Lançamento do Concurso Idéias Inovadoras 2009 nesta quinta na UESC
UESC está promovendo a Calourada Acadêmica até sexta-feira
Lançamento do Concurso Idéias Inovadoras 2009 nesta quinta na UESC
O lançamento do Concurso Idéias Inovadoras 2009, será às 14h30min desta quinta-feira(13), no auditório do 5º andar da Torre Administrativa, pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit ), na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. O concurso faz parte do Programa Empreender-Bahia, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e conta com apoio do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No Sul da Bahia o evento está sendo divulgado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC, sob a coordenação da professora Liliane de Queiroz Antonio. O Concurso Idéias Inovadoras 2009 tem como objetivos principais disseminar a cultura empreendedora no Estado; promover a participação da comunidade acadêmica, pesquisadores e inventores independentes em ações de empreendedorismo; incentivar o desenvolvimento de idéias inovadoras e reconhecer e premiar projetos inovadores.
“Inovação não se resume a máquinas, ações tecnológicas ou produtos mercadológicos, mas a diferentes tipos como inovação de produtos e processos tecnológicos, inovação incremental, organizacional e radical”, ressalta a professora Liliane de Queiroz .
O concurso é aberto, com prêmios em dinheiro para os três primeiros colocados nas seis categorias: Estudantes de Educação Profissional; Graduandos; Mestrandos; Doutorandos; Pesquisadores; e Inventores Independentes. Durante a solenidade de lançamento, a equipe local vai apresentar os principais aspectos do concurso e esclarecer as dúvidas.
Informações: (73) 3680 5392, ideias@uesc.br
UESC está promovendo a Calourada Acadêmica até sexta-feira
A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus-Bahia), realiza nesta quarta (12) até sexta-feira (14), a “Calourada Acadêmica 2009/2”. A programação é organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), juntamente com os colegiados dos cursos, os departamentos e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) com o objetivo de integrar e acolher os calouros.
Durante esses dias, serão realizadas atividades culturais, apresentações teatral e musical, mostra acadêmica sobre a estrutura e funcionamento da UESC, além da exibição de vídeos da TV-UESC e de projetos, como o Caminhão com Ciência, Jovem Bom de Vida, entre outros.
A pró-reitoria de Graduação, professora Flávia Moura Costa, lembra aos estudantes à proibição da prática de “trotes” para recepcionar os calouros, conforme a Resolução nº 05/2008, aprovada pelo Consu- Conselho Universitário, em 30 de setembro de 2008. De acordo com a Resolução, “estão proibidos trotes que utilizarem práticas/condutas, elementos ou substâncias, gêneros alimentícios ou não, em especial os podres ou deteriorados, dejetos de animais ou humanos, bebidas alcoólicas e quaisquer substâncias ou elementos repugnantes ou malcheirosos, que possam constranger ou causar danos à saúde e à integridade física a quem quer que seja”.
Também estão proibidos atos que possam configurar coação moral ou física aos que participam ou sejam submetidos ao “trote”, assim como atitudes que causem “constrangimento de qualquer forma a quem quer que seja, com violação de liberdade individual e integridade moral”. A Resolução proíbe ainda, atos que acarretem danos ao Patrimônio da Universidade ou perturbem a ordem no.
Penalidades – Para os que insistirem com tais condutas a Resolução nº 05/2008 do CONSU destaca que a prática dos atos citados pode acarretar as penalidades previstas no artigo 178 do Regimento Geral da Universidade, como advertência escrita, suspensão de três a 30 dias e até desligamento da Instituição.
Trote da Cidadania 2009 – As atividades do Trote Cidadão da Medicina, da UESC, foi classificado entre os 25 melhores projetos participantes da versão 2009 do “Trote da Cidadania do Brasil”, promovido pela Fundação Educar DPaschoal. Mais de uma centena de instituições brasileiras de ensino superior participaram da competição. A UESC, ao lado da Ufba e da Unifacs (campus de Feira de Santana), ficou entre as três universidades baianas selecionadas. A premiação aconteceu em julho, no Instituto Itaú Cultural, na cidade de São Paulo.
Os Doutores da Alegria – fazendo a festa contra a dengue, equipe composta por alunos do curso de Medicina (veteranos e calouros), desenvolveram seu projeto em três frentes: Hospital Manoel Novais, em Itabuna, Creche Emília de Brito e Asilo São Vicente de Paula, ambos em Ilhéus. Em parceria com a Vigilância Epidemiológica e a 6ª Dires (Diretoria Regional de Saúde), realizaram campanha de conscientização junto à comunidade do Salobrinho, bairro ilheense com maior nível de infestação pelo mosquito da dengue, vizinho ao campus universitário.
O grupo, formado por 30 alunos veteranos e 35 calouros, desenvolveram atividades lúdicas, levando alegria aos pequenos pacientes internados no setor pediátrico do HMN, e às crianças e aos idosos abrigados, respectivamente, na creche e no asilo. No São Vicente, por conta do período junino, promoveram uma festa com músicas típicas da época e doaram material de higiene pessoal aos internos. No Salobrinho, visitaram escolas, percorreram as ruas do bairro panfletando, afixando cartazes e orientando as pessoas quanto ao enfrentamento da dengue.
O trote cidadão, adotado pelos estudantes universitários e incentivado pelas instituições de ensino superior, tem contribuído para eliminar aos trotes violentos quando do acesso dos novatos. A UESC realiza há três anos atividades especiais de recepção aos calouros, com palestras, exposição de projetos de ensino e extensão, incentivo à doação de sangue e de alimentos.