O governo do estado decidiu acionar o seu batalhão para explicar e fazer a defesa do complexo intermodal Porto Sul. A ‘blitzen’ no sul da Bahia acontecerá nos dias 7 e 8 de maio.
A reunião com ambientalistas e sociedade civil organizada acontecerá primeiro em Ilhéus, no dia 7, no centro de convenções Luís Eduardo Magalhães. O local da apresentação do projeto em Itabuna ainda não foi definido, mas a data será dia 8.
A apresentação do projeto será feita pelo secretário estadual de indústria, comércio e mineração, Rafael Amoedo. A reação do governo acontece num momento em que o projeto precisa ser acelerado e sofre contestação de um grupo de ambientalistas ilheenses.
O projeto prevê investimento total de aproximadamente R$ 4 bilhões, incluindo porto, aeroporto e ferrovia. A parte mais polêmica do Porto Sul é a construção de uma área de armazenagem de minério da Bahia Mineração. É nela que ambientalistas se apegam para falar de riscos ambientais, além do impacto da construção tanto do porto como da ferrovia.
A questão é tão complexa que a vinda de Amoedo ao sul da Bahia era tratada como segredo. Até que alguém da comissão de acompanhamento do Porto Sul resolveu tocar no assunto antes do “tempo”.