Prefeitura Municipal de Ilhéus

Entrega da Comenda de São Jorge dos Ilhéus é marcada pela emoção

Governo anuncia concurso para escolha do hino oficial de Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus comemora primeiro ano de atividade do CEO

Show da banda Estakazero encerra comemorações do aniversário de Ilhéus

Semana do aniversário do Tiro-de-Guerra de Ilhéus

Entrega da Comenda de São Jorge dos Ilhéus é marcada pela emoção

A emoção foi a tônica da solenidade de entrega da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus que homenageou cinco personalidades que, em suas áreas de atuação, vêm contribuindo com o desenvolvimento do município. Realizada na manhã de ontem (28), no Teatro Municipal, a solenidade foi prestigiada por centenas de pessoas, marcando o aniversário de Ilhéus, que completou 475 anos de fundação e 128 anos de elevação à categoria de cidade. Antes, houve hasteamento de bandeiras na praça Dom Eduardo e missa celebrada por D. Mauro Montagnolli na Catedral de São Sebastião.

Foram homenageados, na oportunidade, o comerciante José Leite de Sousa, o desportista Raymundo Diógenes Campos (representado por seu irmão, Paulo Campos), o escritor e advogado João Higyno Filho, o secretário estadual de Turismo Domingos Leonelli (representado pelo vereador Alcides Kruschewsky) e o ex-funcionário público Guarani Valença de Araripe, responsável, entre outros trabalhos, pelo Plano Diretor Urbano de Ilhéus de 1969. Presidida pelo prefeito Newton Lima, a mesa também contou com a presença da primeira-dama do município, Inês Tavares, do vice Mário Alexandre, do presidente da Câmara, Jailson Nascimento, e da deputada estadual Ângela Sousa.

Em seu discurso, Newton Lima lembrou que não foi uma tarefa fácil escolher os homenageados deste ano, uma vez que “contamos com inúmeros valores que contribuem diariamente com a construção da nossa história”. Durante a solenidade, o prefeito manifestou sua alegria ao homenagear pessoas como “José Leite, que, vindo de Juazeiro do Norte, pátria mãe do nosso querido padre Cícero, se estabeleceu no comércio local. Com vínculos profundos na nossa história recente, José Leite de Sousa destacou-se também como presidente do Fórum Permanente em Defesa de Ilhéus”.

Seguindo, Newton Lima elogiou a trajetória jurídica de João Higyno Filho, escritor e advogado, “que, embora nascido em Porto Seguro, escolheu a cidade de Ilhéus para fazer seu trabalho florescer, colhendo, por isso, o reconhecimento de toda sociedade ilheense pelo carinho, zelo e dedicação com as causas públicas”. Ao se reportar sobre outro homenageado, Guarani Valença Araripe, o prefeito destacou a importância de alguns de seus trabalhos, como o plano diretor urbano de 1969, os estudos da área para implantação do novo aeroporto e o levantamento aerofotogamétrico do município.

“Infelizmente, por motivo de doença, o grande amigo e desportista, Raymundo Diógenes Campos, o nosso Mundinho Campos, não pôde se fazer presente. Mas, em nossas mentes e corações, não resta a menor dúvida de que, por sua trajetória nos campos de futebol, pelo amor que sempre demonstrou por esta Terra, é merecedor desta homenagem”, comentou. “A mesma coisa podemos dizer de Domingos Leonelli, homem de vida pública, que sempre pautou sua caminhada pela ética, não escondendo, em todos os momentos, o seu grande afeto por Ilhéus. Isso está plenamente demonstrado na prática, pois, como secretário estadual de Turismo, nunca nos faltou. Um exemplo recente dessa realidade foi o seu apoio para que realizássemos um São João digno das tradições do nosso povo, bem como o show do Dia da Cidade”, concluiu.

Comenda – A Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéus homenageia personalidades que, nascidas em Ilhéus ou não, contribuíram, em suas respectivas áreas de atuação, com o desenvolvimento do município e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida de sua população. Já foram agraciados com a entrega da comenda, entre vários outros, o ex-governador da Bahia, Paulo Souto, o historiador Arléo Barbosa e o advogado, escritor e professor Francolino Gonçalves de Queiroz Neto.

A insígnia da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus é uma peça circular de 35mm de diâmetro, pendente de uma fita verde e vermelho de 35mm de largura por 40mm de altura, tendo, no anverso, dois círculos concêntricos orlados em dourado, contornando o maior por doze cacaus dourados, interligados em forma de corrente. No círculo central, em campo branco esmaltado, o Escudo e a Coroa Mural do Brasão de Armas do município nas suas cores heráldicas. No círculo externo, esmaltado em vermelho, no alto, as datas 1535-1881 em dourado, e, na parte restante, em caracteres maiúsculos dourados, a legenda Mérito de São Jorge dos Ilhéus. No anverso, os mesmos círculos concêntricos; no central, em campo azul-celeste esmaltado, a fachada principal, prateada, no Palácio Paranaguá; na circunferência, em círculo esmaltado em vermelho, em caracteres maiúsculos, Município de Ilhéus. O Conselho da Comenda é formado pelo prefeito, vice-prefeito, procurador geral, secretários e chefe de gabinete do prefeito.

Governo anuncia concurso para escolha do hino oficial de Ilhéus

O governo municipal anunciou a realização de um grande concurso público para a escolha do hino oficial do município. O anúncio foi feito durante a solenidade de entrega da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, realizada ontem (28), no Teatro Municipal, como parte das comemorações pelos 475 anos de fundação e 128 de elevação à cidade.

Na primeira quinzena de julho, a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) estará divulgando a data do início das inscrições para que os interessados tenham acesso ao edital que norteará o concurso. Segundo o governo municipal, o anúncio antecipado da abertura do concurso público foi feito para que os músicos comecem a colocar em prática “seu poder criativo, participando do certame que escolherá um hino à altura de Ilhéus”.

“Apesar de seus 475 anos de fundação e 128 anos de elevação à categoria de cidade, Ilhéus ainda não possui um hino que represente a sua pujança, sua imagem de berço da civilização cacaueira e, principalmente, sua história repleta de lutas e vitórias”, diz o prefeito Newton Lima, um dos principais entusiastas do concurso que deve atrair dezenas de participantes.

Show da banda Estakazero encerra comemorações do aniversário de Ilhéus

Centenas de pessoas foram até a Avenida Soares Lopes neste domingo (28) para prestigiar o show da banda Estakazero. A apresentação do grupo foi uma das principais atrações da festa em homenagem ao aniversário de 475 anos de fundação de Ilhéus e 178 de elevação à cidade. Ao som de músicas já consagradas como “Encosta n’eu, sapatilha 37, algo especial e xote brasileiro, o público pôde dançar ao som do autêntico forró pé de serra. O Dia da Cidade também foi marcado por uma série de solenidades na parte da manhã, a exemplo de missa na Catedral de São Sebastião e entrega da Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéos no Teatro Municipal.

Além da banda Estakazero, também se apresentaram no palco do arraiá de Ilhéus as bandas Severina Xique, Jotinha & Cia e Forró 4 Estações, que encerrou a programação de shows da noite. Também na noite do domingo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus aproveitou o grande público presente à festa para realizar os últimos sorteios da campanha tríplice 2009. Juntamente com o prefeito Newton Lima, o vice Mário Alexandre, secretários municipais, o presidente da CDL, Marcelo Oliveira sorteou vinte prêmios. Entre os principais, um caminhão de prêmios, que teve como ganhadora Jaqueline de Souza e um ano de supermercado grátis, Rosane dos Santos Ferreira.

Prefeitura de Ilhéus comemora primeiro ano de atividade do CEO

Um café da manhã realizado na manhã desta segunda-feira (29), que contou com a presença de profissionais da área da saúde, autoridades – entre elas o prefeito de Ilhéus, Newton Lima – marcou a comemoração do primeiro ano de atividade do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), inaugurado durante as festividades dos 474 anos de fundação de Ilhéus com a finalidade de oferecer um serviço odontológico especializado aos pacientes das unidades básicas de saúde. O evento também foi prestigiado pelo vice-prefeito Mário Alexandre e pelo secretário municipal de Governo, José Nazal Soub.

Durante o evento, o coordenador do CEO, Ledson Sampaio Nogueira fez um breve histórico dos principais procedimentos realizados pelo centro, que recebe uma média mil pacientes por mês. “Em um ano de operação foram realizados 2.860 procedimentos de endontia (tratamento de canal), 420 retratamentos de canal, além de 3040 procedimentos de periodontia e 2.700 cirurgias. Também foram entregues 480 próteses e realizadas 60 bipsias”. Sobre os novos serviços que o município estuda disponibilizar por meio do CEO Ledson afirmou que “está em análise a possibilidade de oferecer tratamento para pacientes com reabilitação com maxila atrófica (pessoas que não possuem condição de utilizar uma prótese removível), geralmente pessoas idosas e que possuem grande dificuldade de mastigação”.

Para Newton Lima o CEO já se tornou uma referência para atendimento odontológico especializado na região, “desempenhando um papel fundamental no tratamento e prevenção de doenças bucais através de um acesso facilitado à toda a população”. Atendimento de pacientes com necessidades especiais, cirurgia oral menor (dando ênfase ao diagnóstico precoce do câncer de boca), próteses removíveis são as principais especialidades do Centro, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h na Avenida Soares Lopes, nº. 1044.

Semana do aniversário do Tiro-de-Guerra de Ilhéus

Durante a semana de 30 de junho a 3 de julho das 9 às 11h30min, o Tiro-de-Guerra estará realizando em suas dependências a “1ª Mostra Histórica do TG 06-018”, com exposição de fotos e apresentação de vídeos em comemoração ao seu Sexagésimo Terceiro Aniversário. A informação é do 1º Sargento de Cavalaria William Vladimir Bitencourt Siqueira, Chefe do Tiro-de-Guerra.

HISTÓRICO – Os Tiros-de-Guerra são uma experiência brasileira vigente desde o início do século XX, quando em 7 de setembro de 1902, Antonio Carlos Lopes, fundou na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, uma sociedade de Tiro ao Alvo, com finalidade militar e que mais tarde impulsionada pela pregação patriótica de Olavo Bilac, expandiu-se por todo o território brasileiro, sendo sobretudo, sua implantação devido ao esforço comunitário municipal.

O Tiro-de-Guerra 06-018 de Ilhéus/BA, foi criado através da Portaria Ministerial nº 9.444 de 4 de julho de 1946, com a denominação de Tiro-de-Guerra 240, tendo sido instalado primeiramente nas dependências do Estádio Municipal “Mario Pessoa”, posteriormente, em 1971 transferiu-se para ás atuais instalações, situada na Rua Rotary s/n, no bairro Cidade Nova nesta cidade. Em 27 de março de 1979 de acordo com a Portaria Ministerial nº 878, é alterada sua numeração anterior, sendo-lhe atribuída a numeração de Tiro-de-Guerra 06-018, no âmbito da 6ª Região Militar, permanecendo até o dia de hoje.

No decorrer de seus 63 anos, vêm contribuindo de sobremaneira para a formação moral e cívica da juventude ilheense, tendo formado ao longo de sua existência um total de 13.136 Reservistas. O 1º Sargento William, convida a todos os ex-Atiradores e a comunidade a prestigiar o evento. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *