Trabalhadores das maiores indústrias moageiras de cacau do mundo estarão reunidos em Amsterdam, na Holanda, para um encontro internacional que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro. O evento tem a finalidade de criar um espaço para troca de informações entre os trabalhadores das transnacionais.
Representando o Sul da Bahia, estarão embarcando no próximo sábado, 24, o presidente do Sindicacau, Luiz Fernandes Ferreira Andrade, Wilson Carlos Teles, da Delfi Cacau, em Itabuna, Ailton de Santana Lima, da Cargill Cacau e Joilson Veloso Rodrigues, pela Barry Callebaut. Também participarão do evento, os trabalhadores holandeses da Dutch Cocoa, Adm Cocoa e Cargill Cocoa.
O encontro será ministrado por Sérgio Bertoni, membro do Tie Brasil, uma rede internacional de trabalhadores, sindicatos e semelhantes, a fim de promover o debate sobre ações e estratégias sindicais e reforçar a criação de alternativas que permitam a transformação sócio-econômica. A viagem está sendo financiada pelos sindicatos da Holanda, e os representantes locais retornarão para Ilhéus no dia 31 de outubro.