Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito institui em Ilhéus o Dia do Escritor Jorge Amado

Três espetáculos agitam o palco do Teatro Municipal de Ilhéus neste final de semana

Prefeito institui em Ilhéus o Dia do Escritor Jorge Amado

A assinatura pelo prefeito Newton Lima de mensagem à Câmara Municipal alusiva ao projeto de lei que institui o ’10 de agosto’ como Dia de Jorge Amado foi um dos pontos altos da abertura da Semana Jorge Amado de Arte e Cultura, que acontece de 10 a 16 deste mês. Na mensagem, Newton destaca que, com o projeto de lei, o governo atende ao interesse público, dando prosseguimento às políticas de cultura, associadas à história do escritor, com o objetivo de estimular um contato mais direto da população com universo “amadiano”. A solenidade foi prestigiada também pelo secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, pela deputada estadual Ângela Sousa, pelo presidente da Fundaci, Maurício Corso, e por membros da família do escritor grapiúna, entre outros.

“Além disso, é do conhecimento de todos que o escritor Jorge Amado levou a cidade de Ilhéus para além das fronteiras nacionais, de modo que a instituiçõ de tal dia será importante também para fomentar o turismo local, atraindo visitantes brasileiros e extrangeiros, mediante a promoção de eventos em comemoração ao saudo escritor”, enfatiza o chefe do Executivo ilheense. No final de sua mensagem, o prefeito Newton Lima acrescenta que “Jorge Amado merece o reconhecimento de Ilhéus, na medida em que através de seus escritos divulgou o município de Ilhéus em todo o mundo”.

Presente à solenidade de abertura da Semana de Cultura e Arte, o filho do escritor, João Jorge Amado, agradeceu ao prefeito Newton Lima pelas homenagens prestadas ao seu pai, dando ênfase para a instituição do Dia de Jorge Amado. Na oportunidade, João Jorge lembrou também que seu pai sempre defendeu a utilização da Casa de Cultura de Ilhéus, que também leva o seu nome, como um pólo irradiador de cultura para a cidade e para toda a região, evitando, assim, que, com o passar do tempo, o espaço se transformasse num museu. O filho de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos se mostrou muito feliz ao saber que a Casa de Cultura Jorge Amado deverá passar em breve por um amplo processo de restauração, através da celebração de um convênio de cooperação técnica com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), solicitada na mesma noite pelo governo ilheense.

Jorge Amado – Nascido há 97 anos na fazenda Auricídia, em Ferradas, distrito de Itabuna, o escritor grapiúna construiu uma carreira literária que se confunde com a própria história do município de Ilhéus. Seu primeiro romance, “O pais do carnaval”, começou a ser escrito quando a família do então adolescente Jorge Amado morava no imóvel que hoje abriga a Casa de Cultura, localizada na rua que leva o seu nome. Falecido no dia 6 de agosto de 2001, Jorge escreveu dezenas de livros, editados em 52 países e vertidos para 49 idiomas e dialetos. Entre os mais famosos, estão: Cacau (1933), Jubiabá (1935), Mar Morto (1936), Terras do Sem-Fim (1943), Gabriela, Cravo e Canela (1958), Dona Flor e seus Dois Maridos (1966), Tenda dos Milgres (1969), Tereza Batista cansada de guerra (72), Tieta do Agreste (1977) e Tocaia Grande (1984).

Três espetáculos agitam o palco do Teatro Municipal de Ilhéus neste final de semana

A programação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), que este mês acontece paralelamente à Semana Jorge Amado de Arte e Cultura (10 a 16), terá três grandes eventos neste final de semana. Na sexta-feira, dia 14, a partir das 20 horas, o público regional poderá conferir o espetáculo “Irmanas: uma santa comédia”. Já no sábado, dia 15, às 19h30min, o palco do TMI será agitado pelo II Femusic Gospel, enquanto que, no domingo, 16 de agosto, a partir das 20 horas, será a vez de “Amanda Canta Jorge”.

Dando seqüência à programação do Municipal de Ilhéus para este mês de agosto, no dia 20, em dois horários (10 e 15 horas), dentro de um projeto de educação ambiental, o cantor Zenrique apresenta um grande espetáculo com canções ecológicas e mensagens de proteção à ‘Mãe Natureza’. No dia 21, a partir das 20 horas, com o show “A mosca na sopa”, o Teatro Popular de Ilhéus homenageará o cantor e compositor Raul Seixas, cuja morte está completando 20 anos. Nos dias 22 e 23, sempre a partir das 17 horas, a Companhia Ilheense de Teatro e Música trará “O gato malhado e a andorinha sinhá”, espetáculo baseado na obra infantil homônima de Jorge Amado. Por fim, no dia 28, também às 17 horas, a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI) estará comemorando seus 30 anos de existência com apresentações artísticas diversas.

Depois de passar por uma ampla reforma, o Teatro Municipal de Ilhéus foi reaberto em abril passado com o espetáculo “Engenho”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), uma das mais importantes companhias de dança do Brasil. De lá para cá, a Fundaci vem divulgando, mês a mês, a programação do TMI, privilegiando não apenas trabalhos de repercussão nacional, como também produções locais e regionais. Além de valorizar o chamado artista da terra, a proposta do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, é recolocar a casa ilheense no circuito dos grandes espetáculos nacionais. “Já passaram por aqui, por exemplo, montagens como “Negócios de Estado”, com Vera Fischer e Perry Salles, e “Trair e coçar é só começar”, uma das comédias de maior sucesso da história do teatro brasileiro”, destaca Maurício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *