Luiz Henrique Uaquim escreve sobre a questão indígena e a demarcação de terras

Às vezes é preciso esforço maior para entender os nossos serviços públicos. Veja você que chegou a Ilhéus, de Brasília, a equipe do Ministerio da Justiça, para investigar as supostas torturas(choque), denunciadas pela Funai e MPF, contra a Policia federal, aos caboclos Tupinambas de Olivença. Invadem Fazendas, queimam casas de trabalhadores, matam vacas e comem com cachaça, sequestram, interditam estradas vicinais, criam uma falsa identidade, cadastram com interesses apenas de aumentar a quantidade, praticam fraudes de dados historicos e antropologicos, são acusados de matar trabalhador rural no dia da invasão à faz. Sta Rosa e querem assumir a imagem de Vitimas. O Ministerio da Justiça Federal, desloca uma equipe, paga com os nossos impostos a tal investigação, porém ao trabalhador rural , encontrado morto, a golpes de facão e pauladas, ninguém até agora fez nada. O Ministério Público ainda não divulgou os verdadeiros culpados, ou melhor, não vi passar em cadeia de TV estadual ou nacional, a noticia, que o Ministerio Publico Federal vai apurar; digo mais, ninguém está preso.

Estou preocupado com o julgamento do processo de demarcação, pois ocorrerá no Ministerio da justiça Federal. Da mesma forma que o trabalhador rural , morto de pauladas e golpes de facão, está sendo esquecido, o que farão com as nossas contestações? Chega a ser ridículo as despesas que esses mal feitores geram para os cofres públicos; O TRF e STF não julgam outra coisa a não ser causa indígena, e nós pagamos tudo calados. É preciso acordar a sociedade. Solicitei ao Ministério Publico Federal em Ilhéus , uma audiência já fazem 8 dias e ainda não obtive resposta. Porém vejo chegar a Ilhéus uma equipe, com cobertura de tv e tudo mais, como se fosse a chegada de uma celebridade no aeroporto de Ilhéus, mas não , era apenas os funcionários públicos para investigar choque nos corpos de elementos que praticaram todos os atos de vandalismos, roubos, latrocinios e mais. Parece que o Presiden te do Supremo tem razão. O Espetacularismo na frente da razão.

Fica o questionamento: quem patrocinou a reportagem? Por que exibir a equipe do ministério da Justiça em causa tão evidente? Por que inibir a ação da Policia Federal? Como ficarão os agricultores sem a Policia Federal para evitar as invasões, mortes queimadas, sequestros….etc ? Será que é sempre assim, vândalos querendo se fazer de Heróis? As autoridades locais precisam responder a este ato desnecessário. Trata-se de dinheiro publico, trata-se de exagero… Não resta mais nada para ser desmistificado deste processo Tupinambá de Olivença. Cadastro falso, Etnia inexistente, a não ocupação das terras e por fim, o descadastramento (inédito na política de demarcação no Brasil) .Agora , como sempre, só resta a vitimização e a pirotecnia ( o espetacularismo), vamos combatê-los e ai não restará mais nada.

Luiz Henrique Uaquim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *