Há 69 dias, em um encontro entre o presidente Lula e o governador Jaques Wagner, foram discutidas providências para o aeroporto Jorge Amado em Ilhéus, dentre as quais ficou determinado que a partir do dia 1°outubro o aeroporto voltaria a operar com o uso de aparelhos, possibilitando a volta de voos noturnos. Desde então, o programa O Tabuleiro faz diariamente uma contagem regressiva, esperando ansiosamente que o Jorge Amado possa voltar a funcionar a todo o vapor, e assim movimentar o turismo, a economia e o comércio regional.
Em um encontro ocorrido nesta segunda-feira (28), em Brasília entre o governador Jaques Wagner e o presidente da Infraero, Murilo Barboza, que informou que continua mantida a data de outubro para a liberação dos vôos noturnos no Jorge Amado.
Também foi discutida nesta reunião, que contou com a participação da secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon, a construção do novo aeroporto Internacional de Ilhéus. O valor da obra está estimado entre R$ 150 e R$ 200 milhões, o projeto executivo está em fase de elaboração.