Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ilhéus realiza 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

Comitiva do Planejamento Interinstitucional visita Escola Municipal do Salobrinho

Ilhéus desenvolve projeto direcionado à saúde do homem

Abertura do I Ciclo de Debates Acadêmicos encerrou Projeto “Agosto de Jorge Amado”

Ilhéus realiza 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

Com o tema ”Consolidar o Suas e valorizar os seus trabalhadores”, a Secretaria da Assistência Social e Trabalho de Ilhéus deu início nesta terça-feira (30) à VIII Conferência Municipal de Assistência Social. Em sua abertura, a conferência teve a participação das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Nossa Senhora da Vitória cantando o Hino Nacional para os conferencistas.

A conferência é voltada para funcionários da secretaria, estudantes de Serviço Social, sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs) e membros do governo. Para o secretário Emenson Silva, trabalhar com esse tema é fundamental para os colaboradores, “pois poderão ser feitas reflexões acerca de das angústias do trabalhador, principalmente no tocante à sua importância no desenvolvimento do serviço e em relação aos seus direitos de trabalhador”. Ainda, segundo ele, “é importante que os funcionários sejam mais que técnicos, fazendo com que esse trabalho se torne mais humanizado, melhorando a relação com o usuário dos serviços oferecidos”.

O vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, elogiou a iniciativa da secretaria e afirmou que acredita na valorização do profissional, pois esses ajudam no crescimento e aprimoramento do serviço social na cidade; e também defende que é necessário um enorme esforço de todos para haja um tratamento igualitário para aqueles que necessitam da assistência social. O novo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), José Arnaldo Pereira, confirma parceria com a secretaria para que a assistência social do município seja amadurecida.

A conferência contou, na abertura, com a palestra magna, debate dos temas, apresentação cultural dos adolescentes do ProJovem, apresentação das ações da secretaria, e grupos de trabalho divididos por eixos temáticos. Na quarta-feira (31) a conferência começará com nova apresentação das crianças do Peti, seguida de formação dos grupos de trabalho, que irão mostrar suas propostas para a VIII Conferência, seguidos por Coffe Break e inscrição dos candidatos à delegados para VIII Conferência Estadual de Assistência Social. A finalização da conferência acontece a partir da Plenária Final para leitura e aprovação do Relatório Final, seguidos de eleição dos delegados e coffe break de encerramento.

Comitiva do Planejamento Interinstitucional visita Escola Municipal do Salobrinho

O Planejamento Interinstitucional proposto pelo Ministério Público para a área da educação executado em Ilhéus em parceria com o governo municipal, poder legislativo, colegiados de controle social e instituições afins, realizou nova visita à escola da rede na manhã desta terça-feira (30). A ação integra uma das estratégias de fiscalização da gestão das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com ênfase nos 40% destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino.

Desta vez, a comitiva, coordenada pela promotora pública Karina Cherubini e formada por representantes dos conselhos municipais de Educação, Transporte, Alimentação Escolar, Saúde, Polícia Militar, Bombeiros, Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-Ba), entre outros órgãos, teve como foco a Escola Municipal do Salobrinho e seus três prédios anexos. Juntas, as quatro unidades contam com 1.063 alunos, distribuídos nos três turnos, incluindo o programa de Educação para Jovens e Adultos (Eja).

Munidos de questionários de fiscalização, os representantes de cada entidade realizaram pesquisas com funcionários e vistorias nas salas, incluindo verificação das instalações elétricas e hidráulicas, cantinas, entre outros itens. Após as visitas, as entidades que integram a comissão finalizaram os relatórios, que serão encaminhados ao MP. Assim, como nas outras unidades toda a parte física, a exemplo de salas, banheiros, cantina, áreas de convivência, auditórios, entre outros espaços foram vistoriados.

A promotora Karina Cherubini explicou que, após a compilação dos dados dos relatórios, os diretores das escolas são convidados a participar de audiência junto à promotoria de justiça para debater o resultado dos relatórios e estipular prazos para promover as melhorias necessárias. A visita foi acompanhada pela diretora da escola Municipal do Salobrinho, Maria das Graças Fernandes da Silva, que avaliou de maneira positiva a iniciativa. “Esperamos que essa ação possa resultar na criação de um projeto que vise a construção de uma unidade que integre os alunos dos três prédios anexos”, sugeriu.

Até o fim do ano, novas escolas da rede municipal de ensino serão visitadas pela comissão. Outro projeto desenvolvido pelo Ministério Público Estadual em parceria com o governo municipal e a Direc-6 é “A melhor Escola Pública do Ano”, que visa premiar as escolas que apresentarem melhores estratégias na conservação dos prédios escolares, na aplicação mais eficiente dos recursos, através de projetos de trabalho que promovam uma melhor estruturação do ambiente escolar com a participação da comunidade.

Ilhéus desenvolve projeto direcionado à saúde do homem

O Departamento Atenção Básica da Secretaria da Saúde, através do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf), Centro Sul, está desenvolvendo em Ilhéus o Projeto Saúde do Homem. Um dos desdobramentos deste projeto e pioneiro nesta área é o Projeto Saúde do Homem na Construção Civil. Por meio dessa parceria com uma empresa de construção civil, a Construtora Gráfico, localizada na praia do Sul em Ilhéus, está sendo proporcionado a cerca de 300 homens, funcionários da empresa, o acesso às atividades do projeto.

Os participantes são moradores dos bairros Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II e Nelson Costa. As atividades tiveram início dia 17 agosto, com sessões teóricas e práticas de ginástica laboral, ministradas pela educadora física Ednagila Pinheiro e pela fisioterapeuta Mariana Sepúlvida. Ainda estão programadas atividades sobre Prevenção do Câncer de Próstata, no dia 22 de setembro, com Dr. Edmundo Patury, e nos próximos meses avaliação clínica para todos participantes, com verificação de pressão arterial e glicemia capilar, com encaminhamentos a unidade de saúde e agendamento fixo de consulta, além da avaliação nutricional.

Objetivando expandir o projeto Saúde do Homem a outras localidades, o bairro do Basílio iniciará suas atividades nesta quarta-feira 31 de agosto, na unidade de PSF (Posto de Saúde da Família) do bairro das 8 às 16 horas. A manhã iniciará com a prática de ginástica laboral, com Ednagila Pinheiro. Haverá ainda palestras educativas sobre prevenção de câncer de próstata, com Dr. Antônio Lacrose, e cuidados com os dentes, Dr. Marcelo Mascarenhas. À tarde, haverá as palestras cuidados nutricionais, com a nutricionista Marjorie Bittercourt, o papel do homem, com a psicóloga Terezinha Zélia, e a segunda parte sobre cuidados com os dentes, com a dentista Eulinda Magnavita.

Além das palestras, serão promovidos campeonatos de dominó e dama, com sorteios de brindes. O projeto Saúde do Homem, na comunidade do Basílio, conta com a parceria dos alunos dos cursos Enfermagem e Medicina da Uesc, associação de moradores do bairro, agentes comunitários de saúde e escolas municipais do bairro, que funcionaram como uma ponte de acesso aos pais dos alunos, para que pudessem participar do projeto.

Além de criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida a essa população, a meta do projeto é promover uma mudança cultural, fazendo com que os homens possa buscar mais os serviços de saúde. Dentre as situações que mais matam o homem, até os 40 anos, estão as causas externas (violência, agressões e acidentes de trânsito/trabalho). Depois dos 40 anos, em primeiro lugar estão as doenças do coração e em segundo os cânceres, principalmente do aparelho respiratório e da próstata. O padrão de ocorrência de mais mortes de homens do que de mulheres repete-se em todas as regiões. Atualmente os homens vivem 7,6 anos menos que as mulheres.

Abertura do I Ciclo de Debates Acadêmicos encerrou Projeto “Agosto de Jorge Amado”

O público que prestigiou a noite de abertura do I Ciclo de Debates Acadêmicos, promovido pela Academia de Letras de Ilhéus, na última sexta-feira (26), na sua própria sede, localizada no centro da cidade, curtiu uma palestra bem humorada e marcada por uma visão diferenciada da obra de Jorge Amado. A palestra foi proferida pelo escritor e historiador Araken Vaz Galvão, que abordou, entre outros aspectos, os caminhos tortuosos da civilização cacaueira, passando por personagens revolucionários e por aventuras ligadas ao inesquecível realismo mágico das obras amadianas.

O I Ciclo de Debates Acadêmicos, que representa o pontapé inicial para o Encontro de Academias que acontecerá em março de 2012, integrou o Projeto “Agosto de Jorge Amado”, desenvolvido em parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). “Foi um evento aberto para todos, incluindo professores, estudantes, acadêmicos, historiadores, agentes culturais e apaixonados em geral pela cultura. Todos foram nossos convidados”, afirma o professor Arléo Barbosa, presidente da Academia.

A Academia de Letras de Ilhéus foi fundada em 14 de março de 1959. Atualmente, encontra-se instalada na rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, no centro histórico da cidade. Seu primeiro presidente foi o poeta Abel Pereira, que faleceu em 21 de maio de 2006. Estiveram presentes à abertura do I Ciclo de Debates Acadêmicos, além dos convidados, os acadêmicos Gerson dos Anjos, Hans Schaeppi, Dorival de Freitas, Neide Silveira, André Rosa, Arléo Barbosa, Eliane Sabóia e Pawlo Cidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *