Na sessão plenária da Câmara Municipal de Ilhéus desta quarta feira, dia 14, o vereador Marcos Flávio abordou um problema que vem se prolongando: a propagada, porém inconclusa volta dos vôos noturnos ao aeroporto de Ilhéus. O vereador disse ser a situação inaceitável. “Depois de alguns prazos prorrogados a última data anunciada seria neste dia 15 de outubro, e até agora nenhuma comunicação do Governo do Estado ou do Ministério da Defesa à Infraero. Essa condição causa instabilidade e transtorno àqueles que têm no aeroporto principal apoio às suas atividades, como o Pólo de informática de Ilhéus” disse Marcos Flávio.
“É inaceitável que produtos aqui produzidos tenham como via de saída o aeroporto de Porto Seguro, pois o frete cobrado pelo transporte rodoviário até aquela cidade encarece os produtos, que ainda sofrem com as quebras, por terem componentes delicados. Além disso, os setores do trade turístico agonizam com essa situação” completou o vereador.
O próprio Ministério da Defesa já havia anunciado que em outubro deste ano os vôos por instrumentos, no período noturno, voltariam a integrar o quadro da programação do Aeroporto Jorge Amado. A medida chegou a ser anunciada pelo secretário nacional de Aviação Civil, brigadeiro Jorge Godinho, em reunião com governantes estaduais, municipais e com as companhias aéreas GOL e TAM.