Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ilhéus apresenta dados da Campanha contra Osteoporose

Setrans promove curso para profissionais da JARI e agentes de trânsito em Ilhéus

Ilhéus promove ações preventiva e educativa no Dia do Cirugião-Dentista

Questões de cidadania vão ser discutidas entre estudantes do IME e Faculdade de Ilhéus

Termina dia 30 cadastramento de servidores de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito

Ilhéus sedia Conferência Territorial de Cultura neste final de semana

Ilhéus apresenta dados da Campanha contra Osteoporose

Durante o mês de setembro e parte deste mês, a Prefeitura Municipal promoveu em Ilhéus uma programação intensiva para a detecção da osteoporose, doença crônica caracterizada pela diminuição da massa óssea que atinge pessoas acima de cinquenta anos e, principalmente, do sexo feminino. A I Campanha Municipal de Prevenção a Osteoporose foi deflagrada pelo município em parceria com as secretaria de Saúde e de Assistência Social e Trabalho, e percorreu as principais unidades básicas de saúde e sedes do Programa Saúde da Família (PSF) realizando gratuitamente o diagnóstico precoce da doença.
Na noite do dia 22, o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, apresentou o balanço da campanha, ressaltando a importância da prevenção. A realização do exame, que conta com tecnologia de ponta e indica o diagnóstico em poucos minutos após o ultrassom do calcânio, foi possibilitada graças ao apoio do laboratório farmacêutico internacional Eli Lilly, que disponibilizou a máquina. Além de Ilhéus, as cidades de Guananbi, Caitité, Brumado, Jequié, Vitória da Conquista e Camaçari também realizaram a campanha de prevenção com a máquina trazida pelo laboratório com sede nacional em São Paulo.
Segundo explicou o vice-prefeito, foram realizados em Ilhéus 1.513 exames, que apontaram a manifestação da doença em 122 pessoas. Outro dado do diagnóstico mostrou que 380 pessoas possuem osteopenia – que seria o primeiro passo de evolução para a osteoporose, de acordo com Mário Alexandre. O relatório mostrou ainda que dos exames realizados, 1.011 deram negativo para a presença da doença, o que, para o vice-prefeito, representa a conscientização da população ilheense sobre a importância em manter bons hábitos de saúde e em realizar exercícios regulares que ajudam a prevenir a doença. A diretora da 6ª Dires, Sonilda Melo, lembrou que o tratamento necessário para combater a osteoporose é gratuito e pode ser solicitado, após diagnóstico da doença.
Além das unidades de saúde e PSFs, o exame também foi disponibilizado na sede da Secretaria de Assistência Social durante cadastramento para acesso ao transporte público gratuito de idosos e deficientes. Mário Alexandre considerou ainda que o trabalho integrado entre as secretarias garantiu um resultado bastante positivo “porém, o objetivo do prefeito Newton Lima é que no próximo ano a campanha estenda a disponibilidade do exame para um maior número de pessoas, inclusive para a zona rural”. O representante do laboratório Eli Lilly, Aldanir Lopes Machado, também destacou que a prevenção é a maneira mais eficaz de combater a doença. “Além de possibilitar o exame gratuitamente à população, a campanha também forma novos agentes multiplicadores das ações preventivas que podem ser feitas para evitar a doença”.
Presenças – Estiveram presentes à reunião médicos, os vereadores Alcides kruschewsky, Marcos Flávio, Aldemir Almeida, Tarcísio Paixão, Dinho Gás, a deputada estadual Ângela Sousa e os secretários municipais Paulo Goulart (infra-estrutura e Planejamento), Carlos Freitas (Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito), Sebastião Maciel (Educação), Antônio Olímpio (Meio Ambiente), Augusto Macedo (Assistência Social e Trabalho), além do presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata, Geerdson Ribeiro.

Setrans promove curso para profissionais da JARI e agentes de trânsito em Ilhéus

A Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito promove a partir da próxima segunda-feira (26) o curso de Análise de Recursos de Infração de Trânsito, que acontecerá das 8 às 12 e das 14 às 18h, na Fundação Cultural de Ilhéus. O curso tem como público-alvo os profissionais que trabalharão na analise de recurso de infração, na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jarí). Além disso, todos os agentes de trânsito do município também participarão do treinamento, que, de acordo com o secretário da pasta, Carlos Freitas, é qualificar o agente para o preenchimento correto, evitar abuso de poder e/ou o descumprimento das notificações e multas.
O curso será proferido pelo representante do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), José Lélis, e faz parte de uma política de educação para o transito, implantada através da Gerência de Educação para o trânsito, no sentido de educar e estimular os agentes a prestar um serviço de qualidade à comunidade. A capacitação prossegue até a quarta-feira (28) e os participantes receberão certificado de conclusão, bem como o material do curso. As inscrições podem ser feitas no próprio local do curso.

Ilhéus promove ações preventiva e educativa no Dia do Cirugião-Dentista

Como parte da programação do Dia do Cirurgião-Dentista e do Dia Nacional de Saúde Bucal que são comemorados oficialmente no dia 25 deste mês, a Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Saúde, realizou esta semana ações preventiva e educativa. Na praça J. J. Seabra, o departamento de Saúde Bucal disponibilizou unidades móveis que fizeram, nos dois turnos, atendimentos descentralizados que contaram com serviços coordenados por equipes formadas por odontólogos e auxiliares.

Outra ação da Secretaria de Saúde é a instituição da Semana de Saúde Bucal, que, em parceria com a secretaria municipal de Educação, irá promover concurso de redação dirigido a alunos do ensino fundamental I e II. O tema central será “Saúde bucal para todos”, sendo premiados o primeiro, segundo e terceiro colocados.

A secretária Marleide Figueiredo explica que o concurso de redação visa levar conhecimento do aprendizado desses alunos com os atendimentos realizados nas escolas públicas, creches, através do consultório portátil, criado na atual administração. “O projeto foi elaborado pelo diretor do departamento de Saúde Bucal, Carlos Ocké, que tomou a iniciativa de instituí-lo juntamente com o secretário Sebastião Maciel, sempre com o apoio do prefeito Newton Lima”.

Carlos Ocké diz que a atual administração tem procurado valorizar cada vez mais o profissional odontólogo. “A odontologia praticada no século XVI utilizava técnicas extremamente rudimentares, instrumentos inadequados e quase não havia métodos de higiene. Anestesia, nem pensar. Até que, em 25 de outubro de 1884, foi assinado o decreto 9.311 que criou o primeiro curso de graduação de odontologia no Brasil para os estados do Rio de Janeiro e Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou 25 de outubro o dia oficial para comemorar o Dia Cirurgião-Dentista e Dia Nacional de Saúde Bucal”.

Questões de cidadania vão ser discutidas entre estudantes do IME e Faculdade de Ilhéus

Com o objetivo de levar universitários a compartilhar com alunos do ensino fundamental II conhecimentos necessários à defesa de direitos da cidadania, estudantes do terceiro semestre noturno do curso de direito da Faculdade de Ilhéus apresentam de forma interdisciplinar questões ligadas à cidadania derivadas de princípios constitucionais, a exemplo de paternidade responsável, estatuto dos idosos, bolsa família, violência escolar (bulling) e acesso à justiça.

A diretora do IME, Lidiney Campos, diz que as ações são dirigidas aos alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (Eja) do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne. Participam da aula todos os professores, funcionários e pedagogos do turno noturno. Foram ainda convidados o secretário de Educação, Sebastião Maciel, e a professora Josair Anunciação, coordenadora do Eja. O evento acontece dia 26 deste mês, a partir das 19 horas.

Termina dia 30 cadastramento de servidores de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito

Servidores públicos municipais lotados na Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito de Ilhéus têm até o próximo dia 30 para realizar o recadastramento promovido pela Prefeitura de Ilhéus visando possibilitar ao município uma visão mais ampla do seu quadro funcional, buscando atender às necessidades da administração pública, no que tange a redistribuição de funcionários. O recadastramento vem sendo realizado, das 8h às 12h e das 14h às 18h no prédio onde funciona a Biblioteca e o Arquivo Municipal. Depois dos servidores da secretaria de Educação é a vez dos servidores da Controladoria Geral, Gabinete, e das secretarias da Fazenda e de Turismo, do dia 3 a 6 de novembro.

De acordo com o chefe da comissão responsável pelo recadastramento dos funcionários, Jorge Bahia, chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhéus, “os servidores que não compareceram dentro do prazo estipulado podem ficar fora da folha de pagamento”. O recadastramento geral dos servidores será realizado dentro de um prazo de 90 dias, a contar da data de publicação do decreto 085/2009 de 24 de agosto deste ano que designa comissão responsável pelo recadastro. Já os dias 09 a 13 serão voltados para os servidores lotados na Procuradoria Geral e Trabalhista, e nas secretarias de Assistência Social e Trabalho, de Meio Ambiente e da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).

Ainda no mês de novembro, de 16 a 20, os funcionários lotados nas secretarias de Administração, Governo e Fundação Cultural de Ilhéus realizam o procedimento. Já entre os dias 23 a 27 de novembro é a vez dos servidores das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Infraestrutura, Agricultura, Pesca e Interior, e Esporte e Cidadania. Para realizar o recadastramento é necessário apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, número do PIS/PASEP, carteira de trabalho (CTPS), comprovante de residência com prazo equivalente a 90 dias, último contra-cheque e certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos. O recadastramento é restrito apenas para os servidores considerados inativos (aposentados e pensionistas).

Ilhéus sedia Conferência Territorial de Cultura neste final de semana

O auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) será palco neste final de semana (24 e 25) da Conferência Territorial de Cultura, promovida pelo Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul do Estado (Faegsul), entidade que agrega 27 municípios. A abertura solene, que contará com a presença de diversas autoridades e com a participação do Coral de Marisqueiras e Pescadores da Ilha de Atalaia (Canavieiras), está programada para às 15 horas de amanhã.

Logo após a solenidade de abertura, haverá um “Diálogo com a Secult (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia)” e o “Encerramento”, com apresentação do Grupo Dilazenze. No domingo, 25, a programação contempla “Café da Manhã”, às 8 horas; e “Divisão dos Grupos de Trabalho por Cinco Eixos Temáticos”, a partir das 8h30min, no 1º andar do Pavilhão Jorge Amado. Os temas serão os seguintes: “Produção simbólica e diversidade cultural”, “Cultura, cidade e cidadania”, “Cultura e desenvolvimento sustentável”, “Cultura e economia criativa” e “Gestão e institucionalidade da cultura”. O encerramento da Conferência está previsto para às 17 horas, com apresentação cultural do Grupo Mandala, do município de Itajuípe.

O presidente da Faegsul e da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, lembra que essa é a única conferência territorial da Bahia que contará com a presença do Ministério da Cultura (Minc). “Como uma deferência especial, o evento será prestigiado pela diretora regional do Minc Nordeste, Tarsiana Portela”, completa Corso, lembrando que Ilhéus estará sediando pela primeira vez, no período de 26 a 29 de novembro, no Centro de Convenções, a Conferência Estadual de Cultura. “Já a Conferência Nacional está programada para acontecer de 11 a 14 de março, em Brasília”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *