Marcelo Ganem lança novo CD nesta 6ª feira no Teatro Municipal de Ilhéus
I Conferência Municipal de Saúde Ambiental começa nesta 5ª no TMI
Palácio Paranaguá recebe Santuário da Mãe Três Vezes Admirável
Marcelo Ganem lança novo CD nesta 6ª feira no Teatro Municipal de Ilhéus
O Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), dentro da programação de eventos para este mês de setembro, será palco do show de lançamento do novo CD de Marcelo Ganem, um dos nomes mais importantes da música baiana. O espetáculo do cantor e compositor está programado para esta sexta-feira, dia 25 de setembro, a partir das 20 horas. Segundo a assessoria do artista, na seqüência, Ganem lançará seu novo trabalho em outras praças do país, como Salvador e São Paulo, e talvez até em países da Europa.
“Encantado”, como o próprio nome sugere, é um CD que arrebata. Com 16 músicas, o trabalho traz uma produção bem cuidada e um valor cultural inestimável. Músico exigente, poeta sensível e artista inquieto, Marcelo Ganem traduz, na sua quarta produção, o amadurecimento da obra iniciada em 1984, com o LP ‘Serra do Jequitibá’, nome da música que o colocou entre os maiores artistas baianos dos últimos 30 anos.
Em “Encantado” Ganem consolida a marca de um artista autêntico, seguro de si e pouco afeito aos apelos do mercado fonográfico. Para ele – que só lança disco de dez em dez anos – a criação é um trabalho precioso, que requer estudo, dedicação e compromisso com valores culturais. “Claro que quero vender meus discos, como todo mundo, mas só gravo o que gosto e acredito”, diz, sinalizando seu objetivo de vida.
Segundo boa parte da crítica especializada, seus discos são produtos raros, repletos de poesia, arranjos consistentes e harmonias refinadas. “Encantado” reúne 15 músicas de sua autoria ou em parceria com poetas do Sul do Estado e uma releitura do clássico “Serra da Boa Esperança”, de Lamartine Babo. É um trabalho primoroso, lapidado, amadurecido, fabricado com rigor, como deve ser um bom e velho vinho.
Novas e antigas parcerias – A parceria com outros artistas importantes é outra marca da obra de Marcelo Ganem. No primeiro disco, reuniu Carlinhos Brown e Luiz Caldas. No segundo LP, de 1986, juntou-se à Orquestra Sinfônica de Campinas, uma das mais importantes do país. Em “Tributo à Mata Atlântica”, dividiu músicas com Chica de Cidra e outros Bambas. Em “Encantado”, a parceria com Sérgio Ganem, Carlos Albérico, Gideon Rosa e Mercedes Ganem aprimora o trabalho. O Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), órgão vinculado à Fundação Cultural (Fundaci) e que no primeiro semestre passou por uma ampla reforma, tem como diretor o músico ilheense Luciano de Lucas.
I Conferência Municipal de Saúde Ambiental começa nesta 5ª no TMI
Começa nesta quinta-feira (24) no Teatro Municipal de Ilhéus, às 19h, a I Conferência Municipal de Saúde Ambiental, que traz como foco “A Saúde Ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”. Para a solenidade de abertura estão presentes profissionais de saúde e do meio ambiente, autoridades locais, além do prefeito de Ilhéus Newton Lima. Na sexta-feira (25), as discussões prosseguem a partir das 8 da manhã no auditório do Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP).
Para o dia de abertura do evento está prevista a realização da conferência magna com o tema do evento, que será ministrado pelo Doutor em Direito Ambiental, professor da UFBA e promotor público estadual, Dr. Heron José Santana Gordilho. Na sexta-feira (25), no auditório do INSP, o segundo dia da Conferência de Saúde Ambiental será aberta às 08:30h, após o cadastramento, com a mesa para homologação da primeira edição do evento. Ás 9h está previsto o início da mesa redonda das plenárias temáticas, mediada pela socióloga e doutora em educação, Prof. Maria Isabel Lopes.
Ainda como parte da programação do evento, às 9h está previsto o início da mesa redonda das plenárias temáticas, mediada pela socióloga e doutora em educação, Prof. Maria Isabel Lopes. Logo após, acontece o desenvolvimento do primeiro eixo de discussão: “Desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta”, tema a ser ministrado pela mestra em Desenvolvimento Regional e meio Ambiente, Prof. Eliana Albuquerque. As atividades da conferência prosseguem com o desenvolvimento do segundo eixo: “Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios”, com o engenheiro agrônomo, Prof. Milton Ferreira.
Às 9:50, os integrantes do evento participam da discussão do terceiro eixo de debate: “Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis”, a ser proferido pela vice-diretora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro. Para auxiliar no debate dos três eixos foram convidados o engenheiro agrônomo e secretário executivo do Instituto Floresta Viva, Rui Rocha, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, o empresário Alfredo Landim. Á tarde, os trabalhos recomeçam com a discussão das plenárias temáticas e após intervalo, serão apresentados os relatórios com principais resultados dos três eixos que foram debatidos. As atividades da conferência serão encerradas com a aprovação do relatório final.
Para o coordenador de Saúde Ambiental – órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde –, Waldemar Polycarpo, a conferência será uma ótima oportunidade para que os profissionais da área possam debater a saúde dentro de uma perspectiva social que interfere diretamente na qualidade de vida população, “visando delinear políticas públicas que estejam pautadas na responsabilidade social. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (73) 3231 – 6990.
Palácio Paranaguá recebe Santuário da Mãe Três Vezes Admirável
Servidores públicos, secretários e o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, acompanharam na manhã desta quarta-feira (23) da chegada do santuário da Mãe Três Vezes Admirável (Mãe Peregrina de Schoenstatt) ao Palácio Paranaguá, sede oficial do governo oficial. Representantes da comunidade católica assim como o grupo religioso da Mãe Peregrina também estiveram presentes. Do dia 20 deste mês até maio do próximo ano, o santuário segue em visitação à entidades de classe e estabelecimentos comerciais, colégios das redes pública e privada sempre pela manhã e somente nos dias úteis, enquanto nas igrejas no horário das missas.
Nesta quinta-feira (24), é a vez do Anexo de Secretarias receber o santuário, que na sexta-feira (25) estará na loja de confecções Gardênia, localizada na Rua Jorge Amado. No sábado (26), o santuário chega até o Britânia Hotel e no domingo (27), estará na missa na catedral de São Sebastião. O cronograma de visitas prossegue segunda-feira (28) e terça-feira (29), na catedral; quarta-feira (30), colégio Status; quinta-feira (01), inspetoria da Fazendária; sexta-feira (02), escritório local da Ceplac, até as 15 horas e depois o santuário segue para o Hospital São José, onde ficará até o dia 4 de outubro.
Ainda de acordo com o cronograma a imagem da santa estará na igreja do colégio Piedade até o dia 6. Na quarta-feira (7), ela segue para o colégio Santa Ângela e na quinta-feira (8), para o colégio Impacto. Na sexta-feira (9), chega até o colégio São Francisco, no sábado (10) estará na igreja da Vitória onde permanece até terça-feira (13), de onde segue para a Câmara de Vereadores. Na quarta-feira (14) fica na Casa de Cultura Jorge Amado e na quinta-feira (15) estará no colégio São Sebastião, no alto do Outeiro de São Sebastião; e sexta-feira (16) na capela Nossa Senhora de Lourdes, no mesmo bairro. De lá, a imagem segue para o alto da Conquista. O ciclo de visitas do santuário nas paróquias de Ilhéus se encerra no dia 16 de maio de 2010.
A campanha de visitações da Mãe Três Vezes Admirável foi iniciada pelo diácono João Luiz Pozzobon, peregrino do santuário de Schoenstatt, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, e começou em setembro de 1950, quando a irmã Teresinha Gobbo, responsável pelo movimento de Schoenstatt no Brasil, deu a João Luiz Pozzobon a incumbência de levar uma imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Admirável às famílias e rezar o terço. Ele caminhou mais de 140 mil quilômetros levando aos lares, hospitais, escolas, presídios para incentivar por toda parte a recitação do terço.