A importância do Pólo de Informática de Ilhéus na construção de um novo modelo sócio-econômico para o sul da Bahia foi destacada pelas autoridades que participaram nesta quarta-feira (21) da abertura solene da InfoIlhéus 2009, que reuniu no Centro de Convenções mais de 2.500 pessoas interessadas em inovação tecnológica.
A InfoIlhéus – que já é um dos um dos maiores eventos na área de Informática do Norte e Nordeste do país – foi aberta pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares (Sinec), Gentil Pires, que destacou a contribuição do setor em importantes e decisivas transformações que a região conquistou na última década.
“Por causa do Pólo novos cursos foram implantados na Universidade Estadual de Santa Cruz, novas faculdades particulares se instalaram na região, empresas de serviço, transporte e embalagens se estabeleceram e passamos a investir em pesquisas para desenvolvimento tecnológico. Tudo isso contribuiu para a criação de uma nova cultura regional”, assegurou.
Gentil Pires ainda destacou que esta evolução só foi possível de acontecer graças ao espírito empreendedor de pessoas que investiram na modernização de suas unidades fabris. O presidente do Sinec também falou sobre a consistência do Pólo de Informática de Ilhéus “que tem problemas mas, apesar da crise mundial, sobrevivue e consegue, gradativamente, recompor níveis de produção que o posicionam entre os mais importantes do Brasil”. Em Ilhéus são produzidos 12 por cento dos computadores nacionais.
O presidente do Sinec também lembrou das novas iniciativas que vêm sendo planejadas pelos governos estadual e federal para ampliar ainda mais as perspectivas sociais e econômicas do sul da Bahia. A implantação do Complexo Intermodal Porto Sul foi destacada como elemento importante na consolidação de novas vocações econômicas para Ilhéus e toda região. “Estas novas oportunidades que serão implantadas servirão com alavanca de desenvolvimento”, ressaltou Gentil Pires.
A abertura oficial também contou com a presença do secretário municipal DCE Indústria e Comércio, Alfredo Dantas Landim (representando o prefeito Newton Lima); o presidente da Câmara de Ilhéus, Jailson Nascimento; representando o Ministério da Ciência e Tecnologia, Roberto Belisário; representando o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ajalmar Gusmão; Paulo Roberto Guimarães e Adhivan Furtado, respectivamente, superintendentes de Indústria e de Comércio do Estado da Bahia, Max Muniz, representando a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), além de outras autoridades.
Após a solenidade, o público pôde assistir à uma palestra de quase duas horas com um dos maiores ídolos do esporte brasileiro de todos os tempos: o ex-jogador de basquete, Oscar Schmidt. Ele falou sobre como usar a obstinação para vencer os obstáculos da vida com base em cinco valores importantes: visão, decisão, time, obstinação e paixão. O ídolo brasileiro foi aplaudido de pé por um entusiasmado público formado por jovens e empresários.
A InfoIlhéus prossegue nesta quinta (22) e sexta-feira (23) com mais palestras, contatos e importantes negócios do mercado de componentes e equipamentos eletrônicos. “Com essa troca de informações e conteúdos, inserimos os produtos do Pólo de Informática de Ilhéus no contexto da produção nacional por que passamos a mostrar a nossa cara”, explica Gentil, acrescentando que o interesse das multinacionais que participam é exatamente esse. “Uma multinacional não fornece seu componente para quem não está preparado para utilizá-lo. Isso é fato. Demonstra que as nossas empresas estão efetivamente dentro de um padrão que pode ser considerado mundial”, completa.