Sintsef realiza Congresso Estadual em Salvador

Palestras, debates e oficinas vão marcar o V Congresso do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado da Bahia (Sintsef), que acontece no Hotel Fiesta, em Salvador, de 13 a 16 de maio. O evento reúne delegados sindicais da capital e do interior que representam mais de 11 mil servidores distribuídos em 35 órgãos federais na Bahia. Eles estarão representados por cerca de 300 lideranças sindicais que discutirão, dentre vários temas, a negociação coletiva no setor público.
A abertura solene do evento acontece, dia 13, às 19 horas. Na quinta-feira (14), das 8 às 10 horas, será realizado o primeiro painel, com o tema “Análise da Conjuntura”, que contará com as presenças de Ana Georgina, supervisora técnica do Dieese/BA; de representante da CUT Nacional; Josemilton Maurício da Costa, Secretário Geral da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef); de representante do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e, do presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Jonas Paulo.

No mesmo dia, das 10 às 11 horas, acontece uma Mesa Redonda sobre “Negociação Coletiva no Setor Público”, com as participações do Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Duvanier Paiva; do Dieese, Max Leno e da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), Pedro Armengol. A Mesa Redonda será seguida de um debate sobre o tema. À tarde, das 14 às 15 horas, o assessor jurídico do Condsef, Luiz Fernando, faz palestra sobre as “Regras da Aposentadoria”, seguida de debate. Grupos de trabalho serão formados para, a partir das 16 horas,

Agenda – Na sexta-feira (15), às 8 da manhã, o secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, apresenta a “Agenda Bahia do Trabalho Decente”. Em seguida, acontecem oficinas sobre “Segurança Pública Cidadã”, com o Coordenador do Observatório de Segurança Pública, Costa Gomes; “Violência Doméstica”, com Anailza Rios, do Centro de Referência Loreta Valadares; e “Meio Ambiente”, professor Feliciano Tavares, Secretário de Educação de Salvador. À tarde, a partir das 14 horas, os sindicalistas fazem um balanço do movimento e debatem um plano de luta para a categoria. O encerramento do congresso acontece no sábado. Pela manhã, a partir das 9 horas, uma assembléia geral discutirá a reforma dos estatutos do Sintsef. O encerramento festivo acontece às 17 horas.

Jornalista Responsável: Maurício Maron – DRT (BA) 2461

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *