Praças da cidade são beneficiadas com a execução de várias melhorias
Em Ilhéus, Samu continua melhorando a prestação de serviços à comunidade
Ilhéus marcou presença no Seminário do Sistema Nacional de Cultura
Encontro debaterá a segurança pública em Ilhéus, no dia 24
Newton debaterá delimitação de terras indígenas em Brasília
“Ilhéus tem potencial para receber hotéis de porte internacional”, diz gerente da Accor
Nova sede do CREAS será inaugurada pelo prefeito Newton Lima 6ª feira
Praças da cidade são beneficiadas com a execução de várias melhorias
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem realizando uma série de intervenções na cidade com o objetivo de melhorar sua infraestrutura física. O trabalho vem dando ênfase para a recuperação de praças, colocação de sistemas de iluminação e execução de pequenos reparos na pavimentação de diversos logradouros públicos. O esforço inclui a construção de uma praça localizada ao lado do Shopping Popular, centro da cidade, que recebeu, entre outros, pavimentação em bloquetes, canteiros, iluminação, bancos e um moderno projeto de paisagismo.
Segundo o secretário Carlos Freitas, entre as praças que se encontram em fase final de recuperação, destacam-se a da subida do alto do Pacheco, que recebeu canteiros e um novo piso; a localizada na avenida Itabuna, nas proximidades do Viaduto Catalão, beneficiada por bancos, jardim e pavimentação em bloquetes; a situada na avenida Antônio Carlos Magalhães, que foi revitalizada por novo piso, colocação de mesa e pintura geral; e a praça localizada nas proximidades da rua do Filtro, favorecida por instalação de mesas, pintura e ampliação da pavimentação e do acesso à escada local.
Duas outras praças, continua Carlos Freitas, também estão sendo beneficiadas: a Misael Tavares, localizada nas proximidades da Clínica Sacro, e a Barão do Rio Branco, em frente ao Hospital de Ilhéus. A primeira está recebendo canteiros em volta das árvores, plantas ornamentais e troca do alambrado da quadra. Já a segunda está sendo favorecida por uma pintura geral e pelas recuperação dos canteiros e dos meios-fios. O diretor de Serviços Urbanos, Waldemar Bonfim (Dema), chama atenção ainda para a execução de consertos na pavimentação de ruas que vêm sendo realizados em alguns pontos da cidade, como a rua Dom Pedro II e a avenida Esperança (1ª e 7ª travessas).
Em Ilhéus, Samu continua melhorando a prestação de serviços à comunidade
Funcionando desde março passado no centro administrativo da Prefeitura de Ilhéus, na avenida Itabuna, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) continua aperfeiçoando o trabalho oferecido à comunidade. Além de suas seis unidades móveis (sendo duas reservas), o Serviço acaba de ganhar uma motocicleta para agilizar ainda mais o atendimento. De acordo com o coordenador administrativo do Samu em Ilhéus, Edson Freitas, em virtude de seu deslocamento mais fácil no trânsito, a motocicleta chegará antes das ambulâncias para prestar os primeiros socorros.
Edson Freitas informa ainda que, em Ilhéus, o Samu atende a uma média de 45 ocorrências diárias, sendo que esse número chega a dobrar na alta estação, quando o município recebe centenas de turistas. Segundo ele, uma das ocorrências mais comuns é o acidente no trânsito envolvendo carros e motos. “Para oferecer um atendimento rápido e eficiente, bem como para garantir a segurança das nossas equipes de trabalho em determinadas situações, contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros e com uma importante parceria com a Polícia Militar”, acrescenta o coordenador administrativo.
Ao todo, o Samu de Ilhéus possui 82 funcionários, entre médicos, motoristas, atendentes, técnicos e auxiliares em geral. A nova sede, inaugurada pelo prefeito Newton Lima no dia 27 de março deste ano, funciona em ambiente totalmente climatizado. Sua estrutura é dotada de salas para a coordenação de enfermagem, administração, regulação, servidor, almoxarifado, farmácia, esterilização e estudos, além de copa, cozinha, banheiros e dormitórios masculinos e femininos. Na parte externa à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, outras intervenções auxiliam o trânsito das ambulâncias como entrada exclusiva, semáforos e quebra-molas.
24 horas – O Samu é um programa que visa prestar atendimento à população em casos de emergência. Com o serviço, está sendo possível reduzir em todo o país o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O Samu funciona em regime de 24 horas por dia com equipes que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental, podendo ser acionado pelo número 192.
Utilizando a mesma sigla, o Samu foi idealizado na França, em 1986, como Service d’Aide Médicale d’Urgence, sendo considerado pelos especialistas como o melhor do mundo. No Brasil, é oferecido pelo governo federal, em parceria com governos estaduais e municipais, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população. O projeto piloto aconteceu em Porto Alegre (RS) e em Ribeirão Preto (SP).
Ilhéus marcou presença no Seminário do Sistema Nacional de Cultura
O Ministério da Cultura iniciou por Salvador uma série de 30 seminários que serão realizados em todo Brasil. Autoridades, gestores públicos e privados, membros de conselhos municipais e estaduais, além de mais de 400 representantes da área cultural de diversos municípios baianos estiveram reunidos no Hotel Tropical da Bahia, no Campo Grande (SSA), para participar do primeiro Seminário do Sistema Nacional de Cultura.
O evento contou com a presença do ministro da Cultura interino, Alfredo Manevy; da secretária de Articulação Institucional do MinC, Silvana Meireles; do coordenador geral do Sistema Nacional de Cultura, João Roberto Peixe; da representante do MinC na região Nordeste, Tarciana Portela; do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Albino Rubim; do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, e do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, que foi mediador em dois módulos de debate: “O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura: Arcabouço Jurídico e o Modelo de Gestão” e “Programas de Gestão de Cultura do Estado da Bahia, Sistema Estadual de Cultura e III Conferência Estadual de Cultura da Bahia”, dentre outros temas importantes que foram debatidos em plenária.
O Sistema Nacional de Cultura, que integra a Política Nacional de Cultura, é uma iniciativa do MinC que tem como objetivo definir uma agenda de ações para a cultura em todo o País, envolvendo estados e municípios que, por sua vez, deverão consolidar sistemas de cultura locais. Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, este é um momento ímpar da cultura nacional e Ilhéus tem que estar inserida em todo o processo de articulação, gestão e promoção de políticas públicas para a cultura desenvolvidas em conjunto com os governos federal, estadual e a sociedade civil. “A idéia é ganhar força com a união das diversas instâncias de governo e a participação de todos, objetivando a construção conjunta de caminhos para o desenvolvimento da cultura em Ilhéus”, afirma Corso, que também é Secretário Geral do Fórum de Dirigentes Culturais do Estado da Bahia.
Agora, é o momento da Fundação Cultural de Ilhéus ampliar o debate e propor aos artistas, produtores e gestores culturais a construção das bases locais para a implantação do Sistema Municipal de Cultura, a aprovação do Fundo Municipal de Cultura e fortalecer o planejamento, formação e qualificação das Redes de Cultura, diz Maurício Corso. “É com esse objetivo que a FUNDACI convida a todos para participarem da OPEC – Oficina de Planejamento Estratégico em Cultura, que acontecerá nos dias 23 e 24 de julho, nesta quinta e sexta-feira, a partir das 18:00 horas, no Auditório da Fundação Cultural de Ilhéus”, salienta. As Oficinas tratarão de elaborar um planejamento estratégico para um trabalho na área de gestão cultural de uma maneira mais sólida e continuada”, de acordo com Maurício Corso, Presidente da Fundação Cultural de Ilhéus.
Encontro debaterá a segurança pública em Ilhéus, no dia 24
“Segurança pública é responsabilidade de todos nós” é o principal tema do II Fórum Baiano de Segurança Municipal e do I Encontro de Guardas Municipais da Bahia, que acontecem na cidade de Ilhéus, neste dia 24, no auditório do Fórum Epaminondas Berbert de Castro a partir das 08h30min. A iniciativa, que tem como objetivo discutir os instrumentos de mobilização da comunidade para a sua segurança, alem de esclarecer a sociedade civil como surgiram e o que vem a ser a Guarda Municipal, é promovida pelo Sindguardas-BA, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, Câmara Municipal, Ministério da Justiça, Prosem, Força Sindical, Anpuad e Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
Após credenciamento e composição da mesa solene de abertura dos trabalhos, que contará com a presença do prefeito Newton Lima, entre outras autoridades, o secretário de Administração de Ilhéus, Abelardo Andréa de Souza fará palestra abordando “A contribuição da guarda municipal na administração pública”. Às 10 horas, será a vez do delegado-chefe da Polícia Federal, Dr. Cristiano Barbosa Sampaio falar sobre “As guardas municipais e o seu papel no Estatuto do Desarmamento”.
Logo depois de um coffe break, às 11 horas, o professor Marcos Vinícius, coordenador nacional da Prosem, falará a respeito da “Guarda municipal e as polícias estaduais no contexto da segurança pública”, seguindo-se do sub-comandante do II BPM/Ilhéus, major Adriano de Araújo Costa que se responsabilizará sobre a palestra “O papel dos municípios na segurança pública”.
Depois de intervalo para almoço, o fórum recomeça às 13h30min com a juíza de Direito da Comarca de Ilhéus, Dra. Sandra Magali que abordará o tema “A contribuição das guardas municipais frente a atual legislação”, vindo após a Dra. Cristina Gross VilaNova, coordenadora de Ações do Programa em Segurança Pública que falará sobre “Os investimentos na segurança pública municipal com recursos federal e credenciamento das guardas municipais no Pronaci”.
Às 14h30min acontece nova palestra sob a responsabilidade do secretário de Administração de Itabuna, Gilson Nascimento, abordando “O papel dos municípios na segurança pública; às 15 horas “A regulamentação e o poder de polícia das guardas municipais” será enfocado por Arnaldo Farias de Sá, deputado federal por São Paulo e relator da PEC 534/02; às 15h30min, Maurício Domingos, presidente da Ong SOS Segurança falará sobre “As guardas municipais inseridas no contexto da segurança pública”, e, encerrando as palestras, Dr. Protogenes Queiroz, delegado da Polícia Federal/DF abordará o tema “Os meios de prevenção e combate a criminalidade com integração”.
Para Pedro de Oliveira Santos, presidente do Sindguardas-BA, os eventos pretendem difundir entre os organismos representativos da sociedade os principais conceitos que norteiam a eficácia dos serviços de uma Guarda Municipal e sua relação com o aparelho policial em vigor apresentando alternativas para policiamento comunitário. “Por isso, convidamos a comunidade em geral para que compareça e prestigie as palestras, pois teremos uma oportunidade ímpar de planejar e executar a segurança municipal”, afirmou.
Newton debaterá delimitação de terras indígenas em Brasília
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, já confirmou a sua presença em uma audiência pública que a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados irá realizar no dia 12 agosto, com a finalidade de debater a delimitação de terras indígenas envolvendo os municípios de Ilhéus, Una, Buerarema e São José da Vitória. A audiência acontecerá às 10 horas da manhã, no plenário 6 do Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, e contará com a participação do vereador ilheense, Alcides Kruschewsky, como principal expositor.
Desde que a Funai divulgou relatório prevendo a demarcação de 47 mil hectares de terras envolvendo os quatro municípios, o prefeito Newton Lima vem participando ativamente das ações que visam alertar as autoridades para os graves problemas sócio-econômicos que essa medida causará, caso seja colocada em prática. Segundo ele, não se pode medir o impacto social que essa demarcação de terras causaria, atingindo duramente, por exemplo, a Estância Hidromineral de Olivença, não só as suas áreas turísticas como também as terras que são ocupadas por dezenas de pequenos agricultores.
Semana passada, durante a Marcha dos Prefeitos à Brasília, o prefeito Newton Lima participou de uma reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro, acompanhado pelo presidente da Amurc, Moacyr Leite. Além de entregarem um documento contestando o Relatório Técnico de Identificação e Demarcação (RTID), também informaram que uma equipe multidisciplinar está concluindo um outro documento demonstrando os reais motivos para que o documento da Funai seja anulado. “Precisamos estabelecer o diálogo em todos os âmbitos para que seja preservada a tranqüilidade e garantir os direitos de quem cultiva e produz”, afirmou Newton.
“Ilhéus tem potencial para receber hotéis de porte internacional”, diz gerente da Accor
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu na manhã desta segunda-feira (20), no Palácio Paranaguá, sede da administração municipal, a visita de Amílcar Mielmiczuk, gerente da Rede Accor. Sediada em Paris e com 40 anos de existência, a empresa opera mais de 4 mil hotéis e é proprietária das marcas Sofitel, Mercure, Novotel, Íbis e Formule 1. Segundo Mielmiczuk, que esteve na cidade a convite do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alfredo Landim, Ilhéus possui todas as condições necessárias e um grande potencial turístico para receber um hotel da marca IBIS.
No Brasil, com 30 anos em operação e mais de 140 hotéis em funcionamento, a Rede Accor atua nas principais capitais do país e em várias cidades do interior, liderando sempre o segmento de hospedagens. Na Bahia, dentre os hotéis em desenvolvimento e em implantação, a Accor está presente em Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana. Segundo o secretário Alfredo Landim, a implantação de um hotel de bandeira internacional vem ao encontro dos anseios da comunidade ilheense que há muitos anos busca a concretização de um empreendimento deste porte na hotelaria de negócios. Ele lembra que a marca IBIS tem tradição no segmento, com mais de 800 hotéis instalados no mundo, sendo 47 deles em funcionamento no Brasil e mais 50 em implantação.
Atualmente, a Accor busca investidores em várias cidades do Brasil, transferindo basicamente tecnologia e conhecimento na operação de hotéis, sempre através de contratos de franquia. “E em Ilhéus, certamente, não faltarão investidores para a realização de empreendimentos tão importantes”, espera Mielmiczuk.
Facilitador – O prefeito Newton Lima agradeceu a visita de Amílcar Mielmiczuk e garantiu que, além do apoio de toda a sua equipe, ele, pessoalmente, será um facilitador desta iniciativa com o objetivo de que o município de Ilhéus venha a ser incluído definitivamente no segmento de negócios, “neste caso vinculado a uma cadeia de hotéis reconhecida internacionalmente como a Rede Accor”, acrescentou.
Nova sede do CREAS será inaugurada pelo prefeito Newton Lima 6ª feira
As ações realizadas pela secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus procuram atender bem o seu usuário e oferecer ao mesmo tempo um ambiente onde ele se sinta á vontade para resolver os seus respectivos problemas. Dessa forma a secretaria está inovando e mudando sua estrutura física para melhor atender aos beneficiários e cumprir com as medidas exigidas pelo Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Exemplo dessa mudança é o novo endereço do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). A nova sede do CREAS fica localizada na Avenida Soares Lopes, nº 1724. O CREAS tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares, atender crianças e adolescentes que foram vítimas de abuso sexual ou negligência, jovens que cumprem medidas sócio-educativas, pessoas idosas, além de pessoas que tem seus direitos violados ou ameaçados. A nova estrutura será inaugurada na próxima sexta-feira (24) a partir das 9h30min pelo prefeito Newton Lima.
Outra mudança significativa é a nova sala do Bolsa Família. Além de ser maior, a sala oferece um ambiente climatizado e profissionais aptos à atender o seu público. Para a beneficiária Autaci Santos, moradora da aldeia indígena Itapoã em Olivença, afirma que essa nova estrutura do Bolsa Família é “ boa, porque antigamente a sala era pequena demais e tinha muita gente, agente ficava sufocado”. Ela ainda afirma que essa mudança foi essencial para um bom atendimento.
Em Ilhéus são atendidas cerca de 20.958 famílias e segundo o coordenador do programa, Pedro Lucas Calazans, a “nova sala trouxe maior acessibilidade aos beneficiários e aumentou a quantidade de atendimento também.” Para o secretário de Assistência Social do município, Augusto César Macêdo, “ a secretaria está se adequando às novas políticas propostas pelo SUAS, para que os beneficiários tenham o devido atendimento e saiam satisfeitos com os serviços prestados pela secretaria”.