Cerca de 450 estudantes e profissionais da área de saúde participaram do I Workshop de Patologia Humana, promovido pelos estudantes do curso de enfermagem da Faculdade de Ilhéus, no último final de semana. Realizado nas dependências da própria instituição, localizada na zona sul da cidade, o evento foi considerado um sucesso, na avaliação de sua coordenadora, a professora doutoranda Sônia Melo.
O workshop foi o primeiro evento organizado pelos estudantes de enfermagem da Faculdade, cujo curso foi implantado no ano passado. Composto de palestras de médicos especialistas de Ilhéus e Itabuna, o evento contou também com a presença de estudantes de fisioterapia, farmácia e educação física da Unime (Itabuna), de enfermagem e nutrição da FTC, de enfermagem da Madre Thaís, IEPRO, ETEI e de técnicos de enfermagem das escolas de Ilhéus e Itabuna.
O I Workshop de Patologia Humana foi aberto na sexta-feira, com auditório lotado, pelos diretores da Faculdade de Ilhéus, Almir e Sandra Milanesi, pelo coordenador do curso, Robson Vidal, com a presença da deputada estadual Ângela Souza. A primeira palestra foi feita pelo oftalmologista Wilson Cabral sobre conjuntivite. Depois, o otorrino Gustavo de Lucena Tavares discorreu sobre amigdalite e respirador bucal, quando falou sobre diversos mitos que envolvem sua especialidade. Falaram também o pneumologista Fábio Goulart Filho, sobre tuberculose, e a pediatra Alba Ikuta, sobre verminoses.
A oncologista Liane Rossi abriu as atividades no sábado com o tema Câncer de Colo de Útero, seguida da endocrinologista Valéria Vasconcelos que mostrou detalhes sobre Nódulos da Tireóide. A cardiologista Lorena Nogueira tratou de Arritmia. Após o almoço, o ginecologista José Slaibi Filho falou sobre doenças sexualmente transmissíveis e o urologista Sérgio Anacleto discorreu sobre Infecção Urinária. O dermatologista Jayme Júnior palestrou sobre câncer de pele e o neurologista Alcione Souza encerrou o ciclo de palestras falando sobre Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Intercâmbio – Segundo a professora Sônia Melo, o evento, além de promover o desenvolvimento pessoal de cada estudante (já que exige dedicação, responsabilidade e organização), contribui para a formação profissional levando em conta o contato direto dos estudantes com outros profissionais da área de saúde, os próprios médicos e outros enfermeiros, proporcionando uma forma de enriquecimento acadêmico.
“Além disso, foi possível mostrar à comunidade de Ilhéus e região como o curso de enfermagem da Faculdade de Ilhéus está em pleno desenvolvimento, contando com o envolvimento dos próprios alunos para a sua promoção”, acrecentou. O evento contou com o apoio da Vidamedi, Maxcoisas, Albatroz Tecidos, Biobrax, Livraria Papirus, Unick e Click Cosméticos.
Ilhéus/04.06.08
VM – DRT/Ba 2459