5ª Parada Gay de Ilhéus acontece neste domingo, dia 27 de setembro
Ações sustentáveis são foco da I Conferência de Saúde Ambiental
Centro da cidade e Litorânea Norte são novos roteiros da Operação Tapa-buracos em Ilhéus
Mais de 300 crianças participaram da III Primavera dos Museus em Ilhéus
5ª Parada Gay de Ilhéus acontece neste domingo, dia 27 de setembro
A 5ª Parada Gay da Diversidade de Ilhéus acontece neste domingo, dia 27 de setembro, a partir do meio-dia, com concentração inicial programada para a praça Castro Alves, na avenida Soares Lopes. Este ano, o tema escolhido para encabeçar a campanha contra a homofobia (que acaba gerando o preconceito e a discriminação) é “Que Seja Amor Então”. Segundo Waltécio Costa, presidente do Grupo Eros, responsável pela realização da campanha em Ilhéus, lembra que o movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros) aproveita a parada gay para chamar a atenção para a importância dos testes de detecção da AIDS e da utilização de preservativos.
Waltécio Costa afirma que a estimativa é que 65 mil pessoas compareçam à Avenida para prestigiar a Parada Gay de Ilhéus, que contará mais uma vez com a participação de gogo-gays e gogo-girls. A realização do evento conta com o apoio do Ministério da Saúde, Programa Nacional de DST e AIDS, Nações Unidas, UNODC, Coordenações Estadual e Municipal de DST/HIV/AIDS, Prefeitura Municipal de Ilhéus, ABGLT, Grupo Gay da Bahia (GGB), Detran, Setrans e II Batalhão de Polícia Militar.
Ações sustentáveis são foco da I Conferência de Saúde Ambiental
O debate sobre os três eixos que norteiam o tema “A Saúde Ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis” da I Conferência Municipal de Saúde Ambiental foi o foco do segundo e último dia do evento, que acontece nesta sexta-feira (25) no auditório do Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP). Na noite de quinta-feira (24) autoridades, profissionais de saúde e de meio ambiente, bem como o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participaram da solenidade de abertura da conferência no Teatro Municipal de Ilhéus.
Além de considerar um importante passo para consolidar políticas públicas voltadas para atender os anseios da população e garantir a manutenção do desenvolvimento sustentável, o prefeito Newton Lima afirmou, durante discurso de abertura, que “todos devem estar preocupados em buscar discutir e praticar ações socialmente sustentáveis, pois elas é que serão responsáveis pelos rumos da vida humana”. Entre as autoridades que se fizeram presentes à mesa, estavam ainda o presidente da Câmara de Vereadores, Jaílson Nascimento, os secretários Antônio Olímpio (Meio Ambiente) e Marleide Figueiredo (Saúde), além de representantes do Conselho Municipal de Saúde, Instituto Floresta Viva, Sindicato dos Estivadores, entre outros.
Um dos convidados da noite e palestrante da conferência magna, o doutor em Direito Ambiental, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e promotor público estadual, Dr. Heron José Santana Gordilho, reforçou a necessidade de ampliar as discussões sobre sustentabilidade para além da cidade e formar mais agentes multiplicadores dessas idéias, que serão diretamente responsáveis pela qualidade de vida da população. “Neste sentido, toda a população ocupa um papel primordial no sentido de praticar e também de fiscalizar”.
Já na quinta-feira (25) os conferencistas retornaram à discussão dos eixos temáticos que são o foco da conferência: “Desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta”, ministrado pela mestra em Desenvolvimento Regional e meio Ambiente, Prof. Eliana Albuquerque; “Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios”, pelo engenheiro agrônomo, Prof. Milton Ferreira e “Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis”, a ser proferido pela vice-diretora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro.
A mesa redonda das plenárias temáticas foi mediada pela socióloga e doutora em educação, Prof. Maria Isabel Lopes, e para auxiliar no debate dos três eixos foram convidados o engenheiro agrônomo e secretário executivo do Instituto Floresta Viva, Rui Rocha, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, o empresário Alfredo Landim. Pela tarde, os trabalhos recomeçam com a discussão das plenárias temáticas e apresentação de relatórios com principais resultados dos três eixos que foram debatidos. As atividades da conferência serão encerradas com a aprovação do relatório final.
Centro da cidade e Litorânea Norte são novos roteiros da Operação Tapa-buracos em Ilhéus
Em nova etapa, a Operação Tapa-buracos em Ilhéus vem beneficiando várias ruas, avenidas e transversais da cidade. Somente para esta etapa, a Prefeitura Municipal já utilizou cento e setenta das duzentos e trinta toneladas de asfalto que estão sendo disponibilizadas para melhorar a qualidade do tráfego de veículos e pedestres nas vidas de Ilhéus. Esta semana, todo o trecho da Avenida Dois de Julho foi concluído e a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito, responsável pela operação, já iniciou uma frente de trabalho na Praça Dom Eduardo e na Avenida Soares Lopes, que logo depois segue para a Avenida Litorânea Norte e São Miguel.
Em outro ponto da cidade, mais uma equipe da secretaria vem concluindo os serviços de melhoria nas vias. No Condomínio Nova Esperança, tanto a ladeira que dá acesso ao local, como a rotatória estão recebendo os últimos reparos, após recuperação de paralelos e de ‘bocas de lobo’, reparação de meio-fio, entre outros serviços. Esta semana foi concluída a operação no Centro Social Urbano (CSU), e outros locais como as avenidas Esperança, Princesa Isabel e Canavieiras, e as ruas Joana D’ark, Maria Quitéria e Praça Cairu, no centro, também já foram contempladas com esta ação.
A Operação Tapa-buracos foi iniciada pela atual gestão no dia 28 de julho deste ano, e de acordo com o secretário da pasta, Carlos Freitas, já beneficiou mais de 80% das vias da cidade. “Nosso objetivo é completar esta nova fase até o fim de outubro, e depois iniciar a manutenção das vias, que por ventura, vierem a necessitar de uma nova melhoria”. Ainda de acordo com o secretário para toda a operação serão disponibilizados um total de dois mil oitocentos e cinquenta toneladas de asfalto, que fazem parte de uma importante parceria celebrada com a Prefeitura de Itabuna, que, através de um convênio de cooperação técnica, está comercializando as horas ociosas de sua usina asfáltica.
Praças – Além da operação tapa-buracos, a Prefeitura também vem intensificando a reforma de praças públicas, a exemplo da localizada no CSU. Já a praça Santa Rita, na Conquista, e a São João, no Pontal, se encontram em fase de conclusão. Outra praça que também vem sendo recuperada é a localizada na Rua Santarém. Ainda de acordo com o secretário Carlos Freitas, “à medida que as ações da Operação Tapa-buracos avançam é possível identificar se existe a necessidade de realizar outros serviços, como os que vêm sendo realizados nas praças”.
Mais de 300 crianças participaram da III Primavera dos Museus em Ilhéus
Mais de trezentas crianças participaram da III Primavera dos Museus, evento realizado ontem (24) e hoje (25) pelo Museu do Mar e da Capitania, em parceria com a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). A iniciativa, que envolveu alunos de 5 a 10 anos oriundos de escolas das redes pública e particular de ensino, aconteceu no campus da Maramata, localizada no bairro Nova Brasília, zona sul da cidade. Já o encerramento foi realizado com a presença de um grupo da Melhor Idade, que participou de uma caminhada, oficina e uma visita ao Museu do Mar e da Capitania.
O diretor-presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro da Silva, chama atenção para o fato de que a iniciativa deu um enfoque especial para a cultura como um instrumento de valorização da diversidade cultural, de fortalecimento da identidade comunitária, de formação de uma consciência cidadã, de ampliação do espaço de atuação dos indivíduos na sociedade e de promoção prioritária dos direitos humanos.
Por sua vez, a chefe do Museu do Mar e da Capitania, Érika Silva, informou que o evento foi aberto ontem às 8h30min, com a apresentação da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata. Às 9h30min, houve um espetáculo de fantoches sobre o meio ambiente e a primavera; às 10 horas, foram realizados o “Pintando no Campus da Maramata” e uma oficina de confecção de pipas; às 10h30min, um lanche de confraternização; e, às 11 horas, o encerramento da manhã com exposição de pinturas. No período da tarde, das 14 às 17 horas, sempre com a participação dos alunos da rede pública e da rede particular de ensino, a programação da manhã foi reproduzida. No Brasil, a III Primavera dos Museus é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria institucional com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
Museu – Criado há 9 anos e reaberto no ano passado pelo prefeito Newton Lima, o Museu do Mar e da Capitania conta a história da nossa região, através de livros, fósseis e animais empalhados, além de objetos usados para mergulho e navegação. O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. O espaço administrado pela Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) fica localizado na terceira travessa do bairro Nova Brasília, nas proximidades do Morro de Pernambuco.
Aliando a história de Ilhéus com educação ambiental, o Museu do Mar e da Capitania foi reaberto em 12 de setembro do ano passado, após a revitalização, restauração e reordenamento de seu acervo. Além de permitir a visitação gratuita, o espaço também costuma realizar algumas atividades voltadas para a comunidade do bairro onde está inserido, como palestras educativas sobre cultura ambiental.