Prefeito Newton Lima desenvolve várias ações em Salvador e Brasília
Prefeitura de Ilhéus beneficia bairros com obras de melhoria de acessos
Novas comunidades voltam a receber a visita do Odontomóvel
Em Ilhéus, palestra mostrou os principais direitos dos idosos
Prefeito Newton Lima desenvolve várias ações em Salvador e Brasília
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, durante a semana passada, esteve em Salvador e Brasília, participando de audiências e reuniões, além de realizar o encaminhamento de solicitações do interesse da comunidade. Durante três dias, acompanhado pelo chefe de Gabinete, Jorge Bahia, e também do vereador Alcides Kruschewsky, o prefeito tratou de temas importantes, a exemplo da delimitação das terras indígenas em Olivença, das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que estão determinadas para Ilhéus, além de agilizar medidas para o reequipamento da guarda municipal e também de viabilizar o acesso ao Porto do Malhado durante a temporada dos transatlânticos.
Na terça-feira, dia 11, pela manhã, o prefeito participou do Seminário Estadual da Fundação Estatal Saúde da Família que abordou o tema “A Bahia unida por um novo caminho para a Saúde da Família”, evento que contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla e da secretária municipal da área, Marleide Figueiredo, o Centro de Convenções da capital. À tarde, Newton Lima manteve reunião com a presidência da Codeba para solicitar o livre acesso ao Porto do Malhado para que a Secretaria de Turismo possa realizar o receptivo aos passageiros dos transatlânticos que começam a chegar a Ilhéus em novembro próximo.
Já em Brasília, na quarta-feira, dia 12, o prefeito Newton Lima participou da audiência pública promovida pela Câmara dos Deputados, com a finalidade de debater o relatório da Funai que delimita as terras indígenas na Estância Hidromineral de Olivença, cuja sessão teve como principal expositor o vereador Alcides Kruschewsky. Na oportunidade, os participantes da audiência puderam ter uma noção dos problemas que essa delimitação poderá causar às finanças municipais através de um vídeo realizado pela Assessoria de Comunicação, que apresenta todo o potencial turístico e econômico daquela localidade.
Na tarde do mesmo dia o prefeito teve reunião no Ministério da Justiça ainda sobre a demarcação de terras indígenas no município, e posteriormente foi recebido pelo grupo executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para tomar conhecimento dos projetos em andamento em Ilhéus, e também das pendências que precisam ser solucionadas para que nenhuma obra sofra problemas de continuidade.
No outro dia, quinta-feira (13), o prefeito protocolou documento junto à Secretaria Especial dos Portos fazendo a mesma reivindicação já feita à Codeba sobre ao acesso ao Porto durante a chegada dos receptivos, e em seguida foi recebido pelo secretário substituto da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Alexandre Augusto Aragon, para tratar do projeto de modernização e de reequipamento da Guarda-Municipal.
Prefeitura de Ilhéus beneficia bairros com obras de melhoria de acessos
Visando melhorar a qualidade da condição de acesso de pedestres e veículos ao Condomínio Morada dos Bosques, a Prefeitura de Ilhéus vem contemplando a única via que dá acesso ao local com novas obras. Após realizar serviços de drenagem pluvial, com limpeza dos bueiros e reconstrução de algumas caixas que captam as águas da chuva, os técnicos da Secretaria de Planejamento e Infra-estrutura estão realizando recomposição á base de paralelo na parte superior da ladeira, já na entrada do condomínio. As intervenções nos lados direito e esquerdo da pista já foram concluídas.
De acordo com o Secretário responsável pela obra, Paulo Goulart, os serviços de recuperação da ladeira compreenderam uma nova realização da rede de estrutura sanitária, que havia sido completamente danificada com as chuvas e colocação de nova rede de drenagem pluvial, para facilitar o escoamento das águas da chuva.
Outra via de acesso beneficiada pela Prefeitura Municipal foi a ladeira da Conceição, no bairro do Malhado, com a recuperação de pavimentação e com a colocação de uma rede pluvial de maior diâmetro, objetivando facilitar o escoamento das águas, que vinha sendo prejudicado, e costumava trazer problemas para os moradores do local.
Outra obra que está em conclusão é a ladeira de acesso ao bairro Pacheco, em todo o trecho localizado próximo à Avenida Petrobrás. Bastante utilizada pelos moradores do bairro, a ladeira costumava apresentar muitas irregularidades, principalmente buracos. Além disso, boa parte de sua extensão não havia recebido paralelos, o que no período de chuvas, só fazia dificultar o tráfego na via, que também sofreu alargamento, com a finalidade de melhorar a passagem de veículos. Esta semana, técnicos da Prefeitura realizam a finalização das obras com a recomposição de paralelos e a colocação de meio-fio.
Novas comunidades voltam a receber a visita do Odontomóvel
A Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel) que presta atendimento a diversas comunidades rurais e também a bairros mais afastados do centro de Ilhéus, dá prosseguimento ao seu cronograma de visitas deste mês de agosto e encerra nesta terça-feira (18) um mutirão odontológico na localidade de Banco do Pedro. O atendimento intensivo foi iniciado nesta segunda-feira (17) como forma de intensificar os serviços para os moradores do local. A Unidade Móvel faz parte de uma estratégia da atual gestão municipal de descentralizar, gratuitamente, importantes serviços de saúde.
Dentro da programação deste mês, na quarta-feira (19) o atendimento será realizado em Castelo Novo e no dia 20 na localidade Novo Ilhéus. No dia 21, o Odontomóvel atende à comunidade de Lava Pés, no Km 20 e no dia 24 chega até os moradores de Areia Branca. Encerrando o cronograma de visitas desse mês, o Odontomóvel presta atendimento a mais cinco locais da cidade: Rio do Engenho (dia 25), Maria Jape (dia 26), Santo Antônio (27), Horto do Avaí, no Teotônio Vilela (dia 28) e Av. Princesa Isabel (dia 31). Além de procedimentos odontológicos de baixa e média complexidade, a equipe da Unidade Móvel também realiza trabalho preventivo e oferece suporte social às famílias atendidas pelo programa Bolsa Família.
Os atendimentos são realizados das 8 às 17h, sendo que a unidade procura se localizar próxima aos postos de saúde e durante este período, a equipe formada por cirurgião dentista e auxiliares, realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo. Maiores informações sobre o calendário de atendimento odontológico mensal ou pedido de novas solicitações podem ser obtidas por meio do telefone (73) 3234-3712.
Em Ilhéus, palestra mostrou os principais direitos dos idosos
Aconteceu na última sexta-feira, dia 14, uma grande reunião no auditório da Justiça Federal, localizado no Centro de Ilhéus, promovida pela Defensoria Pública, em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social e Trabalho. O objetivo da palestra, que contou com a participação de idosos de várias entidades sociais, representantes governamentais e membros da sociedade civil em geral, foi o de levar esclarecimentos à população idosa sobre seus principais direitos.
Durante o evento, a representante da Defensoria Pública, Elizete Reis, destacou vários direitos que muitos idosos costumam ignorar. Ela lembrou, por exemplo, que os idosos têm direito a 50 por cento de desconto na compra de ingressos para eventos de cultura e lazer, direito a acompanhante em caso de internamento hospitalar e, por fim, sempre de acordo com o Estatuto do Idoso, que eles não podem ser discriminados em função da idade na cobrança dos valores do plano de saúde.
Outra questão abordada foi o tratamento recebido por eles nos ônibus do sistema de transporte público do município. Alguns idosos reclamaram que não são atendidos quando solicitam a parada do ônibus e que, muitas vezes, são tratados com hostilidade pelos funcionários das empresas de transporte. Representantes de órgãos como a Deam (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) e Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) tiveram oportunidade de mostrar seus trabalhos aos idosos e se dispuseram em ajudar no que for preciso.
Para o trabalhador rural, Domingos Ribeiro, de 68 anos, morador do distrito Areia Branca, a palestra foi fundamental para ele, uma vez que “eu não sabia que tinha tudo isso a meu favor. Parabéns aos organizadores”. Para o secretário de Assistência Social do município, Augusto Macedo, que estava presente no evento, a palestra mostrou “que, apesar do muito que ainda resta a fazer e conscientizar, a população idosa de Ilhéus sempre poderá contar com todo o nosso apoio”, garantiu.