Bahia institui o Dia sem Álcool

A Assembléia Legislativa da Bahia instituiu no dia 16 de junho, terça-feira, o “Dia Sem Álcool”, data que será comemorada, anualmente, no dia 05 de setembro. O objetivo é estimular o não-consumo de bebida alcoólica em todo o Estado.
A idéia foi proposta ao parlamento baiano através da deputada estadual Ângela Sousa (PSC), tendo a justificativa de que: “apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool também é considerado uma droga psicotrópica, pois ele atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem o consome, além de ter potencial para desenvolver dependência.

Ângela Sousa argumenta que mesmo tendo ampla aceitação, o consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo, passa a ser um problema social gravíssimo. Além dos inúmeros acidentes de trânsito e da violência associada a episódios de embriaguez, o consumo de álcool a longo prazo, dependendo da dose, frequência e circunstâncias, pode provocar um quadro de dependência conhecido como alcoolismo. Desta forma, o consumo exagerado do álcool é um importante problema de saúde pública, especialmente nas sociedades ocidentais, acarretando altos custos para sociedade e envolvendo questões médicas, psicológicas, profissionais e familiares.

No dia 5 de setembro de cada ano, serão desenvolvidas atividades relacionadas à prevenção e combate ao consumo abusivo de bebidas alcoólicas, conscientizando a população baiana sobre os malefícios causados pela ingestão do álcool.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *