Será realizada amanhã, em Ilhéus, I Conferência da Igualdade Racial
Prefeitura de Ilhéus faz convênio com sete entidades assistenciais
Grande público prestigia programação do Dia do Trabalhador em Ilhéus
Prefeitura faz mutirão de limpeza e iluminação pública nos distritos
Será realizada amanhã, em Ilhéus, I Conferência da Igualdade Racial
Elaborar um conjunto de diretrizes capazes de nortear a formulação de políticas públicas municipais voltadas para o tema, sempre com participação direta dos movimentos sociais e dos segmentos representados, é um dos principais objetivos da I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento, que será realizado durante todo o dia no Ilhéus Hotel, centro da cidade, terá a responsabilidade de redigir um documento, que será apresentado na versão estadual da Conferência.
No decorrer da iniciativa, serão ministradas palestras e realizadas atividades pela manhã e pela tarde. Após a abertura dos trabalhos, que deverá ocorrer às 8h30min, o professor Eduardo Régis ministrará palestra sobre “O Movimento Negro e as Políticas Públicas de Ações Afirmativas”. Ao longo do dia, serão proferidas ainda outras duas palestras: “Os Quilombos”, pelo professor João César, e “Panorama das Leis Municipais de Promoção da Igualdade Racial no Brasil”, pela professora Rachel de Oliveira.
Toda a construção da conferência foi coletiva e teve a participação dos segmentos e movimentos ilheenses, a exemplo do movimento negro, quilombolas, indígenas, povos de terreiros, terceira idade, pessoas portadoras de deficiências físicas, grupos culturais, artistas e educadores entre outros. “A conferência tem a cara dos movimentos e segmentos, que representam justamente a base, ou seja, aqueles que, no seu dia-a-dia, vivenciam as dificuldades geradas pela desigualdade racial”, afirma o diretor de Relações Institucionais da secretaria municipal de Governo, Aldircemiro Ferreira (Mirinho).
Programação
*8 horas – Credenciamento / Atividade Cultural
*8h30 horas – Abertura Oficial (formação da mesa com autoridades, fala do vice-Prefeito abrindo a Conferência)
*8h45 – Palestra: O Movimento Negro e as Políticas Públicas de Ações Afirmativas (professor Eduardo Régis)
*9h15 – Trabalho de grupo: “Qual o lugar das minorias étnico-racial em Ilhéus?”
*10h00 – Parada para café
*10h15 – Plenária (apresentação dos resultados do trabalho de grupo)
*11 horas – Almoço
*13h00 – Atividade Cultural
*13h30 – Palestra: Os Quilombos (professor João César)
*14 horas – Palestra: Panorama das Leis Municipais de Promoção da Igualdade Racial no Brasil (professora Rachel de Oliveira)
*14h30 – Trabalho de Grupo: “Quais políticas públicas devem ser desenvolvidas no âmbito municipal para a promoção da igualdade étnico-racial?” (Quilombolas, Indígenas, Educação, Cultura, Desenvolvimento econômico, Trabalho e renda, Saúde, Segurança pública, Justiça, cidadania e direitos humanos, Religiões de matriz africana)
*15h30 – Plenária (apresentação dos resultados do trabalho de grupo)
*17 horas – Atividade Cultural
*17h30 – Eleição dos delegados
*18 horas – Leitura e aprovação da Carta da Conferência. Encerramento
Prefeitura de Ilhéus faz convênio com sete entidades assistenciais
O prefeito Newton Lima e os representantes de sete entidades que fazem trabalho social em Ilhéus assinaram convênio financeiro que vai permitir melhor atendimento aos assistidos. Foram contemplados, com a verba do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Município, entidades como Apae, creches Pequena Sereia e Sonho Meu, Educandário Cordolina Loup Reis, abrigo Dom Bosco, casa de passagem Camaic e Sociedade São Vicente de Paulo. A cerimônia foi no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, na quinta-feira (30).
Além do prefeito Newton Lima e dos dirigentes das entidades, estiveram presentes o vice-prefeito Mário Alexandre e os secretários da Assistência Social, Augusto César Macedo; de Educação, Sebastião Maciel, e de Administração, João Fraga, além do assessor de Comunicação, Marcos Corrêa. O prefeito afirmou que as entidades são parceiras do município no atendimento à população em risco social. “Essa parceria acaba por melhorar o atendimento à população. E é isso que buscamos: elevar a qualidade do atendimento a essas pessoas que mais necessitam de nossa atenção e a toda a população ilheense”.
A diretora da Apae, Maria do Socorro, fez questão de agradecer ao prefeito Newton Lima pelo apoio à assistência social. “Quero dizer, de público, que esse apoio em muito vai nos ajudar. Estávamos com o salário de nossos colaboradores em atraso, e acredito que esse convênio vai garantir o pagamento em dia de nossas obrigações e ainda poderemos realizar algumas ações”, afirmou Socorro.
Verba liberada – Reconhecendo a necessidade das entidades, o prefeito Newton Lima autorizou a liberação de até três parcelas do convênio, que poderão atender as emergências administrativas como o salário em atraso na Apae. “O dinheiro está liberado, e o secretário fica autorizado a fazer esse repasse. Acredito que isso venha a contribuir para solucionar os problemas mais urgentes”, observou o prefeito.
Além de Maria do Socorro, outros dirigentes também se manifestaram em agradecimento ao prefeito Newton Lima. O secretário Augusto César afirmou, ainda, que apesar do avanço da pobreza no município nos últimos anos, o trabalho agora está sendo feito para recuperar terreno e garantir assistência ao maior número possível de pessoas. “Nossa luta é para minimizar essas mazelas, e contamos com todas as entidades de nosso município para isso”.
Grande público prestigia programação do Dia do Trabalhador em Ilhéus
Diversas atividades sociais, culturais, esportivas e de lazer marcaram o dia 1° de Maio em Ilhéus, e se concentraram por toda a Avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado, sendo iniciadas às 9 da manhã, quando a população teve acesso a vários serviços médicos, odontológicos e de Assistência social, e também pode participar de inúmeras competições esportivas. Promovido pelos sindicatos regionais filiados à Força Sindical Sul-Bahia, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e da Câmara Municipal, o dia dedicado ao trabalhador também teve em sua programação a distribuição de diversos prêmios, entre eles uma moto zero quilômetro e a apresentação de artistas e bandas locais.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou vários serviços ao grande público que compareceu à Litorânea Norte para prestigiar o feriado nacional. Com uma equipe formada por 50 profissionais, a secretaria realizou aferição de pressão, glicemia capilar, exame preventivo ginecológico, coleta de sangue para HIV/AIDS, distribuição de preservativos, além de aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis. Em um dos stands que ofereceram serviços da área de saúde foi realizada vacinação para idosos. As pessoas tiveram acesso ainda à consultas com oftalmologistas para prevenção do glaucoma, feitas por profissionais da Clínica de Olhos Elclin, e à assistência odontológica com profissionais da Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel).
Pela parte de Assistência Social, durante todo o dia, também foram feitos cadastramentos, recadastramentos e inclusão ao Programa Bolsa Família e atualizações. A equipe do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas/Sentinela) também aproveitou o evento para distribuir material informativo e orientações sobre a prevenção contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Outros serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social também foram bastante aproveitados por trabalhadores, donas-de-casa e estudantes no 1º de Maio como corte de cabelo e retirada de documentos e de fotos 3×4.
Durante a manhã, o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhado do chefe do gabinete, Jorge Bahia, prestigiou o evento e ressaltou a importância de valorizar os trabalhadores. “O 1° de Maio é uma data em que comemoramos muitas vitórias, porém sabemos que ainda temos muito mais para conquistar”, afirmou. O vice-prefeito de Ilhéus também falou sobre a iniciativa, que visou, principalmente, oferecer opções de laser e de entretenimento à população. “Além de importantes serviços de saúde e de assistência social, os trabalhadores e suas famílias puderam participar de atividades esportivas, de sorteios e se divertir ao som de cantores locais”, lembrou.
Integrantes do Grupo de Apoio a Prevenção à AIDS (GAPA) também estiveram presentes, dando orientações. O grupo Bem Viver garantiu um momento de relaxamento às pessoas que compareceram ao local da festa, promovendo sessões de massoterapia e mini-palestras sobre ginástica laboral em seu stand. A Associação dos Pré-Idosos do Sul da Bahia também esteve presente ao 1° de Maio em Ilhéus e promoveu a venda de doces, salgados e refrigerantes. O SindiCombustíveis e a BahiaCred também apoiaram a realização do 1° de maio em Ilhéus.
A programação alusiva ao Dia dos Trabalhadores continuou à tarde com o sorteio de diversos brindes. Foram sorteados uma geladeira, dois aparelhos de TV, dois fogões, um tanquinho, dez ventiladores, dez liquidificadores, dez serras elétricas, dez espremedores de fruta, um aparelho celular e cento e setenta cestas básicas. Porém, a premiação mais esperada da tarde foi uma moto zero quilômetro, que teve como ganhador Denílson dos Santos Ferreira, morador do Alto do Basílio. Após o sorteio, o público pode acompanhar o show de artistas e bandas locais, como S4 & Cia, Keketa e Banda e do cantor Nozinho. Ao todo, treze artistas e bandas locais passaram pelo palco montado pela organização do evento.
Prefeitura faz mutirão de limpeza e iluminação pública nos distritos
A prefeitura de Ilhéus está intensificando ações de recuperação do sistema de iluminação pública, limpeza e recuperação de estradas nos diversos distritos do município. O secretário da Agricultura, Pesca e Interior, Isidoro Gesteira, afirma que o mutirão já atendeu a diversas comunidades, como Banco do Pedro, São José e Vila Cachoeira, entre outras. As ações visam diminuir os riscos de focos da dengue e garantir maior segurança à população interiorana.
Além dos mutirões de limpeza e iluminação, a Secretaria está fazendo a recuperação de pontos críticos existentes nas estradas de acesso a comunidades como Sapucaieira e Santa Maria, entre outras. “Também estamos firmando convênio com o Derba para a recuperação das estradas de Inema e Pimenteira. Ainda nesta semana estaremos identificando os pontos de cascalho para que as máquinas já comecem a trabalhar nos próximos dias”, observa Gesteira.
O secretário afirma que a recuperação dessas estradas garante melhor acesso dos veículos e ônibus do transporte coletivo, facilita o escoamento da produção agrícola das localidades e estende aos moradores dos distritos a atenção que o governo já dispensa à população da zona urbana. “O compromisso do governo Newton Lima é com toda a população. E Ilhéus tem uma particularidade em relação aos grandes centros da região, que é a sua numerosa população nos distritos”, observa.