Prefeitura Municipal de Ilhéus

Feira de Flores e Plantas será aberta hoje em Ilhéus

Terceirização dos Centros de Convenções é debatida entre o trade e Bahiatursa

Sindicato Rural de Ilhéus ganhará moderno centro de inclusão digital

Estradas da zona rural seguem sendo beneficiadas em Ilhéus


Feira de Flores e Plantas será aberta hoje em Ilhéus

O prefeito Newton Lima, acompanhado do vice Mário Alexandre, secretários e assessores, vereadores, dentre outras autoridades, abre nesta quinta-feira (28), a partir das 10 horas, a segunda edição da feira e exposição de Holambra “Ilhéus em Flor“. Montada ao lado catedral de São Sebastião, a feira oferece mudas e arranjos florais, além de exposição e comercialização de cerca de três mil espécies de flores. Em paralelo, acontecem todos os dias atividades culturais, a exemplo de shows com artistas locais e regionais, apresentação de grupos de teatro e dança até o dia 7 de junho. O funcionamento é sempre das 9 às 21 horas.

Este ano o público vai contar com praça de alimentação que oferece refeições ao meio-dia e lanches pela manhã e à tarde. O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, que faz parte da comissão organizadora, informa que o evento está inserido na semana do meio ambiente, “uma vez que no dia 5 de junho se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia, data em que está prevista a visitação de estudantes de escolas das redes públicas e privada de Ilhéus e região”.

Conhecida como Feira de Holambra, o evento faz referência ao município do Estado São Paulo, cujo nome foi criado com as primeiras letras das palavras de Holanda, América e Brasil. Ele é responsável pelo abastecimento de 35% do mercado nacional de flores. Durante a realização em Ilhéus, acrescenta a coordenação, também está prevista apresentação do coral da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Casa da União – Maurício Corso afirma ainda que ano passado a feira foi visitada por cerca de cinco mil pessoas e obteve sucesso de público e renda, revertida para instituições de caridade da cidade. “Esperamos confirmar o mesmo sucesso, quando centenas de pessoas visitaram o espaço, compraram flores e arranjos, e ajudaram entidades assistenciais”. O patrocínio é da prefeitura, com apoio da Fundação Cultural de Ilhéus.

A feira é realizada pela Unidade Assistencial Casa da União instituição fundada em 2001, tem caráter filantrópico, assistencial, educacional e cultural. Atualmente presta atendimento a crianças da Creche Nossa Senhora da Vitória com atendimento médico, palestras educativas, promoções interativas, doações de agasalhos e brinquedos. Desenvolve o Projeto Luz das Letras – alfabetizando adolescentes e adultos em projeto de inclusão digital. E mantém parcerias com outras instituições beneficentes e educacionais da região.

Terceirização dos Centros de Convenções é debatida entre o trade e Bahiatursa

A presidente da Empresa Baiana de Turismo (Bahiatursa), Emília Silva esteve na manhã desta quarta-feira (27) em Ilhéus para participar de audiência pública destinada a discutir o processo de terceirização dos três centros de convenções da Bahia, atualmente administrados pela Bahiatursa: o Centro de Convenções da Bahia, localizado em Salvador; o Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, situado em Porto Seguro e o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, de Ilhéus.

O encontro contou com a participação de diretores da Bahiatursa, assim como por empresários do ramo de eventos e do trade. Além da presidente da Bahiatursa, foram convidados para compor a mesa a diretora admnistrativo-financeira da Bahiatursa, Célia Bandeira; o presidente do Costa do Cacau Convention Bureau, Marco Lessa; o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Luigi Massa e o secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, que na oportunidade deu boas-vindas em nome do prefeito Newton Lima e elogiou a postura da Bahiatursa “ discutindo este novo modelo de gestão com a comunidade interessa de maneira bastante democrática”.

Emília Silva lembrou que o Brasil está entre os dez maiores realizadores de eventos no mundo e que, no caso do turismo de negócios, cerca de 20% dos eventos realizados na Bahia são de negócios, o que para Emília representa uma tendência crescente “já que muitos estados, inclusive do nordeste, estão investindo bastante na implantação de modernos centros de convenções”. Emília considerou que a principal função da Bahiatursa é de prospectar eventos nacionais e internacionais, que possam atrair turistas, gerando renda para as cidades. “Por isso, a terceirização se faz necessária já a empresa responsável deve trazer novos investimentos para os locais por ela administrados, deixando-os devidamente capacitados para atender essa crescente demanda”.

Para o presidente do Convention Bureau, Marco Lessa a falta de política de turismo mais efetiva, assim como a falta de vôos internacionais para a cidade são alguns dos motivos que atrapalham a consolidação de Ilhéus como uma das cidades-pólo do turismo de negócios dentro do Estado. “Mesmo com a considerável ocupação gerada em eventos regionais – e até em alguns shows, como no caso da festa “Trivela”, Ilhéus precisa captar eventos mais expressivos a fim de aumentar seu fluxo turístico”. De acordo com a proposta do Estudo de Modelagem de negócio apresentada por Emília Silva, a concessão de uso se dará de maneira remunerada, com a responsabilidade de gestão dos três centros, e por um período de 15 anos, podendo ser prorrogado.

Sindicato Rural de Ilhéus ganhará moderno centro de inclusão digital

O Sindicato Rural de Ilhéus, sediado na rua Eustáquio Bastos, 196, centro da cidade, ganhará um moderno centro de inclusão digital com o recebimento de 10 computadores. A conquista é resultado de uma parceria estratégica do Sindicato com a secretaria municipal de Interior, Agricultura e Pesca e com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA). O objetivo, informa o secretário Isidoro Gesteira, é possibilitar que o pequeno produtor passe a ter acesso ao mundo digital, pesquisando, através da Internet, assuntos relacionados à sua atividade, como preços de mercadorias.

A criação de centros de inclusão digital é uma das fases iniciais do programa da CNA, que vem instalando computadores nos sindicatos rurais do país onde há acesso à telefonia e à Internet. No futuro, a idéia é utilizar, também, unidades móveis de informática, que circularão pelas comunidades rurais, promovendo a informatização no campo. Cerca de 500 computadores já foram instalados nos sindicatos rurais do país.

Inclusão Digital (ou infoinclusão) é a democratização do acesso às tecnologias da Informação. Com ela, é possível simplificar a rotina diária, maximizar o tempo e efetivar as potencialidades individuais e coletivas. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails. Mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições gerais de vida.

CNA – A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) tem como principais propostas congregar associações e lideranças rurais, participar permanentemente das discussões e decisões sobre a política agrícola, interagir com as lideranças políticas no Congresso Nacional, buscar normas internacionais de livre comércio que assegurem ações corretas de exportação e importação de produtos primários, especialmente quanto ao combate às práticas desleais e predatórias da importação de produtos subsidiados na origem. E mais: viabilizar a política nacional fiscal e tributária adequada à agropecuária, buscar crédito rural compatível com as necessidades e características do setor, apoiar a geração de novas tecnologias e de assistência técnica, visando aumentar a produtividade rural, estimular a criação de agroindústrias e cooperar com os programas regionais de desenvolvimento agrícola, especialmente aqueles que se destinem a reduzir desigualdades geoeconômicas.

Estradas da zona rural seguem sendo beneficiadas em Ilhéus

Dando continuidade ao trabalho de melhoria nas estradas da Zona Rural de Ilhéus, a secretaria municipal de Interior, Agricultura e Pesca vai realizar o patrolamento dos 28 quilômetros da estrada que se inicia em Aritaguá, passa por Sambaituba e vai até Ribeira das Pedras. O serviço integra os esforços do prefeito Newton Lima de continuar melhorando a qualidade de vida da população interiorana, através de intervenções variadas, como saúde, educação e obras de infra-estrutura.

No que tange ainda à execução de melhorias nas estradas, vários trechos que impediam o livre acesso de veículos, notadamente dos ônibus das linhas rurais, foram beneficiados. Entre eles, Sapucaeira, Lagoa Encantada, Japu, Retiro, Aderno, Tibina, Santo Antônio, Búzios, Areia Branca, Fazenda Bom Gosto e Repartimento.

O secretário de Interior, Agricultura e Pesca, Izidoro Gesteira, explica que, mesmo com todas as dificuldades de ordem financeira do município, o prefeito Newton Lima vem buscando, de todas as formas possíveis, manter os chamados serviços essenciais. “Essa proposta estimula a união de todas as secretarias, que vêm trabalhando em colaboração mútua visando favorecer a comunidade”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *