Prefeitura Municipal de Ilhéus

Campanha contra homofobia foi foco da 5ª Parada Gay de Ilhéus

Crie lembra Dia Nacional do Surdo com atividades em Ilhéus

Semana do Trânsito é comemorada em Ilhéus com várias atividades educativas

Ilhéus realiza torneio de futebol entre escolinhas no Dia da Criança


Campanha contra homofobia foi foco da 5ª Parada Gay de Ilhéus

Chamar a atenção da população contra a homofobia e para importância do uso do preservativo e dos testes para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS, foram as principais sinalizações feitas durante a realização da 5ª Parada Gay da Diversidade de Ilhéus, que aconteceu neste domingo (27) tendo como palco a Avenida Soares Lopes. Este ano, o tema escolhido para encabeçar a campanha contra a homofobia foi “Que Seja Amor Então”. Outras duas campanhas ‘Fique Sabendo’ e ‘Homofobia Criminalização já!’ também fazem parte do planejamento de combate ao Preconceito e discriminação aos LGBT em Ilhéus.

Assim como nas demais edições, um grande público prestigiou o evento, que contou com a participação de trios elétricos e apresentações de gogo-boys e gogo-girls. O evento foi promovido pelo Grupo Eros, que é um dos representantes do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) na região também contou com a presença da equipe da DST/AIDS que durante a parada distribuiu camisinhas e materiais informativos. Uma infra-estrutura formada por barracas e banheiros químicos garantiu que o público pudesse conferir o evento com comodidade. Além da presença já consagrada do público LGBT, muitas famílias fizeram do evento um momento de lazer e descontração.

Este ano, outros dois importantes eventos integraram a campanha contra homofobia promovida pelo grupo Eros. No dia 25 de setembro foi realizada a 2ª Mostra de Prevenção, no CTA itinerante da CM/DST/HIV de Ilhéus, onde foram realizados testes rápidos das 10h às 14h, na praça J.J SEABRA. O evento também contou com palco cultural para apresentações de transformistas, Dreg Queen’s e de grupo de danças da cidade, que abordarão temáticas voltadas para ajudar a esclarecer ao público a importância da auto-estima e o respeito à diversidade humana. Outro evento da programação pré-parada Gay aconteceu no sábado (26) durante a 3ª Parada Mix, na boate Kalua, zona sul.

A realização da 5ª Parada Gay de Ilhéus e 2ª Mostra de Prevenção conta com o apoio do Ministério da Saúde, Programa Nacional de DST e AIDS, Nações Unidas, UNODC, Coordenações Estadual e Municipal de DST/HIV/AIDS, Prefeitura Municipal de Ilhéus, ABGLT, Grupo Gay da Bahia (GGB), DETRAN, SETRANS e 2º BPM de Ilhéus.

Crie lembra Dia Nacional do Surdo com atividades em Ilhéus

Portadores de deficiência auditiva, familiares e profissionais de educação participaram na última sexta-feira (25) de programação voltada para comemorar, em Ilhéus, o Dia Nacional do Surdo, lembrado no dia 26 de setembro em todo o país. O evento integra diversas ações promovidas pelo Centro de Referência em Inclusão Escolar (Crie) realizadas durante toda a semana a fim de intensificar os canais de comunicação e informação com a população em geral, e principalmente com as famílias de deficientes auditivos, que muitas vezes desconhecem os direitos e benefícios destes cidadãos.

Outro objetivo da campanha lançada pelo Crie foi o de fortalecer a idéia de que nem sempre a deficiência auditiva está diretamente ligada a mudez e para isso a campanha utilizou como tema “Surdo-mudo, apague esta idéia”. Ligado à Secretaria Municipal de Educação, o CRIE vem há oito anos realizando trabalho de acompanhamento com cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino. Destes alunos, trinta são deficientes auditivos. Por meio de uma equipe formada por 20 profissionais, eles são beneficiados com atendimentos psicológicos, psicopedagógicos, salas de apoio de déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual.

Na opinião de uma das integrantes da equipe do Crie, a professora Cristiane de Almeida a iniciativa visa melhorar o índice de inclusão de novos alunos, “já que muitas pessoas passam a conhecer ainda mais as atividades desenvolvidas pelo centro e acabam realizando o trabalho de agentes multiplicadores”. Durante toda a sexta-feira (25) em stand localizado na Praça JJ. SEABRA profissionais do CRIE realizaram orientações e palestras sobre a deficiência auditiva e também sobre os demais serviços oferecidos pelo centro, inclusive com a presença de uma tradutora de línguas. Pela manhã o público participou de palestra sobre dos direitos sociais dos surdos, enfatizando o acesso dessa parcela da população à aposentadoria e ao passe-livre.

Pela parte da tarde, o enfoque da palestra foi o implante Coclear, procedimento que possibilita aos pacientes, em casos específicos, ter acesso a um aparelho que auxilia na melhora da recepção do som. Mostra de vídeos sobre surdez e de materiais produzidos pelos alunos do centro, bem como a distribuição de material informativo trazendo o alfabeto manual da Língua brasileira de sinais (Libras) também fizeram parte da programação do último dia do evento. Alunos da Escola Rotary Renato Leite da Silveira, que também possui uma sala exclusiva para deficientes auditivos, também participaram das atividades, que contaram ainda com o apoio do Lions Clube Pontal.

Semana do Trânsito é comemorada em Ilhéus com várias atividades educativas

Inúmeras atividades marcaram a Semana Nacional do Trânsito em Ilhéus, realizada no período de 18 a 25 deste mês pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito. Durante este período, foram ministradas palestras educativas em quarenta escolas públicas e particulares da cidade, apresentada uma mostra de vídeos em estande montado nas proximidades da praça J. J. Seabra, e promovidas diversas blitzen com o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade de uma conduta preventiva no trânsito.

O coordenador de Educação para o Trânsito, Valério Bonfim, enfatiza que essas atividades educativas já vêm acontecendo desde o início do ano e que deverão ter continuidade. Uma delas, segundo ele, é o oferecimento de cursos para condutores visando à ‘Atualização em Legislação de Trânsito’. A iniciativa já beneficiou motoristas da Prefeitura de Ilhéus e condutores de veículos escolares. “A idéia, agora, é favorecer motoristas de táxi, de ônibus e de moto-entrega”, acrescenta Valério Bonfim.

No último dia 16, um importante passo foi dado para a municipalização do trânsito na cidade com a publicação no Diário Oficial da Bahia do decreto 20.083 que estabelece convênio entre o Detran (Departamento Nacional do Trânsito) e o Município de Ilhéus. Com o convênio, a Setrans terá acesso irrestrito ao banco de dados do Detran visando o intercâmbio de informações, a identificação dos veículos e de seus proprietários com o objetivo de efetuar notificações e iniciar a aplicação de multas. “Todos os recursos arrecadados com essa nova gestão serão investidos no próprio trânsito de Ilhéus, seja nas sinalizações, seja na qualidade das vias, seja na própria educação”, diz o secretário de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito, Carlos Freitas.

Ilhéus realiza torneio de futebol entre escolinhas no Dia da Criança

Proporcionar lazer e entretenimento entre os jovens e estimular os pais a incentivar seus filhos a praticar atividades esportivas. Estes são alguns dos principais objetivos do primeiro torneio de futebol entre as escolinhas de Ilhéus que acontece dia 12 de outubro, a partir das 8 horas, no estádio Mário Pessoa. Coordenado pela Secretaria de Esporte e Cidadania, com o apoio da Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), o evento envolve crianças, jovens, adultos e grupos de terceira idade e é aberto à comunidade.

A organização do evento diz que em comemoração ao Dia da Criança serão sorteados brindes e os atletas classificados contemplados com troféus. Uma infra-estrutura será montada no espaço contando com plantão de equipe de saúde formada por médico, enfermeiros e ambulância, serviço de proteção ao menor, linhas regulares de transporte coletivo com ordenamento no trânsito nas proximidades do estádio e apoio da polícia militar e guarda municipal.

Em paralelo acontecem ações voltadas para campanhas sobre reciclagem de lixo, proliferação da dengue e preservação do meio ambiente e oficinas de brinquedos e de fantoches. No âmbito do projeto serão distribuídas cartilhas ecológicas (com enfoque para fabricação de sabão caseiro, aproveitando óleo de cozinha), folders, realização de palestras e outras ações conscientizadoras.

Inscrição – Os dirigentes das escolinhas de futebol podem fazer a inscrição na Secretaria de Esporte e Cidadania, situada no 5º andar do Anexo de Secretarias, rua Santos Dumont, centro, enquanto os coordenadores da zona sul devem se dirigir à sede da Maramata, no bairro Nova Brasília, prolongamento da avenida Lomanto Júnior. No estádio Mário Pessoa será reservado espaço para a venda de lanches, a exemplo de cachorro-quente, churrasquinhos, pipocas, doces, dentre outros produtos sem cobrança de taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *