Comunidade de Itacaré avalia projeto de novo empreendimento imobiliário

A sociedade civil organizada e poder público de Itacaré foram convidados para participar de uma audiência pública a fim de avaliar o projeto do empreendimento imobiliário previsto para a Vila Conduru. A reunião aconteceu na última quarta-feira (30), no Sítio Paraíso, contando com a participação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), técnicos responsáveis pelos estudos ambientais e representantes do empreendedor. Também estiveram presentes membros do conselho gestor do Parque da Serra do Conduru e de instituições ambientais de Ilhéus e Uruçuca.
A audiência pública faz parte do processo de Licença de Localização (LL) do Condomínio Residencial Villa Conduru. Pela manhã, a equipe do IMA apresentou as etapas de como deve ser feito o processo de licenciamento ambiental. Os trabalhos foram coordenados por Dirceu Martins, em conjunto com as técnicas Sandra Lacerda, Quize Maia, Maria Auxiliadora Ribeiro, Dora Campos e Lolita Garrido.

Após a explanação dos representantes do Instituto do Meio Ambiente, houve palestra sobre o projeto imobiliário, ministrada pelo membro da equipe projetista PMA, Marcelo Monteiro. Os técnicos da empresa que efetuou os estudos ambientais, PLANARQ, Paulo Gonzalez e Silvana Moraes, também falaram sobre as pesquisas efetuadas na área escolhida para o novo condomínio. A audiência contou ainda com a fala de Ivan Euller, em nome da empresa imobiliária.
Durante o período da tarde, o público foi divido em grupos e responderam formulários distribuídos pelo Instituto do Meio Ambiente, com questões relativas à viabilidade do empreendimento imobiliário. Ao final, cada equipe elegeu um relator para apresentação das respostas e sugestões. Os participantes questionaram a viabilidade do Condomínio e os possíveis impactos positivos e negativos. Considerado de baixa densidade, o projeto é que sejam construídas 39 residências e 10 bangalôs em uma área de 43 hectares, na Vila Conduru. A expectativa é que, na alta estação, sejam gerados até 200 empregos.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, também participou da audiência pública e, no seu pronunciamento, afirmou que todo empreendimento traz benefícios e impactos. “Nosso município necessita de empresas que gerem emprego e contribuam financeiramente através da arrecadação de impostos. Mas é preciso debater com seriedade a responsabilidade social e ambiental da iniciativa”, disse.
Além do prefeito de Itacaré, demais representantes da administração municipal participaram dos debates. Estiveram presentes o vice-prefeito, Rosival Bispo; as secretárias de Turismo, Diana Quadros, e de Desenvolvimento Urbano, Ana Guerra; além dos diretores de Turismo Rural, Dalmo Marques, e de Meio Ambiente, Luciano Leal.

Católicos de Itacaré celebram dia do padroeiro São Miguel Arcanjo

A comunidade católica de Itacaré esteve em festa na última terça-feira (29), quando foi celebrado o dia do padroeiro da cidade, São Miguel Arcanjo. Pela manhã, às 5 horas, a alvorada de fogos anunciou a abertura das comemorações, com a presença da Filarmônica de São Miguel. Mais tarde, foi celebrada a missa das intenções às 7 horas e missa solene às 10 horas, presidida pelo vigário geral da Diocese, Padre Edmilson, representando o Bispo Dom Mauro Montagnoli.
As homenagens a São Miguel Arcanjo, que contaram com o apoio da Prefeitura de Itacaré, prosseguiram durante a tarde, com procissão pelas ruas do Centro e bênção do Santíssimo, às 16 horas. Durante a procissão, foi carregada a imagem do santo, datada de 1703. De acordo com o padre Eliseu Santos, a comemoração do dia do padroeiro é uma manifestação da fé católica e integra o patrimônio religioso e cultural do município.
O padroeiro de Itacaré foi instituído ainda no período colonial, quando o povoado foi batizado de São Miguel da Barra do Rio de Contas, com a construção da capela de São Miguel Arcanjo pelo jesuíta Luis da Grã, em 1720. Em 1723, foi erguida a atual Igreja Matriz, que abriga a imagem original trazida pelos colonos portugueses. O santo, cujo nome significa “quem é como Deus?”, é considerado o chefe dos exércitos celestiais, anjo do arrependimento e da justiça.
A próxima festa católica de Itacaré começa nesta quinta-feira (1º) às 19 horas, com as homenagens dos pescadores da Colônia Z-18 ao seu padroeiro, São Francisco. O ponto alto das comemorações será no domingo, com a realização de procissões terrestre e marítima, a partir das 14 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *