Evento para idosos inclui palestra sobre DST

Em plena Semana do Idoso, o Centro de Referência DST AIDS de Ilhéus adverte para os riscos de contágio das doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre a população acima dos 50 anos, a faixa etária em que a incidência da AIDS mais cresce no país. Com a finalidade de esclarecer algumas dúvidas e alertar o público para a necessidade da prevenção contra estas doenças, a enfermeira Daniele Serafim realizou uma palestra na última quarta-feira (30), no auditório da Justiça Federal de Ilhéus. O evento foi coordenado por Gisele D’angela, do Programa de Saúde do Idoso, com o apoio de Marleide Fegueiredo, secretária municipal de Saúde.

O aumento da expectativa de vida da população brasileira requer uma atenção maior ao público da terceira idade. Entre os principais pontos da palestra, Daniele destacou o aumento do número de diagnósticos positivos de HIV entre estes pacientes que, segundo o último Boletim Epidemiológico emitido pelo Ministério da Saúde, aumentou em 130% os casos de AIDS entre os homens e 396% entre as mulheres. A principal forma de contágio é através da relação sexual sem o uso do preservativo. Até o ano de 2008, houve quase 50 mil incidências da doença entre a população idosa.

Nair Araújo (67), que estava no público da palestra, ficou surpresa com os dados apresentados e afirmou que “na terceira idade, a gente pensa que está isento de pegar doenças sexualmente transmissíveis porque geralmente temos parceiros fixos. Mas corremos o riso de pegar dos parceiros, na manicure. Essa palestra foi boa porque abriu mais a nossa mente; muita gente ainda precisa de esclarecimentos”.

A enfermeira também lembrou que “o Brasil é um dos poucos países que oferece tratamentos gratuitos de excelência, mas melhor do que ficar doente é você se previnir”. Por isso, em Ilhéus, qualquer pessoa pode buscar assistência no Centro de Referência DST AIDS, localizado na avenida Canavieiras, antigo Sesp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *