Prefeitura Municipal de Ilhéus

Novas escolas serão beneficiadas com laboratórios de informática em Ilhéus

Iniciado cadastramento do programa Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus

CEPLAC vai recuperar estradas rurais em apoio a Ilhéus e Itabuna

Crise econômica será exposta por Newton durante entrevista coletiva

Ilhéus está sediando encontro regional de gestores ambientais

Novas escolas serão beneficiadas com laboratórios de informática em Ilhéus

Até o início de 2010, mais 27 unidades escolares do município (18 na sede e 9 na zona rural) serão beneficiadas pelo Programa Nacional de Informática na Educação, do Governo Federal. A proposta do programa, que distribui laboratórios de informática para escolas da rede pública de ensino, é elevar o grau de inclusão digital e a própria melhoria dos índices de aproveitamento do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Estimulada pelo prefeito Newton Lima, a adesão do governo municipal, através da Secretaria de Educação, possibilitou a ampliação do número de escolas favorecidas, realidade que já está beneficiando centenas de estudantes.

Segundo o secretário de Educação, professor Sebastião Maciel, o município de Ilhéus, até 2007, contava com apenas 7 unidades beneficiadas pelo Programa Nacional de Informática na Educação. “A partir do ano passado, entretanto, este número aumentou para 12, sendo 9 escolas na zona urbana e 3 na zona rural”, enfatiza, lembrando que, em 2010, Ilhéus totalizará 39 escolas beneficiadas pelo Programa.

Além do mobiliário necessário, o Ministério da Educação distribuirá para as escolas da zona rural 5 computadores e 1 impressora. Já para as unidades da zona urbana, 10 computadores, 1 impressora e 1 roteador wireless. Cabe à Prefeitura Municipal oferecer a infra-estrutura necessária para a instalação dos equipamentos.

Novas tecnologias – Escolas municipais como as do Banco da Vitória e da Princesa Isabel, na sede, e do Castelo Novo e Santo Antônio, no interior, já receberam seus laboratórios. Até 2010, as unidades da zona urbana serão beneficiadas também com conexão à internet por meio do Programa Banda Larga. Este serviço será gratuito até o ano de 2025. “O laboratório de informática, como ferramenta educacional, possibilita uma nova maneira de ensinar e aprender, oportunizando a toda a comunidade escolar o acesso às novas tecnologias, sempre no âmbito de uma ação global interativa de comunicação e inclusão digital”, comenta o secretário de Educação, Sebastião Maciel.

Iniciado cadastramento do programa Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus

Assim como estava previsto, os portões do Estádio Mário Pessoa foram abertos às 8 da manhã. Do lado de fora, dezenas de pessoas já aguardavam ansiosas pelo início do cadastramento do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida” que poderá garantir a realização de um dos maiores sonhos do povo brasileiro: o da casa própria. E este grande sonho fez com a aposentada Maria Reis Nascimento, de 56 anos, chegasse às 2 da manhã de hoje (13) ao portão principal do estádio para ficar em vigília, junto com sua família. Assim como outras pessoas que também dormiram no local ou que chegaram nas primeiras horas da manhã, Dona Maria acredita que será uma das mil pessoas beneficiadas com o projeto.

Em todo o país, o projeto de iniciativa da Caixa Econômica Federal visa a construção de um milhão unidades habitacionais (casas e apartamentos). Em Ilhéus, a previsão é de que sejam construídas mil moradias, a serem distribuídas entre o bairro do Iguape e a zona sul da cidade. As unidades serão destinadas á famílias com renda mensal entre 0 a 3 salários e 3 a 6 salários, sendo que a prestação mensal será correspondente a 10% da renda familiar, com o valor mínimo fixado de R$ 50,00. O “Minha Casa, Minha Vida”, conta, em Ilhéus, Com a parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

A exemplo de outras cidades do país que já iniciaram o cadastramento, Ilhéus também deu início ao procedimento de maneira tranqüila. Mesmo com o comparecimento de muitos interessados, as filas prosseguiram de maneira organizada e foram coordenadas por agentes da Secretaria de Assistência Social e Trabalho. Em grupos, as pessoas tiveram acesso às senhas de acesso e rapidamente foram encaminhadas ao processo de cadastramento, cuja média de tempo não ultrapassou cinco minutos. Na ficha padrão cedida pela Caixa Econômica, os candidatos a fazer parte do programa habitacional responderam questões como nome, endereço e estado civil, e apresentaram cópias de RG, CPF, comprovante de renda e residência.

Dona Maria Reis, que foi a primeira a se cadastrar afirmou que sempre morou de aluguel e que agora estar mais perto de transformar seu sonho em realidade. “Espero dar um lar digno à minha filha e a meus netos”. Essa opinião também foi compartilhada por Francisco Santos Lima, que trabalha na limpeza do estádio e aproveitou a oportunidade para se cadastrar. “Aproveitei que estou com todos os documentos necessários em mãos para, quem sabe, realizar meu grande sonho”. Já o servente José Gonçalves chegou às 6 da manhã e também foi um dos primeiros a se cadastrar. “Assim que vi a notícia nos jornais, juntei meus documentos e vim tentar conquistar a minha casa”.

Segundo o prefeito Newton Lima, a iniciativa vai ajudar a diminuir o déficit habitacional do município, além de garantir moradia digna à dezenas de famílias ilheenses. “O governo municipal vem colaborando de todas as formas para que o projeto se concretize e possa beneficiar essas mil famílias”. Já o secretário de Assistência Social e Trabalho, Augusto Macedo, aproveitou para alertar à população sobre o prazo para o cadastramento, que vai até o dia 30 de junho. “Desta forma, a população pode ficar tranqüila, pois o prazo deve contemplar todos os interessados, não havendo necessidade de ‘madrugar’ no local para ter acesso ao procedimento”.

O cadastramento acontece das 8 às 14h, no estádio Mário Pessoa. O interessado em se cadastrar no projeto deve comparecer ao Estádio Mário Pessoa portando cópias autenticadas dos seguintes documentos: CPF e carteira de identidade, além de comprovantes de renda e de residência, já os trabalhadores do mercado informal podem apresentar uma declaração de renda feita por contador. “No entanto, essa apresentação é opcional, e o trabalhador informal será inscrito normalmente”, salientou o secretário.

CEPLAC vai recuperar estradas rurais em apoio a Ilhéus e Itabuna

Cerca de 40 quilômetros de estradas vicinais entre a BR-415 e a BA-262, no município de Ilhéus, serão recuperados nos próximos dias para facilitar o escoamento da produção das propriedades rurais da área e melhorar o acesso ao Instituto Biofábrica de Cacau, nas zonas do Rio do Braço e Banco do Pedro. Os termos da cooperação foram discutidos em reunião na manhã de hoje, 13, na Superintendência da CEPLAC na Bahia, na rodovia Ilhéus-Itabuna.

O encontro contou com a participação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do secretário municipal de Agricultura, Pesca e Interior, Isidoro Gesteira; do diretor-presidente do Instituto Biofábrica de Cacau, Moacir Smith Lima, do diretor-técnico Cláudio Mirabeau Dessimone Pinto e do superintendente da CEPLAC na Bahia, Antonio Zózimo de Matos Costa. O protocolo de intenções também terá a anuência da Prefeitura de Itabuna, cujas autoridades serão convidadas a integrar o esforço para recuperação da importante via que também serve ao distrito itabunense de Mutuns.

Para o prefeito Newton Lima, a interação institucional marca o retorno a projetos de desenvolvimento regional, tendo em vista à necessidade das estradas vicinais e a infraestrutura rural dos municípios de Ilhéus e Itabuna. “Vamos protocolar documento de intenções visando favorecer o produtor de cacau. Se tudo correr bem, dentro de oito dias estaremos em campo trabalhando para aproveitar as boas condições do tempo”, resumiu.

Já o superintendente Antonio Zózimo de Matos Costa destacou que a parceria favorecerá muitos produtores. “Uma das missões da CEPLAC é fazer esta região pujante, até porque atravessamos uma crise e temos de tirar proveito para promover o desenvolvimento”, afirma. O superintendente acrescenta que o escoamento da produção traz ganho econômico ao produtor e à sociedade. Pela cooperação técnica, a CEPLAC cederá maquinário e apoio técnico para recuperar um pontilhão, cabendo aos dois municípios a cessão de combustível e apoio logístico, o que inclui alimentação aos operários.

Crise econômica será exposta por Newton durante entrevista coletiva

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, concederá uma entrevista coletiva nesta sexta-feira, dia 15, às 10 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, quando na oportunidade será apresentado, não só para jornalistas como também para representantes de segmentos organizados da sociedade, o quadro real das finanças municipais, que vem sofrendo sérios revezes devido as crises internacional, regional, e ainda o pagamento mensal de precatórios e os constantes seqüestros de receitas, inclusive, próprias.

Para o secretário de Governo, José Nazal Pacheco Soub, no atual momento, é necessário que toda a comunidade tome pleno conhecimento das sérias dificuldades enfrentadas pela administração pública, “e como é de praxe do governo Newton Lima, queremos fazer isso de forma clara, transparente, num encontro com profissionais de comunicação e de representantes da sociedade, para que, qualquer dúvida seja dirimida durante a entrevista coletiva”.

Além da entrevista coletiva concedida pelo prefeito Newton Lima, secretários apresentarão em detalhes a situação financeira do município, como repasses das parcelas do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além das medidas que já estão sendo adotadas e outras que serão anunciadas para minimizar a situação e possibilitar o pleno funcionamento da máquina pública e a retomada dos investimentos necessários para a melhoria da qualidade de vida dos ilheenses.

O prefeito Newton Lima é de opinião que, para a construção de um futuro melhor, diante da crise econômica que afeta não só Ilhéus como todos os demais municípios brasileiros, é preciso antes de tudo a união de esforços, o permanente diálogo com a sociedade, aberto e franco “e isso nós vamos conseguir em Ilhéus porque temos pessoas compromissadas e cientes das dificuldades que nos afetam”, afirmou.

Ilhéus está sediando encontro regional de gestores ambientais

Representantes de Uruçuca, Canavieiras, Una, Itacaré, Maraú, Coaraci, Ibirapitanga e Almadina participam em Ilhéus do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais. Além de capacitar técnicos, o objetivo é apoiar os municípios da Bahia na estruturação da sua capacidade de gestão ambiental, tendo em vista a organização dos sistemas municipais de meio ambiente. Os trabalhos foram iniciados ontem (11) à tarde no auditório da Justiça Federal e se estendem até sexta-feira (15). A iniciativa é da secretaria estadual de Meio Ambiente, com coordenação da Superintendência de Políticas para a Sustentabilidade.

A iniciativa é parte integrante do programa de gestão ambiental compartilhada que visa apoiar o desenvolvimento de consórcios intermunicipais com vistas à gestão, licenciamento e monitoramento, além de atender, também, a necessidade de licenciamento das atividades de fiscalização e impacto local, sempre com o objetivo de garantir mais agilidade e qualidade na prestação dos serviços.

Gestão ambiental – Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, o programa de gestão ambiental compartilhada tem a finalidade de apoiar os municípios, tendo em vista a estruturação do sistema estadual de meio ambiente, com enfoque no processo de organização e ampliação dos municípios baianos para a gestão ambiental. O programa prevê atingir até o final de 2010 pelo menos 10 cidades.

A abertura do evento na Justiça Federal foi feita pelo professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e doutor em planejamento, Paulo Eduardo de Oliveira, e pelo coordenador do evento e diretor do departamento da secretaria estadual de Meio Ambiente, Eduardo Barreto César Júnior. Também estiveram presentes Antonio Olímpio (secretário do Meio Ambiente de Ilhéus), Karine Cherubini (promotora de justiça em Ilhéus), Aline Valério Salvador (promotora de justiça em Itacaré), Antonio Fernando Ribeiro (presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Comdema) e Alfredo Landim (secretário de Indústria e Comércio), além dos vereadores Marcos Flávio e Edvaldo Nascimento (Dinho Gás), entre outras autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *