Músico ilheense fará concerto de jazz no Teatro Municipal

O músico ilheense Gabriel Santiago, ex- aluno do Instituto Nossa Senhora da Piedade, fará o seu primeiro show na sua cidade natal, após muitos anos fazendo sucesso no Rio de Janeiro e Estados Unidos, onde cursa doutorado em composição musical na Universidade do Texas. O espetáculo Gabriel Santiago Jazz Quintet in Concert será apresentado no próximo dia 28 de maio, às 20 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro e no Piedade.
Formado por Gabriel Santiago (Guitarra, Violão e Piano), Russel Haight (Saxofone Tenor), Simon Wiskowski (Saxofone Alto e Soprano), Wayne Salzmann II (Bateria) e André Santos (Contrabaixo Acústico e Elétrico), o grupo passeia com propriedade pelo universo do jazz e da improvisação e ao mesmo tempo explora a diversidade ímpar da música brasileira. São músicos brasileiros e americanos, em constante diálogo, que juntam linguagens numa atmosfera sonora única.

Toda a renda do show será revertida para o Programa Educação Global, mantido pelo Instituto Nossa Senhora da Piedade – tradicional escola de Ilhéus, através do qual é estimulado o intercâmbio cultural internacional dos estudantes locais, cuja experiência foi vivenciada pelo próprio Gabriel, filho da jornalista e escritora Ana Virgínia Santiago e do bioquímico e também músico Délio Santiago. Os músicos que compõem o show dispensaram o cachê de apresentação, em benefício do Programa.

Segundo o professor Ramayana Vargens, coordenador de projetos e do Programa Educação Global, a idéia do show é dupla. “Além de mostrar à cidade um talento local que faz sucesso lá fora, queremos também fortalecer o programa de intercâmbio cultural que realizamos na escola”, disse. O Programa foi implantado em 1996, pela irmã Georgina Costa, quando dirigiu o Instituto no período 1990/98, tendo retornado em 2006 à direção da escola, após deixar o cargo de Provincial da Ordem das Ursulinas, no Brasil.

O primeiro grupo de 14 alunos viajou à Europa em 1996, do qual fez parte o próprio Gabriel Santiago. O programa foi retomado em 2007, quando foi iniciada a preparação do grupo de 19 alunos que visitou os Estados Unidos, no ano passado. No último mês de março, o Instituto Piedade recepcionou um grupo de estudantes de Dallas, dos EUA. O professor Ramayana Vargens explica que o intercâmbio global é uma das propostas das escolas ursulinas, entendendo que “nesse mundo globalizado, a sala de aula, hoje, é o próprio mundo.” No programa, a família do estudante arca apenas com despesa de transporte aéreo.

13.05.09/ZeCarlinhos
DRT-2468

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *