Mostra Cultural do CAPS visa diminuir preconceito contra o doente mental

Artigos em artesanato, pinturas, acessórios pessoais e artigos para casa fizeram parte dos objetos expostos na I Mostra Cultural da Região Cacacaueira, evento promovido Centro Psicossocial (CAPS) durante todo o dia desta quinta-feira (08) no Estádio Mário Pessoa. O evento contou com a participação de mais de quatrocentas pessoas, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e por usuários dos CAPS das cidades de Ilhéus, Una, Camacã, Uruçuca, Ibicaraí e Canavieiras. A secretária Municipal de Saúde, Marleide Figueiredo também prestigiou o evento.

Além de apresentar à comunidade os trabalhos produzidos nas oficinas terapêuticas pelos usuários dos CAPS desses municípios, a Mostra fez parte das comemorações pelo Dia Mundial da Saúde Mental, que acontece no dia 10 de outubro. Para a coordenadora do CAPS em Ilhéus, Simone Pitágoras, o evento foi também uma ótima oportunidade para divulgar as novidades nas atividades terapêuticas para os transtornos mentais. “A Mostra já é considerada um grande momento de intercâmbio entre profissionais da área e os usuários desses serviços, e também possibilita a troca de experiências e a melhoria do serviço prestado na região”.

Palestras, Recital de poesias e apresentações da artista e cordelista Janete Lainha, escolha da “Mais Bela do CAPS” e concurso para a escolha do melhor traje artesanal, feito com materiais reciclados também integraram as atividades do dia. Durante o evento, Simone Pitágoras lembrou ainda que esses eventos também ajudam a comunidade a conhecer melhor o trabalho realizado pelo centro. “Basta que a população esteja aberta às diferenças para ajudar a diminuir o preconceito com relação à doença mental e desmitificar a loucura”. Ainda de acordo com a coordenadora do CAPS de Ilhéus as próximas edições do evento irão acontecer entre as cidades que participaram dessa primeira edição, “como forma de estimular os usuários a levar seus trabalhos a outros lugares”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *