Prefeitura Municipal de Ilhéus

Secretaria de Transporte e Trânsito inicia vistoria em carros de som em Ilhéus

Newton Lima participa de passeata e decreta ponto facultativo amanhã

Ilhéus recebe terceira edição da Conferência Estadual de Cultura

Prefeitura recupera pavimentação e limpa o canal do bairro Malhado


Secretaria de Transporte e Trânsito inicia vistoria em carros de som em Ilhéus

A Secretaria de Transportes e Trânsito de Ilhéus está convocando os proprietários de veículos com som para vistoria e renovação da permissão de circulação (alvará). A medida foi iniciada nesta segunda-feira, dia 27, e acontece das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na sede da secretaria, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, na avenida Itabuna, nº 2222. Os procedimentos prosseguem até o dia 5 de maio, sendo que, após o prazo, os veículos dos proprietários que não passarem pela vistoria não estarão habilitados a exercer suas funções, a exemplo de anúncio de serviços e propagandas, podendo vir a ser notificados ou sofrer multa.

De acordo com o secretário da pasta, Carlos Freitas, a medida visa impedir que pessoas sem a devida autorização possam circular pela cidade e reforçar, junto aos proprietários dos veículos, a importância de respeitar os limites de sonorização. “Além da inspeção, nosso objetivo é de realizar atividades continuadas, a exemplo de blitzens, para manter um controle efetivo dos carros de som”, disse. A Secretaria também pretende fiscalizar carros que possuem som e realizam função semelhante, mas sem estar devidamente habilitados junto ao município. De acordo com resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), o nível permitido de decibéis (unidade de medida utilizada para intensidade de sons) é de 65.

Alvará atualizado – Ainda segundo o secretário Carlos Freitas, antes de se dirigir até o local da vistoria, os proprietários deverão efetuar a abertura do processo para renovação do alvará no setor de protocolo da Prefeitura Municipal de Ilhéus, no Anexo de Secretarias, na rua Santos Dumont, s/n, no andar térreo, durante o período da realização da vistoria, munidos das cópias do alvará de circulação, da carteira de habilitação e dos documentos do veículo. A Secretaria informa que os taxistas que realizaram a renovação do alvará em março deste ano já podem comparecer à sede da Secretaria de Transporte e Trânsito, no período das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, para retirar o documento atualizado.

Newton Lima participa de passeata e decreta ponto facultativo amanhã

O prefeito Newton Lima decretou ponto facultativo nas repartições internas e externas da administração municipal para esta terça-feira, dia 28 de abril, ressalvados os serviços e atividades considerados de natureza essencial, especialmente nas áreas de saúde, educação, coleta de lixo e segurança pública. A medida atende a resultado de assembléia realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), onde os chefes de Executivo, cerca de 300, aprovaram, por unanimidade, o fechamento das prefeituras e, também, a realização de uma grande passeata, amanhã, 28, na cidade de Salvador.

A passeata pelas ruas da capital do Estado pretende marcar o protesto dos prefeitos contra a queda da arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de outras receitas, realidade que vem afetando duramente as administrações municipais nesses primeiros meses de 2009. Movido pela grande insatisfação dos prefeitos, o Governo Federal estuda a possibilidade de efetuar o repasse dos mesmos valores transferidos em 2008. Para isso, todavia, a União precisará do aval do Congresso Nacional e, além disso, pagar a diferença do primeiro trimestre até o dia 15 de maio.

As repartições da administração direta e indireta de Ilhéus também não estarão funcionando nesta sexta-feira, 1º de maio, quando se comemora em todo o país o Dia do Trabalhador. A data comemorativa, também observada em várias partes do mundo, é usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. No Brasil, a data foi consolidada em 1925, no governo do então presidente Rodrigues Alves. A partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas neste dia. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Ilhéus recebe terceira edição da Conferência Estadual de Cultura

Berço da cultura regional, o município de Ilhéus foi escolhido pelo governo do Estado para sediar a 3ª Conferência Estadual de Cultura. Com o tema Ano da França no Brasil, o evento ocorrerá entre 26 e 28 de novembro e vai reunir centenas de artistas locais, baianos, nacionais e franceses, além de agitadores culturais do estado e dirigentes de cultura de toda a Bahia. O anúncio foi feito durante o 3º Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado da Bahia, realizado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, que esteve presente ao evento, a escolha de Ilhéus como sede da conferência fortalece ainda mais o município no cenário cultural baiano e brasileiro, e é um reconhecimento ao empenho da administração Newton Lima nesta área. “Imagine que teremos aqui artistas e autoridades na área de cultura de várias partes do estado e do país, debatendo políticas culturais, montando espetáculos, realizando shows musicais. Ilhéus, neste período, será o centro da cultura no estado, o que é muito importante para o município e para a região”.

Outra mostra da importância de Ilhéus como centro de difusão da cultura baiana foi a eleição, por aclamação, de Maurício Corso como secretário-geral do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado da Bahia. “Quando você associa a vinda da conferência de cultura com a minha eleição para a secretaria-geral do fórum de dirigentes de cultura, é possível perceber a relevância do município no contexto cultural do estado”, observa Corso.

Ele explica que sua função como secretário-geral do fórum de dirigentes culturais será manter um intercâmbio mais próximo dos municípios com a Secretaria Estadual de Cultura e com o próprio Ministério da Cultura. “Vamos estreitar essa parceria institucional e garantir formas de intervenção nas políticas de cultura do estado e do Minc. Será um trabalho de articulação constante, e quem ganhará com isso serão os 417 municípios do estado e a própria cultura baiana”, afirma Maurício Corso.

O Encontro – O 3° Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado da Bahia foi idealizado para permitir uma maior aproximação dos dirigentes municipais de cultura com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), e com o Ministério da Cultura. Esse ano o encontro teve uma conotação especial, já que reuniu os dirigentes municipais recém-empossados, depois das eleições municipais de 2008. Além dos representantes dos municípios e da Secult, participaram o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o governador Jaques Wagner. Maurício Corso participou, ainda, como mediador do painel II Conferência Nacional de Cultura e III Conferência Estadual de Cultura, que teve como debatedores Silvana Meireles (Minc), e Ângela Maria Menezes de Andrade (Secult).

Prefeitura recupera pavimentação e limpa o canal do bairro Malhado

A população do Malhado, um dos bairros mais populosos de Ilhéus, está sendo beneficiada com serviços que envolve a manutenção do sistema de iluminação pública, recuperação de trechos da pavimentação, limpeza do canal e manutenção da limpeza da praia do Marciano. As obras de recuperação da pavimentação foram retomadas após o período de chuvas intensas que caíram no município.

Uma das ruas onde os trabalhos seguem em ritmo acelerado é a Quinta Travessa da avenida Roberto Santos (rua da Horta). Ali está sendo feita a manutenção do sistema de drenagem e recuperação da pavimentação. Outro canteiro de obras está instalado na rua que dá acesso ao condomínio Morada do Bosque, onde os homens da prefeitura também fazem a recuperação do calçamento e do sistema de drenagem.

Na localidade, é grande o fluxo de veículos, o que, aliado as fortes chuvas que caíram recentemente em Ilhéus, compromete a pavimentação. “As chuvas também atrapalharam os trabalhos de recuperação, mas estamos aproveitando esse período de estiagem para acelerar o ritmo e concluir essa obra nos próximos dias”, afirma o secretário de Obras e Engenharia, Paulo Goulart.

Já a limpeza do canal é comemorada pela população não apenas por melhorar a aparência do local, mas também por garantir a higiene e evitar riscos de doenças para a população. “É um trabalho importante. Quando esse mato cresce no canal atrai vários animais, como ratos, sem falar na proliferação de mosquitos. Além disso, a limpeza dá uma boa aparência ao bairro. Limpeza nunca é demais”, elogia o comerciante Milton Peruna, que mora no Malhado há 40 anos.

Banhistas voltam – A manutenção da limpeza da praia do Malhado é outra ação que beneficia a população. Além de garantir a conservação da praia, o trabalho desenvolvido pela secretaria de Serviços Urbanos permitiu o retorno dos banhistas ao local, algo que há muito não se via. “O objetivo da manutenção é não apenas limpar a praia, mas também garantir mais uma opção de lazer aos ilheenses e aos visitantes”, afirma o secretário Carlos Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *