“Custo brasileiro de produção e exportação da soja é competitivo”, dizem pesquisadores
Ilhéus encerra inscrições do ‘Minha Casa, Minha Vida’
Divulgado calendário de visitas do Odontomóvel para o mês de julho
Bolsa Família convoca beneficiários para recadastramento em Ilhéus
“Custo brasileiro de produção e exportação da soja é competitivo”, dizem pesquisadores
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alfredo Landim, recebeu no salão nobre do Palácio Paranaguá, sede da administração municipal, a visita da economista Delmy Salin, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (USDA), e do técnico Roberto Fray, da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), unidade que integra a Universidade de São Paulo (USP). Em parceria, as instituições realizam pesquisas na área de logística, envolvendo aspectos como portos, transporte e armazenagem de grãos com aplicação voltada para a agroindústria.
Além de visitarem o Porto Internacional, Delmy Salin e Roberto Fray também vieram a Ilhéus para conhecer detalhes sobre o Porto Sul, que deverá ser implantado no distrito de Ponta da Tulha. “Nosso trabalho é coletar e disponibilizar dados ligados à logística de toda a cadeia da soja, produto que, com certeza, estará na pauta de exportações do novo equipamento”, diz Salin. Segundo ela, fatores logísticos, como preço do frete e capacidade de armazenagem, podem se transformar em elementos decisivos para o sucesso ou para o fracasso de uma política de exportação de grãos.
“Iniciado em 2004, este trabalho gera relatórios a cada três meses. A proposta é oferecer aos empresários um panorama completo sobre o comportamento dos produtos agrícolas, com ênfase para os inúmeros custos operacionais que caracterizam as atividades econômicas”, enfatiza a economista. Segundo ela, o custo brasileiro de produção e exportação da soja é competitivo, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos da América. “O Brasil precisa melhorar apenas a sua logística”, diz.
Novo Porto – Interligado a um grande sistema modal, o Porto Sul Bahia deverá funcionar como um ponto privilegiado de entrada e saída de mercadorias, transformando o município de Ilhéus num centro de ligação entre o sudoeste e o oeste do Estado, e o Centro Oeste. O resultado disso deverá ser a criação de uma rota de incremento econômico que gerará empregos, negócios e ativos ambientais. Por ser um porto offshore, as operações de carga e descarga de navios ocorrerão a cerca de três quilômetros da costa, de forma segura e com impacto ambiental mínimo.
Ilhéus encerra inscrições do ‘Minha Casa, Minha Vida’
As inscrições para o programa ‘Minha Casa Minha Vida’, da Caixa Econômica Federal, terminaram na última terça-feira (30). Em Ilhéus, durante o período do cadastramento, que começou no dia 13 de maio, foram inscritas 6.700 pessoas, e maior parte do público interessado em ser beneficiado com o programa foi composta por mulheres e jovens. Na avaliação do secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Augusto Macedo, “o cadastramento ocorreu de maneira tranqüila e todos que compareceram puderam realizar o cadastramento sem maiores problemas”.
Ainda de acordo com Augusto Macedo, toda a base de dados do cadastramento realizado em Ilhéus será devidamente encaminhada para a Caixa Econômica, “que deverá iniciar a escolha dos beneficiados o mais breve possível”. O critério de seleção seguirá, segundo Macedo, medida provisória que trata da política de nacional de habitação social.
A construção das casas está prevista para começar no mês de setembro, e Ilhéus será contemplada com mil unidades habitacionais, que serão divididas em áreas do bairro do Iguape e na zona sul. Para o autônomo Luis Carlos Dias, que foi uma das últimas pessoas a se inscrever no ‘Minha Casa, Minha Vida’, o programa vai ajudar a realizar o maior sonho de muitos brasileiros: o de ter a sua casa própria.
Divulgado calendário de visitas do Odontomóvel para o mês de julho
A Prefeitura de Ilhéus divulgou o calendário da Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel) que estará visitando no decorrer deste mês de julho diversas localidades da sede e da zona rural do município. Formada por um dentista e por auxiliares, a equipe presta atendimentos das 8 às 17 horas, envolvendo tratamento dentário de baixa e média complexidades, aplicação de flúor, realização de palestras e distribuição de material informativo. A principal proposta do prefeito Newton Lima é levar serviços odontológicos de qualidade para o interior e para bairros distantes do centro da cidade.
Nos próximos dias 6 e 7 (segunda e terça-feira), o Odontomóvel estará visitando a comunidade do bairro São Miguel, enquanto que, no dia 8, a equipe prestará atendimento em Vila Olímpio. No dia 10, sexta-feira, serão beneficiados os moradores de Urucutuca e, nos dias 13 e 14, os residentes do Nossa Senhora da Vitória. Na seqüência, aterro sanitário (Itariri), no dia 15; Vila do Serrado, dia 16; e Santo Antônio, dia 17.
O trabalho do Odontomóvel recomeça no dia 20, em Santaninha, prosseguindo no dia 21, na rua do Cacau, no Malhado; dias 22, 23 e 24, na avenida Princesa Isabel; dia 27, no Banco da Vitória; e dia 28, na localidade de Carobeira. O calendário de atendimentos do mês de julho será encerrado com visitas à São José, no dia 29; Aritaguá, dia 30; e Assentamento do Bom Gosto (Itariri), que acontecerá no dia 30.
Solicitar – De acordo com o coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura de Ilhéus, Carlos Ocké, a equipe da Unidade Móvel Odontológica também dá suporte social às pessoas atendidas pelo Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Ele lembra ainda que a visita do Odontomóvel pode ser solicitada por administradores, presidentes de associações comunitárias e representantes de creches e escolas. Maiores informações sobre o calendário mensal de atendimentos odontológicos ou sobre novas solicitações de visitas podem ser obtidas por meio do telefone (73) 3234-3712.
Bolsa Família convoca beneficiários para recadastramento em Ilhéus
A secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus convoca os beneficiários do Programa Bolsa Família que estão há mais de dois anos sem realizar recadastramento do benefício, para regularizar a situação dos seus cadastros comparecendo entre às 8h às 14h na sede da secretaria, na Vereador Mário Alfredo, s/n, na Avenida Itabuna. O cadastramento é válido até o dia 31 de agosto deste ano e segundo alerta do secretário da pasta, Augusto Macedo, as pessoas que não se regularizarem podem perder o benefício.
Ainda de acordo com a orientação do secretário Augusto Macedo para fazer a atualização é preciso que a pessoa tenha em mãos todos os documentos de todas as pessoas que moram na casa. Os documentos necessários são: CPF, carteira de trabalho e de identidade, título de eleitor, assim como o comprovante de escolaridade e certidão de nascimento para as crianças. Em Ilhéus aproximadamente vinte e uma mil famílias são atendidas pelo programa, e desse total, cinco mil precisam atualizar os dados. O intuito deste programa é devolver para essas famílias a auto-estima e agregar valores de cidadania.
O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que visa beneficiar as famílias que se encontram em situação social de vulnerabilidade, reforçando o exercício aos direitos sociais básicos nas áreas de Saúde e Educação, por meio do cumprimento das condicionalidades, o que contribui para que as famílias consigam romper o ciclo da pobreza. Para o coordenador do programa em Ilhéus, Pedro Lucas Calazans, “é de extrema necessidade que essas famílias façam a atualização para garantir a manutenção do benefício”. Ainda segundo ele, o recadastramento “faz parte de uma das condições exigidas pelo programa”.