Começa em Ilhéus seleção pública para agentes comunitários de saúde
Parcerias garantem implantação de projeto de informatização da Biblioteca de Ilhéus
Ilhéus comemora resultados de Conferência e recebe visita de representante do Minc
IV Encontro dos Gideões Missionários da Última Hora acontece de 4 a 8 de novembro em Ilhéus
Começa em Ilhéus seleção pública para agentes comunitários de saúde
Centenas de pessoas compareceram ao Estádio Mário Pessoa nesta segunda-feira (26) para realizarem suas inscrições visando a Seleção Pública de Agentes Comunitários de Saúde, promovida pela Prefeitura, com apoio da secretaria estadual de Saúde (Sesab) e segundo normas do Governo Federal. Os candidatos concorrerão a 113 vagas para titulares (assumirão os cargos tendo em vista a necessidade do programa no município) e a 225 vagas para a reserva técnica (serão chamados nos casos de substituição dos atuais agentes). As inscrições para a seleção pública, cujas provas estão programadas para o dia 13 de dezembro, são gratuitas e acontecem de hoje (26) a quinta-feira (29) e de 3 a 8 de novembro, sempre das 7 às 16 horas.
A relação de vagas disponíveis por localidades, bem como as demais informações a respeito da seleção e da documentação necessária, está disponível no edital publicado no site do Diário Oficial Eletrônico de Ilhéus (www.ba.tmunicipal.org.br/prefeitura/ilheus), no site da Prefeitura Municipal (www.ilheus.ba.gov.br) e em cópias do edital afixadas em murais na sede da Prefeitura Municipal, na sede da Secretaria de Saúde e no Estádio Mário Pessoa. A estimativa da secretaria estadual de Saúde (Sesab) é de que 15 mil pessoas se inscrevam para concorrer as vagas disponibilizadas pelo processo seletivo.
Segundo a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, a seleção se dará em duas etapas, sendo a primeira composta por duas fases: prova objetiva e avaliação de títulos. Já a segunda etapa consistirá na participação e conclusão do Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada de 40 horas. Ainda de acordo com o que consta no edital, o interessado ao cargo deve ter mais de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental (8ª série) e residir na comunidade para onde concorrerá a vaga. O salário é de R$ 541,04 e jornada de trabalho, de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal. Além disso, o agente também trabalha na promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva e na realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco.
Para a inscrição, são necessários os seguintes documentos: fotocópia e original de documento de Identidade (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Carteira de Identidade Profissional), fotocópia e original do CPF; e fotocópia e original de comprovante atual de residência (água, luz ou telefone), emitido nos últimos 3 meses. Já os moradores da zona rural, que não possuam os comprovantes acima listados, devem apresentar inscrição no INCRA ou declaração registrada em cartório de dois moradores da área comprovando residência.
São necessários ainda fotocópia e original de Certificado ou Atestado de Conclusão de Ensino Fundamental, fotocópia e original da Carteira de Trabalho ou outro documento fornecido por Secretaria Municipal de Saúde/Administração, que comprove experiência profissional anterior no exercício de atividades de ACS, quando for o caso; fotocópia e original de documentos que comprovem carga horária em atividades de formação, capacitação, atualização para ACS, expedido por ente público, quando for o caso; fotocópia e original de Laudo Médico para os portadores de necessidades especiais, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como à provável causa da deficiência.
Parcerias garantem implantação de projeto de informatização da Biblioteca de Ilhéus
Importantes parcerias com órgãos federais e estaduais vão garantir a Ilhéus a implantação de projeto para a informatização da Biblioteca Municipal. De autoria da diretora da entidade, a bibliotecária Regina Macedo Figueroa o projeto recém-aprovado pelo Ministério do Planejamento solicitou a ampliação da sala para uso do público à internet, bem como a informatização completa da Biblioteca, que passará estar conectada a Rede Mundial de Computadores, permitindo maior acessibilidade dos usuários ao acervo e ampliando os serviços oferecidos à população.
Entre os serviços que serão oferecidos, Regina destaca as aulas gratuitas de informática, já que com a aprovação do projeto que prevê a informatização da Biblioteca, o Ministério do Planejamento enviará para Ilhéus dez computadores completos, um servidor e uma impressora jato de tinta. “Isso representa uma grande vitória do município, tendo em vista a necessidade de ampliar os serviços aos usuários e estimular, principalmente, os estudantes a conhecer melhor o acervo utilizando um novo canal que será a internet”.
Outra parceria, com a Fundação Biblioteca Nacional vai garantir a implantação do sistema que disponibilizará todo o acervo da Biblioteca na internet, fazendo com que o usuário possa fazer consulta aos títulos e renovar o empréstimo de livros utilizando a internet. “A biblioteca precisa acompanhar o processo de digitalização vivido em outras bibliotecas, tendo em vista que o usuário será o principal beneficiado com essas adequações. E dentro deste pensamento, a Fundação disponibilizará gratuitamente o software ‘Bibilivre’, responsável em conectar a biblioteca ao mundo, através da internet”. Recentemente, a biblioteca Pública Municipal de Ilhéus recebeu da entidade trezentos títulos de obras da literatura infantil para aumentar seu acervo.
A implantação do software “bibilivre’ será feita por um técnico da Diretora da Biblioteca Pública Municipal de Ilhéus, outro órgão que mantêm parceria com o município, a fim de modernizar o acervo e torná-lo ainda mais acessível à população. “Nosso principal objetivo é Facilitar e estimular o acesso à leitura, através de uma pesquisa mais cômoda e facilitada”. Além dessas ações, Regina Macedo acrescentou que a entidade vem realizando uma intensa programação, principalmente nas escolas, visando aumentar o número de visitas à Biblioteca Municipal. “Para tanto, estamos realizando visitas guiadas, exposições e o projeto ‘A hora do conto’ voltado especificamente para o público infantil.
Ainda de acordo com Regina Macedo, os equipamentos para a implantação do projeto de informatização doados pelo Ministério do Planejamento, devem chegar a Ilhéus dentro do prazo de um mês. Dos dez computadores a serem enviados, quatro serão usados para a informatização, seis serão para pesquisas do público à internet e dois serão utilizados para cursos de informática.
Ilhéus comemora resultados de Conferência e recebe visita de representante do Minc
O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, recebeu nesta segunda-feira (26) a visita da chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura no Nordeste, Tarciana Portella, que está em Ilhéus desde o sábado (24), quando participou da abertura da Conferência Territorial de Cultura, promovida pelo Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul do Estado (Faeg – Sul). O evento aconteceu neste fim de semana (dias 24 e 25), no auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
A representante do Minc/Nordeste, que aproveitou para conhecer a sede da Fundaci e da Casa de Cultura Jorge Amado, fez um balanço positivo do evento, que reuniu vinte e três cidades do Território Sul. “Foi importante perceber o empenho dos municípios do sul e extremo sul da Bahia em construir políticas públicas sólidas para a cultura, unificando os gestores culturais em torno de objetivos comuns”. Ainda de acordo com Portella, através da descentralização desses debates vem sendo possível construir mais políticas culturais e novos mecanismos de participação popular.
Sobre a Conferência Territorial, prévia para a Conferência Estadual de Cultura, que será realizada em Ilhéus entre os dias 26 e 29 de novembro, Maurício Corso, que também é presidente do FAEG – Sul, destacou o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, do Ministério da Cultura e do Território de Cidadania Litoral sul para o sucesso do evento. “Cada eixo discutido forma instâncias de consolidação das propostas que vão nortear os trabalhos do encontro estadual”, afirmou Corso, que lembrou ainda que delegados dos 417 municípios baianos, mais representantes de outros estados e do governo federal deverão participar do evento. “Durante três dias Ilhéus será a capital baiana da cultura, e além de ser palco de importantes discussões para fortalecer as bases da cultura, vai gerar mais renda para o município, através do grande movimento que é esperado para o período”.
Conferência Territorial – Cerca de quinhentas pessoas estiveram presentes à abertura da Conferência Territorial de Cultura. Dessas, trezentas participaram dos grupos de trabalho para a formação de propostas baseadas nos eixos temáticos “Produção simbólica e diversidade cultural”, “Cultura, cidade e cidadania”, “Cultura e desenvolvimento sustentável”, “Cultura e economia criativa” e “Gestão e institucionalidade da cultura”, que foram discutidos no domingo (25).
Além de Tarciana Portella e Maurício Corso, também compuseram a mesa da solenidade de abertura a vice-reitora da UESC, Adélia Pinheiro; o pró-reitor de Extensão da UESC, Raimundo Bonfim; a superintendente de Cultura do Estado da Bahia, Ângela Andrade; a representante do Colegiado do Território Sul de Cidadania, Angelina Anunciação, presidente da Itabunense de Cultura e Cidadania, Cyro de Matos; representante dos Pontos de Cultura e dos grupos afro-descendentes, Luiz Dantas e a representante das Tribos Indígenas, a Cacique Yacuí.
IV Encontro dos Gideões Missionários da Última Hora acontece de 4 a 8 de novembro em Ilhéus
A Igreja Evangélica Assembléia de Deus, localizada na avenida Canavieiras, em Ilhéus, estará sediando, no período de 4 a 8 de novembro próximo, o IV Encontro dos Gideões Missionários da Última Hora, com reuniões, pela manhã, a partir das 8 horas, e a noite, a partir das 19 horas. Com o tema “Gideões em conquista de almas”, o evento será marcado, entre outras, pela presença de cantores e pregadores regionais, nacionais e internacionais.
Entre os cantores, já estão confirmados os nomes de Alexandre Bernardino (Santa Catarina), Vanilda Bordieri e Valquíria Oliveira (São Paulo). Entre os pregadores, Ev. George Andrade (Suíça), pastores Wanderley Caceliano (São Paulo), Junior Souza (Espírito Santo) e Francisco Assis, Alisson Bernardino, Donizete Amorim e Cisínio Bernardino (Santa Catarina), além dos presbíteros Humberto Apóstolo, Michel Ramos e Vagner Lima (Bahia).