Pelo 5º ano consecutivo a FMT tem equipe no Projeto Rondon

Alunos da Faculdade Madre Thaís, de Ilhéus, estão em Alagoinha, interior da Paraíba, até o dia 2 de agosto, participando do Projeto Rondon, programa de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC. O Projeto envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes. Este é o quinto ano consecutivo que a FMT participa do evento, sendo uma das primeiras faculdades do sul da Bahia a se integrar ao projeto extensionista.
O grupo é formado pelos alunos Cássio Cristo, Laís Oliveira, Tarcila Ferraz, Rogério Rocha, Luciano Ferreira e Diego Susmaga, além da professora Cenira Guerra. O “Projeto de Extensão a FMT no Projeto Rondon”, que tem coordenação geral do professor Newton Aranha foi aprovado pelo Ministério da Defesa e engloba cursos nas áreas de empreendedorismo, criação de ONGS/OCIPS, montagem de computadores, informática profissionalizante, curso de libras, gestão pública, políticas sociais, dentre outros, beneficiando 240 alunos e sociedade local, além do trabalho em parceria com a Prefeitura do Município e outros órgãos de ação comunitária.

Para o diretor da FMT, Isidoro Gesteira, o projeto é importante para a integração do alunado à realidade social brasileira, na medida em que se empenha em desenvolver a capacitação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania, como também, a capacitação de educadores do ensino fundamental para a prática de leitura. A produção de textos e atendimento à portadores de necessidades educativas especiais e a organização de implantação de atividades comunitárias solidárias também são destaques no projeto. Os voluntários preocupam-se, ainda, em orientar o desenvolvimento da agricultura familiar, bem como, colaborar na elaboração de projetos que atendam à infra-estrutura municipal, em particular nas áreas de saneamento básico e de meio ambiente.

Gesteira ressalta que a Faculdade Madre Thaís, desde a sua criação, vem procurando desenvolver atividades deste porte. “Este evento não é novidade para a nossa equipe. Desde o primeiro ano da faculdade que estamos presentes no Projeto Rondon, com reconhecimento das autoridades brasileiras ao trabalho desenvolvido por nossos alunos”, afirma, destacando que, por conta deste trabalho, a faculdade está entre as de melhores propostas de projetos de Desenvolvimento Sustentável e de Gestão Pública do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *