Prefeitura de Ilhéus instala seis novos abrigos de ônibus
Problemática da dengue é discutida em Ilhéus em jornada de saúde
Maramata reúne professores e alunos no Dia Internacional do Museu
Lenine e Zeca Baleiro também estão na programação de show de Ilhéus
Prefeitura de Ilhéus instala seis novos abrigos de ônibus
Com o objetivo de oferecer mais conforto e comodidade aos usuários do sistema de transporte coletivo urbano, a Prefeitura de Ilhéus instalou mais seis abrigos de ônibus na cidade. A instalação dos novos abrigos é parte de um conjunto de 52 equipamentos, idealizados com a finalidade de melhorar a qualidade do atendimento prestado aos ilheenses e visitantes que utilizam o sistema.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Transportes e Trânsito, Carlos Freitas, foram beneficiadas, com a instalação dos novos abrigos, as seguintes localidades: avenida Brasil, no alto da Conquista, e avenida Osvaldo Cruz, ao lado do Fórum Epaminondas Berbert de Castro, na praça Barão do Rio Branco e na praça do Cacau. Também foram favorecidos os pontos de ônibus localizados na avenida Antônio Carlos Magalhães, nas proximidades do Colégio Estadual do Ceará, no bairro do Malhado, e no Parque Infantil, ao lado do Colégio Pedro Américo.
Problemática da dengue é discutida em Ilhéus em jornada de saúde
Como parte integrante da semana da enfermagem a problemática da dengue volta a ser tema central em jornada de saúde, numa ação conjunta entre a secretaria municipal de Saúde e a Faculdade Madre Thaís. A coordenadora do evento, professora Ana Maria Fontes, explica que a proposta contempla desde o comportamento epidêmico da doença, questões relacionadas à morbidade, complicações da dengue hemorrágica, protocolos de atendimento e relação ambiente e comunidade. A abertura está prevista para o dia 23 deste mês, no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus.
Sobre a importância da jornada, a professora diz que a faculdade abre o diálogo com a comunidade e as políticas públicas envolvidas nas ações de controle da dengue. “Este é o primeiro na área da saúde promovido pela instituição de ensino, cuja escolha do tema é bastante pertinente, considerando a magnitude dessa epidemia com o nosso estado e diversas regiões da Bahia. Entendemos que a Madre Thaís tem a responsabilidade social de construir junto às políticas na resolução de problemas que afetam a comunidade”.
Como expositores vão participar técnicos de entidades públicas de saúde, a exemplo das secretarias de Saúde de Ilhéus e do estado e diretores do Laboratório Central (Lacen). A coordenação dos debates está a cargo de professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). As são vagas limitadas. A inscrição pode ser feita no térreo da faculdade, situado na rua Araújo Pinho, 7, antigo prédio da Embratel.
Maramata reúne professores e alunos no Dia Internacional do Museu
O Prefeito de Ilhéus, Newton Lima abriu hoje (18) pela manhã as comemorações pelo Dia Internacional do Museu. Acompanhado do secretário municipal do Meio Ambiente e do diretor-presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Geerdson Ribeiro, Newton compareceu à sede da Maramata para acompanhar a solenidade de abertura e demais atividades ligadas à data. Participaram do evento, professores e alunos do Colégio Militar de Ilhéus e da Escola Estadual Padre Luís Palmeiras, assim como moradores de Nova Brasília, onde está localizada a sede da Maramata e do Museu do Mar e da Capitania.
Durante a solenidade, o prefeito Newton Lima falou sobre a importância de incentivar os jovens a conhecer e preservar o patrimônio cultural-ambiental. “É por meio do conhecimento do passado que se pode compreender melhor o presente e construir um futuro com mais perspectivas”. Além de agradecer ao apoio das escolas em divulgar a missão educacional do Museu, o presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro, aproveitou para reforçar a campanha de aquisição de material para o museu. “Livros, instrumentos, esculturas, móveis, fotografias. Tudo que puder representar um capítulo da nossa história será bem-vindo para fazer parte do nosso acervo”.
A equipe da Maramata, junto com alunos da escola Pe. Luís Palmeiras apresentou um jogral para abordar a história do museu e sua importância para a humanidade. Logo após, o secretário Antônio Olímpio ministrou palestra sobre o museu e turismo, tema que segundo Geerdson é uma sugestão do Ministério da Educação para ser abordado entre a comunidade. “Ao longo dos anos, os museus foram ocupando um lugar de importância junto ao resgate e preservação da memória de um povo, hoje, eles ajudam a entender os modos de vida e costumes da humanidade”.
Ainda durante a manhã desta segunda-feira os convidados participaram de apresentações de dança, visita ao acervo e também receberam cartilhas educativas com informações a respeito do Museu, que tem a finalidade de ampliar o acesso da população e valorizar o conhecimento do patrimônio cultural-ambiental local. O Museu do Mar e da Capitania está localizado na terceira travessa da Nova Brasília, e funciona das 8:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30. As visitas devem ser agendadas por meio do telefone (73) 3632 – 3474.
Lenine e Zeca Baleiro também estão na programação de show de Ilhéus
O município de Ilhéus continua sendo agitado por uma vasta e diversificada programação de shows musicais. As promoções prestigiam tanto artistas consagrados, como Lenine e Zeca Baleiro, quanto nomes que estão despontando no cenário musical do Sul da Bahia. Como palcos desses espetáculos, recheados pelas mais variadas vertentes artísticas, estão o Teatro Municipal de Ilhéus, o Clube Social de Ilhéus e o Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães.
No dia 23, a partir das 22 horas, no Clube Social de Ilhéus, a banda de reggae Adão Negro apresentará velhos e novos sucessos, marcando o lançamento do CD “Pele Negra”. Na oportunidade, também estarão se apresentando as bandas Zabunbahia e Luis Bob e os Gonzagas. Ainda no dia 23, bem como no dia 24, sempre a partir das 20 horas, os “Flautinhas de Ouro” marcarão presença no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). As participações especiais ficarão por conta da Banda Encontro, dos mestres Sabará (bateria) e Dinho (capoeira), do coral “Amigos da Clave do Sol” e do compositor e intérprete Marcelo Ganem. O evento homenageará os 50 anos da Bossa Nova, um dos mais festejados ritmos da Música Brasileira.
No dia 28, o público regional poderá conferir, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal, Gabriel Santiago Jazz Quintet. Formado por Gabriel Santiago (guitarra, violão e piano), Russel Haight (saxofone tenor), Simon Wiskowsky (saxofone alto), Wayne Salzmann II (bateria) e André Santos (contrabaixo acústico e elétrico), o grupo passeia pelo universo do jazz e da improvisação.
Lenine – No dia 29, às 21 horas, no Centro de Convenções, o cantor e compositor Lenine estará se apresentando pela primeira vez em Ilhéus. Considerado um dos mais importantes nomes da nova geração de cantores e compositores pernambucanos, Lenine faz sucesso atualmente com “Martelo Bigorna”, música que integra a trilha sonora da novela “Caminho das Índias”, da Rede Globo de Televisão. No dia 29, também estarão se apresentando Ivan Moraes e a banda Luis Bob e os Gonzagas. Ingressos antecipados na Lanillas, Inforlaser e Stand do Karioca.
Finalmente, como parte do Festival do Chocolate da Costa do Cacau (10 a 14 de junho), estará se apresentando no município no dia 11 de junho, no Centro de Convenções, o cantor e compositor Zeca Baleiro, ganhador de cinco discos de ouro. Dono de um estilo instigante, Baleiro já emplacou vários sucessos, como “Piercing”, “Vô Imbolá”, “Babylon” e “Samba do Appoach”. Nos seus 11 anos de carreira, já realizou cerca de 850 shows, reunindo mais de 1 milhão de pessoas. Os ingressos do espetáculo, que integra uma turnê nacional, encontram-se à venda nas agências da Encantur em Ilhéus, Itabuna e Itacaré e no Stand do Karioca.