pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, que convoca para a realização da etapa estadual da II Conferência Nacional e pelo regimento da etapa nacional, prevista para dezembro deste ano. Desta forma, reiterou o membro da Comissão municipal Vinícius Souza, a etapa municipal desenvolverá os seguintes temas: Juventude – Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude – Prioridades para 2011/2015; e Articulação e Integração das Políticas de Juventude. Além da promoção de debates, a programação do evento também contará com a escolha dos delegados, que representarão o município na etapa territorial.

Continuam abertas inscrições para o III Encontro Baiano dos Museus

Os interessados em participar do 3º Encontro Baiano de Museus, que será realizado em Ilhéus, entre os dias 21 e 23 deste mês, ainda podem se inscrever para participar do evento no site http://dimusbahia.wordpress.com/iii-encontro-baiano-de-museus/. Durante esses três dias, Ilhéus vai reunir grandes nomes da área museológica para discutir políticas públicas visando o desenvolvimento e a melhoria do setor. O encontro que tem como tema “Museus, Territórios e Inclusão Sociocultural” e é uma ação da Secretaria da Cultura, através da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artísitico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural.

A abertura do evento contará com a participação do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, do diretor-geral do Ipac, Frederico Mendonça, do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, e da diretora de Museus, Maria Célia Moura Santos. “A Inclusão Sociocultural nos Territórios de Identidade da Bahia” será o tema da palestra que dá início ao evento e será proferida pelo superintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado, Adalberto Santos.

O primeiro dia do encontro também será marcado pela abertura da exposição “Museus da Bahia: Identidade e Territórios”, formação dos grupos de trabalho, por reuniões das Redes de Educadores em Museus e da Rede de Técnicos de Museus Universitários. Neste dia também será realizada a Conferência Setorial de Museus onde serão escolhidos os delegados do setor museológico que irão participar da IV Conferência Estadual de Cultura, marcado para o mês novembro.

Já a programação do segundo dia do evento terá a participação da museóloga mexicana Miriam Arroyo, que possui larga experiência na área de museus comunitários. Em seguida, o diretor do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Mario Chagas apresenta o Programa de Inclusão Sociocultural que vem sendo desenvolvido pelo Instituto. Pela tarde o professor-doutor Francisco Lima falará sobre o tema “A Acessibilidade Comunicacional para Pessoas com Deficiência no Ambiente Museológico”, mostrando os projetos e pesquisas que vem realizando na Universidade Federal de Pernambuco.

Ainda no segundo dia do encontro, a historiadora Gabriela Aidar vai ministrar minicurso sobre Inclusão Social em Museus. Já, à noite é a vez da Diretoria de Museus do Ipac, apresentar a proposta de Política Museológica para os Museus do Estado. No dia 23, o evento chega ao fim com palestra do professor José Cláudio Oliveira sobre o tema “Museus e Inclusão Digital” e na parte da tarde será realizada a Plenária de Encerramento, com a apresentação do balanço do encontro e das propostas de ações integradas.

Vigilância Sanitária realiza ação na Central de abastecimento de Ilhéus

A coordenação de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, em parceria com o Ministério Público e a Secretaria de Agricultura, vem realizando ações na Central de Abastecimento, no bairro do Malhado em Ilhéus. O objetivo é inibir a entrada e comercialização de carne clandestina, além de verificar a exposição inadequada do produto e as condições de higiene nos ponto de venda.

Uma das medidas adotadas foi a implantação de um ponto de fiscalização, no box (número 75) da Vigilância Sanitária na Central de Abastecimento. Este espaço é um local específico, onde os fiscais sanitários realizam as rondas para inspeção, além de ser uma referência para que a população e usuários possam tirar dúvidas e realizar denúncias. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Débora Chauí, “os trabalhos de fiscalização e melhorias da Central de Abastecimento vêm sendo realizado desde 2007”.

“Nesta nova etapa, iniciada em agosto de 2011, estaremos verificando a manutenção das melhorias do aspecto físico, realizadas em cumprimento a últimas notificações de 2008, e assim averiguar novos problemas e riscos à saúde pública”, afirmou Débora. Inicialmente, foi feita uma visita com a equipe da Vigilância Sanitária e a Promotoria Pública, debatendo a ação que está sendo realizada, e prestando esclarecimentos sobre a importância da adequação do serviço de venda da carne.

Nos últimos dois meses, fiscais da Vigilância Sanitária mapearam toda a área da Central de Abastecimento, realizando um levantamento da situação dos boxes, dos seus aspectos sanitários, das condições de armazenamento e manuseio da carne comercializada, além de verificar o cumprimento das notificações realizadas nos últimos anos. A partir destas ações foi desenvolvido um relatório, que será entregue ao Ministério Público ainda esta semana, para que os proprietários adequem corretamente os seus estabelecimentos.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Débora Chaui, “a fiscalização objetiva a prevenção de riscos à saúde e, além disso, é uma forma das pessoas se sentirem mais seguras ao usar um serviço do local que tenha passado por uma vistoria mais minuciosa”. A população pode realizar denúncias através do telefone (73) 3234-3700, ou na Vigilância Sanitária, localizada na sede da Secretaria de Saúde, no bairro Cidade Nova, ou no box da Vigilância na Central de Abastecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *