Newton participará da Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios
Comissão Tripartite do Porto Sul volta a discutir relatório de impacto ambiental
Vacinação contra a poliomielite prossegue em Ilhéus até o dia 17
Orientadores do ProJovem em Ilhéus participam de capacitação
Newton participará da Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, já confirmou sua presença na XII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que acontecerá no período de 14 a 16 de julho, tendo como tema central “alternativas para superar a crise”. Promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o evento conta na Bahia com o apoio de diversas entidades, entre as quais a UPB (União dos Municípios da Bahia) e Amurc (Associação dos Municípios do Sul, Extremo-sul e Sudoeste do Estado). Além do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, deverão prestigiar a XII Marcha à Brasília, vários ministros de Estado, senadores, deputados e prefeitos e prefeitas de todo o país.
Newton Lima lembra que uma das bandeiras da Marcha é exigir uma maior participação dos municípios no bolo tributário, “uma vez que a Constituição Federal de 88 criou uma série de deveres e obrigações para os municípios, mas não fez as compensações necessárias. Ou seja, a fonte de recursos continuou centralizada no governo federal”, lembra o prefeito. Nossa proposta, continua Newton, “é que se faça uma distribuição mais justa dos recursos arrecadados com o objetivo de fortalecer os municípios e, assim, o próprio país”.
Para o chefe do Executivo ilheense, é fundamental que todos os prefeitos baianos estejam presentes nesta importante manifestação. “Unidos, temos uma força muito grande. Precisamos disso para mudar essa situação que nos deixa numa posição de extrema fragilidade. Na atual conjuntura, encontramos dificuldade até para cumprir com os compromissos do dia-a-dia. E se até para as coisas básicas temos problemas, imaginem para os investimentos públicos. Isso tem que mudar”, enfatiza Newton Lima.
Além de um momento de reflexão e debate sobre a atual situação dos municípios brasileiros, o evento será um espaço privilegiado para articular o acesso a políticas públicas, estabelecendo, também, contatos institucionais para a administração local. “Consideramos de grande relevância a participação de todos nas atividades propostas, como instrumento para fortalecer o municipalismo e encontrar soluções conjuntas para os nossos desafios administrativos”, comenta o presidente da Amurc, Moacyr Leite Júnior. As inscrições ainda podem ser feitas através do site www.marcha.cnm.org.br
Comissão Tripartite do Porto Sul volta a discutir relatório de impacto ambiental
Representantes das entidades que compõem a Comissão Tripartite responsável em coordenar o andamento do projeto para a construção do Complexo Intermodal Porto Sul, voltaram a se reunir na tarde desta terça-feira (07). Os membros da comissão receberam o oceanógrafo, Rian Pereira da Silva, que integrou a equipe responsável em realizar a perícia ambiental para a implantação do complexo portuário do Pecém, no Ceará. Rian, que é mestre com ênfase em oceanografia geológica, atuando com os temas plataforma continental interna, sedimentologia e zona costeira, mostrou o resultado do relatório pericial sobre o funcionamento do Porto do Pecém, que possui estrutura semelhante ao que será construído na zona norte de Ilhéus.
Presidida pelo secretário municipal de Governo e Projetos Estratégicos, José Nazal Pacheco Soub, a reunião contou com a presença de membros da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Instituto de Estudos Sócio-ambientais (Iesb), Movimento Ação Ilhéus, Associações de moradores de Ponta da Tulha, Vila Juerana e Lagoa Encantada, Fórum Permanente em Defesa de Ilhéus, Associação Comercial, Colônia Z-34 e Instituto Floresta Viva. Participaram também os secretários Paulo Goulart (Planejamento e Infra-estrutura), Alfredo Landim (Desenvolvimento Econômico) e Antonio Olímpio (Meio Ambiente). Hermano Fahning (Turismo) e Ivanilton Silva (Esporte e Lazer).
De acordo com Rian Pereira o resultado do relatório mostra imprecisão de dados mais aprofundados com relação à estrutura que foi construída dentro do complexo industrial. “Somente as obras off shore – fora da costa – foram citadas no documento”. Também foram levados em consideração a análise da dinâmica costeira e os modelos de transporte de sedimentos e hidrodinâmico. “O relatório do EIA/RIMA apresentado para o Porto de Pecém apresentou falhas no diagnóstico, na análise de impactos ambientais e, sobretudo na apresentação de um programa social”. Ainda segundo ele, as praias próximas ao Porto de Pecém estão em acelerado processo de erosão.
Para o secretário Paulo Goulart a apresentação desses dados é importante “no sentido em que pode colaborar na confecção do mesmo relatório do Complexo Porto Sul, ajudando na detecção de possíveis falhas e na elaboração de medidas que auxiliem, principalmente, na redução do impacto socio-ambiental de toda a área envolvida no projeto”. A Comissão foi instalada em agosto de 2008 e é formada por representantes do poder público municipal; empresariado, associações de classe e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e também por membros da sociedade civil organizada e ONGs ambientalistas. A comissão tripartite volta a se reunir no dia 4 de agosto.
Vacinação contra a poliomielite prossegue em Ilhéus até o dia 17
Prossegue até o próximo dia 17 em Ilhéus a Campanha contra a Poliomielite (paralisia infantil), trabalho que tem como meta vacinar 18 mil e 805 crianças de zero a quatro anos. De acordo com a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, além de uma equipe que segue visitando a zona rural, principalmente as áreas de difícil acesso, os postos e unidades do município continuam vacinando normalmente. A campanha, que teve início no dia 9 de junho, imunizou até o momento cerca de 15 mil crianças.
Segundo as autoridades públicas, a poliomielite, comumente chamada de pólio, está erradicada no Brasil desde 1994. Em 1989, foi registrado o último caso da doença no país, mas ainda há casos em outros países, principalmente no continente africano. “Por isso, é fundamental que este trabalho continue sendo realizado, visando evitar que ocorra a reintrodução do poliovírus no Brasil”, explica Kátia Chagas, coordenadora de Imunização da secretaria municipal de Saúde. No Brasil, que teve como Dia Nacional de Mobilização o ‘20 de Junho’, o objetivo é imunizar 1 milhão e 200 mil crianças
A poliomielite, doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3), não tem tratamento específico. A única medida eficaz é a vacinação. Há dois tipos de vacina: a Salk e a Sabin. Nos países onde a poliomielite ainda existe deve ser usada a Sabin porque o chamado risco baixo é mais que contrabalançado pelo risco real da verdadeira poliomielite. Nos países onde ela já foi erradicada, a vacina Salk é suficiente e os riscos de paralisia, menos aceitáveis.
Orientadores do ProJovem em Ilhéus participam de capacitação
O crescimento profissional é sempre bastante proveitoso tanto para a empresa quanto para o colaborador. É dessa maneira que a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus vem buscando inovar e crescer junto com os seus funcionários. Durante os dias 06 a 10 de julho os orientadores sociais do Projovem, que é um programa do Governo Federal que assiste adolescentes de 15 à 17 anos, estarão planejando as ações que serão aplicadas durante o segundo semestre letivo. A capacitação está sendo realizada na Fundação Cultural e no auditório da Justiça Federal.
Os temas abordados na capacitação são sempre relacionados à realidade dos jovens, tais como qualificação profissional, inclusão digital e o tema do mês, que é Juventude e Trabalho. Para o secretário da pasta, augusto Macedo, “a partir desses temas, os jovens descobrem o que é ser cidadão e aprendem a crescer conscientes do seu papel na sociedade”. Segundo a orientadora do Projovem do bairro Teotônio Vilela, Rossana Cristina, esse tipo de atividade “abre espaço para idéias que podem ser colocadas na prática e que com certeza agradam os jovens”. Regina Vieira, que também é orientadora social, a capacitação ”foi importante e valeu a pena pois nós temos que nos preparar para poder passar os assuntos adiante”.
Além da participação dos orientadores, a capacitação vem sendo acompanhada por psicólogos e assistentes sociais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que deram orientações sobre como lidar com esses jovens e de que maneira as avaliações dos mesmos podem ser feitas. Para a coordenadora do programa, Aleide Amorim, “essa integração entre os programas é que fortalece o projeto”. Ainda de acordo com secretário Augusto César Macedo, afirma que “é sempre importante que os profissionais sejam capacitados, pois assim é garantido o melhor funcionamento da secretaria e uma melhor qualidade nos serviços prestados para a comunidade, e, sobretudo, para os beneficiários”.