Prefeitura Municipal de Ilhéus

Crianças de Ilhéus participam de projeto sobre educação ambiental

‘Dona Baratinha quer casar’ volta ao Teatro Municipal neste fim de semana

Prefeitura de Ilhéus promove torneio esportivo do PETI neste sábado, dia 26

Secretaria de Saúde quer imunizar quase 27 mil cães e gatos em Ilhéus

Abrigo São Vicente de Paulo comemora festa do idoso

Crianças de Ilhéus participam de projeto sobre educação ambiental

Com o objetivo de formar nas crianças de Ilhéus, com idades a partir de 4 anos, atitudes voltadas para a preservação ambiental, a escola municipal de educação infantil Perpétua Marques realiza um grande desfile ecológico amanhã, dia 25. A saída será da praça Florêncio Gomes, bairro Cidade Nova, a partir das 15 horas, com parada final na praça J. J. Seabra, centro da cidade. Em paralelo a essa ação eles participam desde julho do projeto “Preservar também é coisa de criança” com ensinamentos sobre conscientização do exercício da cidadania, do desenvolvimento da curiosidade e dos valores de preservação da vida.

A diretora da escola, Silvana Patrícia de Siqueira Santana, diz que no projeto “Preservar também é coisa de criança” cada turma abordou uma temática diferente, a exemplo de “Água, cuidando hoje para garantir amanhã”; “Bichos da mata”; “Na onda da preservação, praia limpa é a solução”; “Preservação das tartarugas marinhas”; “Sacolas retornáveis e a questão ambiental: uma saída para evitar a poluição” e “Plantas para respirar”. O apoio é da Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Educação e da Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).

Durante os três meses que o projeto vem sendo desenvolvido na escola, a professora explica que “as crianças têm hoje muita preocupação e uma visão diferenciada sobre a questão da preservação. Cada uma delas afirma que em casa lembra aos pais ou responsáveis sobre os cuidados para evitar o desperdício de água, sempre alertando ao perceber a torneira da pia ou a descarga do vaso sanitário derramando”. Segundo Silvana Patrícia de Siqueira Santana, a escola executa o projeto ”Sacolas retornáveis”, com vistas a evitar que as pessoas levem para casa sacolas plásticas que poluem o meio ambiente.

A escola conta atualmente com 240 crianças que estão na educação infantil. Em parceria com o Ministério Público de Ilhéus, os alunos terão seus trabalhos publicados no jornal “Eco Kids”, do MP. Os primeiros materiais editados foram dos estudantes do Colégio São Jorge. “Agora, serão os da nossa escola, o que deixa a equipe técnica da escola Perpétua Marques orgulhosa diante desse resultado positivo do nosso projeto”, completa Silvana Patrícia de Siqueira Santana.

‘Dona Baratinha quer casar’ volta ao Teatro Municipal neste fim de semana

Uma das produções teatrais infantis mais aplaudidas na região volta a ser apresentada no Teatro Municipal de Ilhéus, nos próximos dias 26 e 27: “Dona Baratinha quer casar” que conta, com muita música e humor a história de uma humilde baratinha que resolve morar sozinha e ser independente, e após encontrar um baú cheio de moedas de ouro e se tornar a barata mais rica do bairro, resolve procurar pelo grande amor de sua vida. Boi, Cabritinho, Gato e um rato francês são alguns dos personagens que vão buscar ganhar o coração da rica baratinha, dentro de uma trama cheia de fantasia romântica e cômica.
O espetáculo promovido pela Companhia Ilheense de Teatro e Música apresenta a famosa fábula e com muita cor e brilho o espetáculo ressalta valores como amizade, caráter e cidadania, por conta das trapalhadas dos bichinhos da floresta. Partindo da famosa história da Carochinha para a escritora do texto readaptado, Cristina Barreto, o espetáculo procura resgatar a magia e o encantamento, um pouco esquecidos nos dias de hoje.
Ainda segundo Cristina Barreto, em tom de comédia, com músicas e coreografias acompanhadas de uma vigorosa interpretação, “a peça procura passar mensagens às crianças para valorizar as coisas simples e possíveis que geralmente estão bem ao nosso lado, e que por sermos apenas “sonhadores demais”, deixamos escapar”. Através de uma proposta simples e direta pode comprovar que podemos ainda contar com o encantamento de antigas histórias, aprendendo muitas lições com elas.
O espetáculo é uma readaptação de um dos contos infantis das Histórias da Carochinha traz no elenco Cristina Barreto, Paula Barreto, Eduardo Cardoso e Claúdio Ramirez, as crianças David Silva, Graziela Cardoso, Fernanda Caldas, Polianna França, Eva Paim, Naam Carlos, Ítalo Machado, Andrei Sousa, Malena Galvão, Patrícia Araújo e participação especial do Núcleo da Dança de Isabela Kruchevisky. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Prefeitura de Ilhéus promove torneio esportivo do PETI neste sábado, dia 26

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) promove, no Banco da Vitória, neste sábado (26) a partir das 08 da manhã, um torneio de futebol para os adolescentes do bairro que freqüentam o programa. Essa atividade proposta pela coordenação do programa, em conjunto coma secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, tem como objetivo integrar os jovens e aumentar a auto-estima.

O PETI tem como objetivo contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil no país, atendendo famílias cujas crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos se encontrem em situação de trabalho. O programa atinge as famílias que já são oriundas do programa Bolsa Família e oferece aulas no turno oposto ao escolar, aprofundando o conhecimento desses alunos, com lazer e promovendo a cidadania.

O torneio de futebol também contará com a participação dos adolescentes dos coletivos do Couto, Vila Cachoeira, Nossa Senhora da Vitória, Nelson costa e Salobrinho. Os jovens terão lanches e almoço, além da presença de um profissional de enfermagem para auxiliar caso seja necessário. Estarão presentes também, os instrutores de esporte do ProJovem para avaliarem as partidas do torneio. Além disso, quem se destacar durante o torneio terá garantida uma premiação. Entre as premiações estão a de melhor goleiro, melhor time, maior artilheiro e zagueiro. Durante o evento acontecerá também uma distribuição de brindes para todos os participantes do torneio.

Segundo a coordenadora do programa em Ilhéus, Leli Guimarães, são cerca de 170 adolescentes que participarão do evento, que é “uma oportunidade de integração entre os coletivos, além do mais, é um estimulo para aqueles que têm o sonho de fazer do futebol uma profissão”. Para o secretário da pasta, Augusto Macêdo o PETI não é só um programa de transferência de renda para os mais vulneráveis. “O programa é também uma forma de demonstrar para a criança e para o jovem que ele tem pode ter boas oportunidades na vida”.

Secretaria de Saúde quer imunizar quase 27 mil cães e gatos em Ilhéus

A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, dia 26, das 8 às 17 horas, com a utilização de 40 postos, o Dia Municipal contra a Raiva. A meta do trabalho, que vai até o próximo dia 30, é vacinar cerca de 80 por cento dos 33 mil cães e gatos existentes em Ilhéus. Aloísio Leite, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Ilhéus, chama a atenção para a importância das pessoas levarem seus cães e gatos aos postos, uma vez que o Nordeste vem apresentando uma incidência significativa da doença, que pode ser transmitida por cães, gatos e morcegos através da mordida.

Segundo o coordenador do CCZ, para atingir a meta municipal e contribuir para o combate à enfermidade, cinqüenta vacinadores estarão trabalhando neste sábado. Ele lembra ainda que a vacina que será ministrada garante um grau de imunização muito maior do que as vacinas anteriores. “Em agosto, todos os profissionais que estarão atuando neste dia 26 receberam um treinamento. Na oportunidade, a veterinária Patrícia Sicupira explicou que a região Nordeste foi a única do país a ser contemplada com a nova vacina anti-rábica, que traz uma fórmula capaz de produzir menos efeitos colaterais”.

A Raiva, também conhecida como hidrofobia, é causada por um vírus Seu agente causador desencadeia-se principalmente em mamíferos como cães, gatos e morcegos. O vírus da doença pode ser transmitido através da mordida do animal. Na fase inicial, há apenas dor ou comichão no local da mordida, além de náuseas, vômitos e mal estar moderado (mau humor). Na fase seguinte, surgem espasmos musculares intensos na faringe e na laringe, com dores na deglutição. O indivíduo, então, ganha um medo irracional e intenso ao líquido, chamado de hidrofobia. Esta fase é considerada terminal.

Abrigo São Vicente de Paulo comemora festa do idoso

Promover momentos de lazer visando a valorização pessoal, social e bem-estar do idoso, o Abrigo São Vicente de Paulo realiza mais uma edição da festa do idoso. De 19 a 26 deste mês acontece uma série de atividades, a exemplo de animação sócio-cultural com música de vários estilos, dança e shows de aeróbica com o professor Jujuba. Um dos objetivos do evento é elevar a auto-estima dos internos. A abertura foi com café da manhã promovido pelo Lions Ilhéus-Norte, apresentação da banda de música da Polícia Militar e palestra abordando o tema “Espiritualização dos homens”.

O presidente da entidade, Luiz Roberto Maia, diz que durante a semana todos os internos assistiram a apresentação dos grupos de teatro “Arte do Gueto” e “Tau”, do coral da Ceplac, do grupo de pré-idoso do sul da Bahia, de capoeira do Colégio-Modelo Luiz Eduardo Magalhães, de passeio promovido pelo Lions Clube Ilhéus-Norte e shows do grupo de forró Malagueta. Além disso, o padre Miro Silva e a Irmã Beomira Oliveira fizeram a pregação sobre “O amor de São Vicente às crianças e aos idosos”. O encerramento será sábado (26), a partir das 15 horas, com o grupo de melhor idade da Igreja Batista Lindinópolis.

Inaugurado em 1951, a Sociedade São Vicente de Paulo é uma instituição filantrópica de utilidade pública municipal, estadual e federal. Tem como missão abrigar idosos com mínimas capacidades de realizar as atividades básicas diárias. Na entidade eles recebem acompanhamento de equipe multidisciplinar, a exemplo de médica, fisioterápica, gerontológica, psicólogos, assistentes sociais, enfermagem e espiritual, além da participação de voluntários e corpo funcional, em torno de 40 servidores.

Atualmente, a entidade abriga 95 idosos, mas tem capacidade para comportar 100 pessoas. “A Sociedade São Vicente de Paulo é mantida através de programas governamentais, benefícios dos idosos – aposentadorias – doações da comunidade. Estamos com a campanha junto à população no sentido de ampliar o número de associados. Qualquer pessoa pode se engajar nessa luta. É bom lembrar que não autorizamos que pessoas usem o nome da entidade para esse fim. Basta ligar para (73) 3634-1906 e se tornar nosso sócio”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *