Gabriel Santiago Jazz Quintet, dia 28, no Teatro Municipal

Um dos shows mais esperados da estação, o espetáculo Gabriel Santiago Jazz Quintet, nesta sexta-feira (28), às 20 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, marca a estréia do músico na sua cidade natal, após anos de estudos no Rio de Janeiro e nos Estados Unidos. Com promoção do Instituto N. S. da Piedade e renda revertida para o Programa Educação Global, o show reúne os músicos americanos Russel Haight (Saxofone Tenor), Simon Wiskowski (Saxofone Alto e Soprano) e Wayne Salzmann II (Bateria), além de André Santos (Contrabaixo Acústico e Elétrico) e Gabriel Santiago, todos alunos de música da Universidade do Texas.

Simon, Gabriel Santiago, Wayne e Russel, se apresentam em ILhéus, nesta 6ª feira

O quinteto passeia com propriedade pelo universo do jazz e da improvisação, explorando a diversidade da música brasileira. O encontro acontece de forma bastante especial, visto que o grupo é formado por músicos brasileiros e americanos, um ambiente ideal para a criação de uma atmosfera sonora única, fruto do constante diálogo entre as duas linguagens.
Gabriel disse que sente grande alegria e expectativa em apresentar seu trabalho em Ilhéus, onde iniciou sua carreira, bastante influenciado pelo pai, o também músico Délio Santiago, e pela mãe, a jornalista Ana Virgínia Santiago. Subiu pela primeira vez ao palco, em 1986, com seis anos de idade, no show de Edu Neto, direção de Délio Santiago, no Circo Folias da Gabriela, durante o projeto Pixinguinha, da Funarte. E iniciou os estudos musicais em violão clássico, no começo dos anos 90, na escola Semifusa Artes Musicais, sob a direção de Letto Nicolau. A partir de 1993, imergiu o mundo jazz como contrabaixista no grupo “Novos e Usados Jazz Band” formado por Edmar Tomy (guitarra e direção musical), Daniel Tomy(teclados), Sabará (bateria) e Délio Santiago santos (voz, violão e composições).
Atualmente morando nos Estados Unidos, onde cursa o Doutorado em Composição na prestigiada University of Texas at Austin, Gabriel já atuou ao lado de nomes como Carmen Bradford, John Mills, Jeff Helmer, Justin Vasquez, Brannen Temple, Cliff Korman, Gilson Peranzzetta, Odair Assad, Ney Conceição entre outros. Paralelamente ao quinteto, é membro do quinteto do saxofonista Justin Vasquez, tendo participado de diversos festivais de jazz nos Estados Unidos, e da University of Texas Jazz Orchestra (guitarra e violão), além de ser um de seus principais compositores.

VM – DRT/Ba 2459
Em 26.05.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *