Câmara de Ilhéus aprova emenda que garante cobradores nos ônibus

A Câmara Municipal de Ilhéus aprovou por unanimidade, em segunda votação e redação final, a emenda aditiva à Lei Orgânica Municipal de autoria do vereador Paulo Carqueija que não somente proíbe a colocação de microônibus para circular nas linhas de grande movimento, como também assegura a presença dos cobradores em todas as linhas urbanas e rurais. A medida teve como principal objetivo garantir mais conforto para os usuários dos transportes coletivos, além de assegurar o emprego de centenas de cobradores que seriam demitidos com a decisão das empresas de colocar os motoristas para efetuarem as cobranças das tarifas dos ônibus

De acordo com Paulo Carqueija a iniciativa de apresentar a emenda à Lei Orgânica Municipal surgiu após ter sido procurado por cobradores e usuários dos transportes coletivos que denunciaram os prejuízos que a retirada dos cobradores dos veículos estariam causando à cidade, além dos transtornos para os passageiros e os perigos para o trânsito. Somente para se ter idéia do impacto social, caso a emenda não fosse apresentada assegurando os postos de empregos, cerca de 280 cobradores seriam demitidos de imediato, aumentando ainda mais o desemprego na cidade. A emenda aditiva evitou que essas demissões ocorressem.

Outro fator positivo da emenda aprovada pela Câmara de Vereadores de Ilhéus foi a garantia do conforto aos usuários dos transportes coletivos. Com a retirada dos cobradores os próprios motoristas estavam fazendo as cobranças das passagens, formando filas nos pontos de ônibus, expondo os usuários às chuvas e gerando atrasos. Tudo isso sem contar com os riscos que esse acúmulo de funções traz, já que os motoristas estavam tendo que se dividir entre a função de conduzir o veículo e fazer a cobrança da tarifa.

O projeto obriga as empresas colocarem cobradores em todas as linhas de ônibus urbanas e rurais, assegurando assim o emprego desses profissionais. A partir dessa emenda na Lei Orgânica, Ilhéus será uma das primeiras cidades do Brasil a proibir, por lei, a demissão em massa de cobradores de ônibus. “Esta é uma vitória dos trabalhadores de Ilhéus, pois a partir de agora com esta lei podemos dar tranqüilidade a centenas de pais e mães de família que estavam ameaçados de perder seu emprego em um momento de crise” destacou o vereador Paulo Carqueija. A aprovação da emenda à Lei Orgânica foi comemorada pelos rodoviários que consideraram a iniciativa como mais uma grande conquista dos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *