Prefeitura Municipal de Ilhéus

Gol amplia vôos diários com destino a Ilhéus

Ilhéus implanta o Força Tarefa para beneficiar a zona rural

Complexo intermodal Porto Sul de Ilhéus foi tema de palestra em Itabuna

Apae de Ilhéus comemora 29 anos durante a Semana do Excepcional

Gol amplia vôos diários com destino a Ilhéus

A empresa de transporte aéreo Gol ampliou esta semana o número de vôos no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, passando de duas linhas diárias para quatro. Com isso, agora já está se oferecendo os seguintes vôos: às 10h50minm (SV/IL/SP), às 13h35min (SP/CF/IL/CF/SP), às 15h25min (SP/IL/SV) e às 16h05min (SV/IL/CE/GR). Além destes a TAM continua operando com seus vôos às 06h45min (GR/IL/SP), às 11h57min (SP/IL/SV), às 14h37min (SV/IL/SP) e às 17h05min (SP/IL/SP), e a Trip Linhas Aéreas com vôos às 08h45min (GR/IL/SV) e às 18h10min (SV/IL/VI).

Para a secretária interina de Turismo, Ana Matilde da Hora, a ampliação dos vôos da Gol, às 10h50min e às 15h25min representa o resultado dos esforços empreendidos pelo prefeito Newton Lima, que, desde setembro de 2007, quando foram iniciadas várias sanções contra o aeroporto Jorge Amado, vem procurando de todas as formas normalizar a situação dos vôos regulares que haviam sido cancelados.”E agora que já estamos começando a nos preparar para a alta estação, o retorno desses vôos representa um alento e a perspectiva de um maior número de turistas em nossa cidade”, afirmou.

Ainda de acordo com Ana Matilde, com a intervenção direta do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e do governador da Bahia, Jaques Wagner, a expectativa agora, não só do trade turístico como do comércio em geral de Ilhéus e de cidades circunvizinhas, refere-se a volta dos vôos noturno no próximo mês outubro, normalizando de uma vez a regularidade dos vôos no aeroporto Jorge Amado.

Ilhéus implanta o Força Tarefa para beneficiar a zona rural

No próximo dia 27 a Prefeitura de Ilhéus estará presente no distrito de Santo Antônio, levando para aquela comunidade e também de outras localidades circunvizinhas vários serviços sociais e também de melhorias públicas, dando início ao Projeto de Gestão e Cidadania denominado de Força Tarefa, determinado pelo prefeito Newton Lima. A iniciativa, que tem na sua coordenação o diretor-presidente da Maramata, Gerdheson Ribeiro; o secretário de Planejamento, Paulo Goulart, e o Assessor de Comunicação, Marcos Corrêa, envolve várias secretarias, a exemplo de Serviços Urbanos, Interior, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente e Esportes.

Explica Gerdheson Ribeiro que nos dias que antecedem a realização dos serviços de saúde e de assistência social, a Prefeitura estará promovendo os trabalhos de melhorias nas estradas de acesso do Santo Antônio, Búzios, Areia Branca, Maria Jape, Couto e Rio do Engenho, assim como os trabalhos de roçagem, reposição de lâmpadas, pintura de meio-fios, capinagem e pequenas reformas em prédios públicos, entre outros

Já no dia 27, os serviços do Força Tarefa se concentrarão durante todo o dia em Santo Antônio, levando para as comunidades envolvidas ações de saúde: Glicemia Capilar, verificação de P.A., atendimento odontológico, preventivo ginecológico, testagem e aconselhamento pelo DST/Aids, mutirão da dengue, prevenção de saúde bucal e atendimento laboratorial; de assistência social: corte de cabelo, cadastramento do bolsa-família, programa Sentinela, atendimento jurídico, além de palestras e oficinas sobre reaproveitamento de óleo de cozinha saturado para fabricação de sabão, compostagem com distribuição de cartilha e apresentação do Projeto Bolinha de Papel.

Ainda de acordo com Gerdheson Ribeiro, a equipe de coordenação já visitou as localidades e também, em reunião com os administradores, pautou todas as reivindicações e necessidades daquelas comunidades, “e ainda esta semana estaremos realizando uma nova visita para que tudo transcorra dentro das expectativas do prefeito Newton Lima, que pretende repetir estas ações quinzenalmente para beneficiar os nossos distritos, vilas e povoados com serviços essenciais e de melhorias públicas”, afirmou.

Complexo intermodal Porto Sul de Ilhéus foi tema de palestra em Itabuna

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, ao abrir ontem (17) à noite em Itabuna a discussão em torno da construção do Complexo Intermodal Porto Sul, que será implantado na zona norte do município pelos governos Lula e Jaques Wagner, disse que empreendimento dessa natureza sempre acende nova informação por ser assunto polêmico. “Claro, trata de projeto de grande importância para a nossa região e é o momento de nos irmanarmos na qualidade de gestores municipais principalmente nas cidades pertinentes ao projeto. Além disso, é preciso levar nossas preocupações e interesses às autoridades das esferas estaduais e federais como contrapartida que os municípios terão direito. É bom ressaltar que somos a favor do desenvolvimento econômico e sustentável e por isso reafirmamos a criação na região do consórcio de gestores intermodal para promover permanente discussão acerca dessas questões”.

Com o auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) lotado de diversas autoridades da região, a exemplo do prefeito de Itabuna, Nilton Azevedo, presidentes da Associação Comercial (Ubirajara Coelho), da Câmara de Dirigentes Lojistas e secretário de Indústria e Comércio de Itabuna (Carlos Leahy) e representantes do Sindicato do Comércio Varejista (Sindicom), da Associação dos Pequenos e Microempresários (Apemi), lojistas e estudantes da faculdade, dentre outras autoridades, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alfredo Landim, voltou a ressaltar a importância do projeto que visa retomar o desenvolvimento da região e promover a geração de emprego e renda.

Ao iniciar a palestra o secretário Alfredo Landim lembrou que a economia cacaueira da Bahia já representou 70% da arrecadação da Bahia e atualmente está em torno de 3%. “A produção de cacau da região chegou a injetar na economia do estado cerca de 700 milhões de dólares. A partir de 1989 devido ao advento da vassoura-de-bruxa a produção de cacau caiu para um terço e hoje está em torno de 130 mil toneladas-ano. Com isso, a região passou a enfrentar dificuldades de ordem econômico-financeira”. Segundo sua análise, os governadores da Bahia anteriores, na tentativa de mudar o quadro, buscaram alternativas com a implantação de indústrias para absorver mão-de-obra para os pólos calçadistas, de roupas e de informática.

Landim explica que tudo isso não foi suficiente para resgatar essa desigualdade regional. Para se ter uma idéia 10 municípios da região metropolitana e inclusive de Salvador arrecadam 50% do PIB da Bahia enquanto que cerca de 60 municípios das regiões sul e oeste do estado detém apenas 2,5% do produto interno bruto estadual. “Então, entendemos que essa é uma oportunidade única e creio que nenhum estado do país tem chance como a nossa que é a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul, capaz de gerar desenvolvimento e de ser vetor em desenvolvimento econômico dessa região”.

Região metropolitana sul – No âmbito do diagnóstico elaborado de forma articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus com representantes do Sindicato do Comércio Varejista (Sindicom) e da Associação dos Pequenos e Microempresários (Apemi) prevê a criação da região metropolitana que vai agregar uma população em torno de 550 mil habitantes envolvendo os municípios de Ilhéus, Itabuna, Uruçuca, Itajuípe e Una.

Alfredo Landim garantiu que a construção da ferrovia tem previsão para julho de 2011 que abrange o trecho Caetité-Ilhéus. Em julho de 2012 será o trecho Barreiras-Caetité e até dezembro de 2002 será o de Figueirópolis, no estado do Tocantins a Barreiras. “É bom ressaltar que as matérias-primas e produtos serão transportados pela ferrovia, a exemplo de minérios de ferro, grãos e farelos, álcool, açúcar, algodão, carvão mineral, cimento, madeira de reflorestamento, papel, celulose, dentre outros”.

ZPE – Sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) o secretário explicou que as empresas instaladas em ZPEs devem exportar no mínimo 80% do que industrializam, com incentivos tributários e cambiais e procedimentos aduaneiros por cerca de 20 anos. O objetivo é a atração de novos investimentos com a diminuição dos desequilíbrios regionais, crescimento de exportações e geração de emprego e renda. “A ZPE de Ilhéus foi aprovada por haver logística adequada, área disponível para ela e disponibilidade mínima de infraestrutura e de serviços. O ponto considerado importante do projeto é o fato de Ilhéus possuir condições adequadas para a implantação do porto de três quilômetros da praia com profundidade de 19 metros e aeroporto internacional e de ZPE, enquanto a região oeste e outras circunvizinhas possuem oferta de grãos e minérios”. Ao término dos trabalhos o secretário debateu com o público.

Apae de Ilhéus comemora 29 anos durante a Semana do Excepcional

A Semana Nacional do Excepcional, que acontece em todo o país no período de 21 a 28 de agosto, será aberta em Ilhéus nesta quarta-feira (19), a partir das 14 horas, durante sessão especial promovida pela Câmara de Vereadores. Além de diversas atividades, a Semana será marcada no município pelos 29 anos de existência da Apae de Ilhéus, que atualmente encontra-se sediada no bairro Hernani Sá, zona sul da cidade.

A presidente da Apae, Socorro Pastor, informa que nesta sexta-feira, dia 21, a partir das 14 horas, será realizado um Dia Esportivo no Sesi, localizado no bairro do Iguape. Já na segunda-feira, dia 24, acontecerá a Matinê no Cinema, também a partir das 14 horas, na própria sede da entidade. Na terça-feira, 25, serão promovidas algumas oficinas na sede e a Caravana da Inclusão, através da qual alunos da Apae farão apresentações em duas escolas regulares do município: Odete Salma e Barão de Macaúbas. Na quarta-feira, dia 26 de agosto, os alunos da Apae de Ilhéus participarão, a partir das 7h30min, de uma Aula de Campo na Ceplac. Na quinta-feira, dia 27, a Apae de Ilhéus oferecerá o “Almoço dos amigos eficientes”, com direito a apresentações musicais. Encerrando as atividades deste ano, no dia 28, haverá na praça do bairro Hernani Sá (Urbis) uma apresentação cultural do alunos e dos cantores da Terra.

A Apae de Ilhéus foi fundada em 18 de julho de 1980 por um grupo de pais e amigos de pessoas com necessidades especiais. O estímulo principal para essa iniciativa histórica foi a ausência de uma instituição capaz de acolher essas pessoas, através da materialização de um Programa Educacional e Psico-social. Com a Apae, foi possível romper com os preconceitos e fazer valer os direitos e a cidadania dos alunos.

No momento, a Apae de Ilhéus possui 216 alunos, beneficiados por inúmeras ações, projetos e iniciativas. Na área educacional, destacam-se os seguintes atendimentos: educação precoce (0 a 3 anos), pré-escola (4 a 6 anos), ciclo de escolarização inicial (7 a 14 anos), EJA – Educação de Jovens e Adultos (a partir dos 15 anos), PPE (Programa Pedagógico Específico), Informática Educacional, Grupo Operativo, inclusão em geral, Educação Física e Expressão Corporal. Na saúde, Teste do Pezinho, Psicomotricidade, Musicoterapia, Psicologia e Fisioterapia. Por fim, na área social, orientação, interação Família/Comunidade e inserção dos alunos no Mercado de Trabalho. O telefone da Apae Ilhéus é (73) 3632-3157 e o e-mail, apaeios@hotmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *