Newton participa de reunião sobre Porto Sul e sugere a criação de um “Fórum Gestor”
Prefeitura de Ilhéus inicia cadastramento de ambulantes para São João e Dia da cidade
Blitz quer combater a ocupação irregular de calçadas em Ilhéus
Ilhéus realiza torneio de pesca no Dia da Cidade
Inscrições para Curso de Guia de Turismo ficam abertas até o dia 26 em Ilhéus
Newton participa de reunião sobre Porto Sul e sugere a criação de um “Fórum Gestor”
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, defendeu hoje (16), em Salvador, a criação de um Fórum Gestor para atuar na interlocução com o governo estadual nos assuntos que dizem respeito à implantação do Porto Sul na região cacaueira. O fórum, na opinião de Newton Lima, deve ser composto por representantes das prefeituras de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Uruçuca, Buerarema e Itacaré, municípios que serão diretamente beneficiados pelo projeto.
“São municípios com capacidades e necessidades diferentes. A idéia do fórum é permitir um diálogo permanente com o governo e promover a integração regional com projetos que beneficiem a todos e não a um só lugar”, afirmou Lima. Ao lado de José Nilton Azevedo (Itabuna), Moacir Leite (Uruçuca) e Marcos Dantas (Itajuípe), Newton Lima voltou a defender a consolidação do Porto Sul e lembra que o empresariado e os gestores da região têm esperança de que este projeto traga um novo ciclo de desenvolvimento ao sul da Bahia.
O Encontro de Planejamento Territorial da Região de Influência do Complexo Porto Sul – que integra uma ferrovia, um porto off shore e um aeroporto internacional – reuniu durante dois dias, em Salvador, técnicos do governo do estado, prefeitos e secretários municipais. Participaram da abertura os secretários estaduais Rafael Amoedo (Indústria, Comércio e Mineração), Walter Pinheiro (Planejamento) e Juliano Matos (Meio Ambiente). Segundo Amoedo o encontro consolida um trabalho que consubstancia o projeto como um todo. “Mais do que um projeto de integração, queremos construir uma nova realidade de desenvolvimento junto com os representantes dos municípios”, afirmou.
As obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste serão iniciadas em novembro deste ano, logo após a liberação da licença ambiental, prevista para os próximos 70 dias, segundo informações recentes do presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pela obra, José Francisco das Neves. O trajeto da estrada de ferro é resultado de uma discussão com toda a equipe de governo e fruto da observação de elementos importantes, como reservas indígenas, rampas, entre outros detalhes técnicos e ambientais. Neves explicou que o cronograma está sendo cumprido e já foi entregue o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
A ferrovia contribuirá para o escoamento da produção de minério de ferro, grãos e farelos, álcool, açúcar e algodão, biocombustível e derivados de petróleo. O destaque é para o agronegócio do Oeste baiano e as jazidas minerais da área de Caetité, no Sudoeste. A implantação da estrada de ferro dará impacto significativo no desenvolvimento econômico da Bahia. Entre as vantagens previstas com a construção da Oeste-Leste para a Bahia estão a redução de custos do transporte de insumos e produtos diversos, o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio e a possibilidade de implantação de novos pólos agroindustriais e de exploração de minérios, aproveitando sua conexão com a malha ferroviária nacional.
De Ilhéus, além do prefeito Newton Lima, participaram do encontro os secretários municipais José Nazal (Governo e coordenador da Comissão Tripartite), Paulo Goulart (Infraestrutura), Alfredo Landim (Indústria e Comércio) e Edmundo Lemos, representando a Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
Prefeitura de Ilhéus inicia cadastramento de ambulantes para São João e Dia da cidade
Os vendedores ambulantes interessados em comercializar seus produtos durante os festejos de São João, que em Ilhéus acontecem nos dias 23 e 24 próximos, e também no aniversário da cidade, dia 28, devem comparecer à Secretaria Municipal de Turismo nestas quarta (17) e quinta-feira (18) para realizar o cadastramento. De acordo com técnicos da Secretaria, o procedimento é valido somente para os ambulantes que estejam cadastrados em associações locais.
O cadastramento será realizado das 8 às 11h na sede da Setur, localizada na Rua Antônio Lavigne de Lemos, centro da cidade, munidos de documentos de identificação. Além de organizar a venda de alimentos e bebidas durante as duas festas, a medida visa proporcionar uma melhor a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, já que, “a maior parte dos vendedores ambulantes que deve se cadastrar já conhece a nossa política de manipulação e comercialização de alimentos e bebidas, evitando, inclusive a utilização de garrafas e materiais de vidro. A medida é válida para ambulantes com isopor, baleiros, carrinho de pipoca, beijú, baianas de acarajé, churrasquinho, trailer, entre outros”, afirmou o secretário Hermano Fahning.
O São João 2009 em Ilhéus acontece nos dias 23 e 24 na Avenida Soares Lopes, promovido por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, iniciativa privada e Governo do Estado e contará com várias atrações entre elas as bandas Circuito do Forró, Itassucy e Banda, Severina Xique, Luiz Bob e os Gonzaga, Açucena Cheirosa, Zabumbahia, Forró 4 Estações além de grandes atrações como o cantor Luiz Caldas.
No dia 28, data em que Ilhéus comemora seu 475° aniversário, o clima junino prossegue com novos shows das bandas Severina Xique e Forró 4 Estações, e das grandes atrações da noite: Jotinha & Cia e o grupo Estakazero. Além dos shows, os 475 anos de Ilhéus serão marcados por eventos solenes como hasteamento da bandeira na praça D. Eduardo, missa na Catedral e entrega de comendas no Teatro Municipal de Ilhéus.
Blitz quer combater a ocupação irregular de calçadas em Ilhéus
Com o objetivo de coibir a ocupação irregular de calçadas, equipes da Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes iniciaram esta semana uma blitz educativa na área central de Ilhéus e nas avenidas Itabuna e Esperança. O secretário Carlos Freitas informa que o trabalho encontra-se amparado em vários diplomas legais, a exemplo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), da Lei Municipal de Posturas e da Lei 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Em Ilhéus, a exemplo da imensa maioria das cidades brasileiras, a ocupação irregular de calçadas causa uma série de transtornos aos pedestres, que disputam, com muita frequência, espaço nos passeios com carros, mercadorias e produtos de vendedores ambulantes. “Outro dia quase fui atropelada na avenida Itabuna porque tive que andar na rua em função de um veículo que se encontrava estacionado na calçada”, diz a dona de casa Wilma Maria da Silva Santos, moradora do bairro do malhado.
Técnicos da Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transporte afirmam que a idéia da blitz é conscientizar, principalmente, comerciantes, proprietários de veículos e vendedores ambulantes para as conseqüências de suas práticas irregulares. “Se isso não funcionar e houver reincidência, só nos restará notificar quem estiver cometendo abusos, removendo as mercadorias, de acordo com o Código de Posturas, e até os veículos, tendo em vista o artigo 94 do Código de Trânsito Brasileiro”, explicam.
Ilhéus realiza torneio de pesca no Dia da Cidade
Como parte integrante da programação do Dia da Cidade, o Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil) realiza no dia 28, a partir das 8 horas, na avenida Soares Lopes, nas proximidades da Catedral de São Sebastião, o torneio de dupla de pesca. Organizado em conjunto com a Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos, o evento premia o vencedor do primeiro ao quinto lugares, categoria master e o maior peixe para as duplas masculina e feminina, além de sorteio de brindes. O encerramento está previsto para as 13 horas. A inscrição, que custa 30 reais, será feita no local do torneio.
A prova terá duas etapas com intervalo de 20 minutos e vai contar com a presença de integrantes da Comissão Nacional de Arbitragem. Eles vão seguir o regulamento que determina que cada competidor pode usar carretilha, molinete, varas de tamanho livre, linhas de espessura de sua preferência – rabichos (parada) – chumbada e até dois anzóis. Cada equipe será formada por dois pescadores, enquanto que as iscas serão livres, ficando proibido uso de qualquer isca artificial. Em caso de empate, fica definida a maior quantidade de peixe, o maior peso total e peça de maior peso.
O presidente da Clupesil, Roberto Cezar Fraga, explica que “a linha deve ser recolhida se, por defeito de lançamento ou por força de maré, invadir o setor vizinho. Após o término da prova, o capitão da equipe deve lacrar o saco onde os peixes estarão acondicionados e entregar à organização. Além disso, a prova se caracteriza pela pesca de qualquer tipo de peixe e os bagres e arraias devem ter os ferrões cortados na base, sob pena de desclassificação”. Informações adicionais podem ser obtidas através do site www.clupesil.com.br.
Inscrições para Curso de Guia de Turismo ficam abertas até o dia 26 em Ilhéus
Ficam abertas até o dia 26 as inscrições para o curso de Guia de Turismo, oferecido pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ilhéus. Inteiramente gratuitas, as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, na sede da Setur, localizada na rua Antônio Lavigne de Lemos, centro da cidade. Os concluintes do curso, que tem autorização do conselho estadual de Educação e reconhecimento do Ministério do Turismo, poderão trabalhar em qualquer lugar do Brasil e da América do Sul.
A primeira etapa da seleção ocorrerá no dia 7 de julho, a partir das 19 horas, no Instituto Municipal de Ensino (IME), localizado na avenida Canavieiras. Após o resultado desta avaliação, programado para sair no dia seguinte, os aprovados serão submetidos a um exame psicológico no dia 9 de julho, em três momentos: 8, 12 e 19 horas. Segundo os coordenadores do curso, o resultado final será divulgado no dia 10 de julho.
Para se inscrever no Curso de Guia de Turismo, que possui duração mínima de 16 meses (980 horas), o interessado deve preencher formulário, anexando cópias autenticadas da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar de conclusão do ensino médio. No dia da prova, informa a coordenação, é fundamental apresentar documento com foto e comprovante de inscrição. Com 25 vagas disponíveis, o curso será ministrado no IME, de segunda a sexta, das 18 às 22 horas.
Módulos – As aulas teóricas e práticas do Curso de Guia de Turismo incluirão diversos blocos de aprendizagem. O módulo I trará Introdução ao Turismo e Hospitalidade, Ética e Trabalho, Saúde e Segurança no Trabalho, Educação Ambiental e Qualidade de Vida, Recursos Tecnológicos, Princípios de Marketing, Expressão Oral e Escrita e Idioma Instrumental. Já o módulo II oferecerá Geografia Turística, História da Bahia, História da Arte Aplicada ao Turismo, Manifestações Folclóricas e da Cultura Popular, Ecologia e Ecoturismo, Técnicas de Trabalho e Roteiros Turísticos Regionais.
Por fim, o módulo III trabalhará com Geografia Turística do Brasil e da América do Sul, História do Brasil e da América do Sul, História da Arte Aplicada ao Turismo do Brasil e da América do Sul, Manifestações da Cultura Popular do Brasil e da América do Sul, Ecologia e Ecoturismo, Técnicas de Trabalho do Guia de Excursão Nacional e Realização de Roteiros Turísticos Nacionais. Ao todo, segundo informações do Senac, as aulas teóricas totalizarão 599 horas e as aulas práticas 381 horas.